se tornar Assistente social

Pretende seguir a carreira na Assistência Social? A profissão muito promissora e perfeita para pessoas com o ativismo social em seu DNA. 

A profissão visa defender os direitos e deveres sociais da população, visando a garantia de direitos básicos como Educação, saúde e segurança. 

Além disso, os Direitos Humanos e a promoção do bem-estar social das pessoas, são outros pontos fundamentais que o Assistente Social deve atender. 

Através das políticas públicas bem aplicadas, é possível mudar a realidade de comunidades e tornar a vida das pessoas com mais qualidade. 

Separamos algumas informações sobre a profissão de Assistente Social, a importância do Serviço Social para o país e como você deve se preparar para ter sucesso na carreira. 

Quem é o Assistente Social?

Assistente Social é o profissional que executa políticas públicas que visam os direitos sociais de um grupo ou população, garantindo serviços básicos e acessíveis a essas pessoas. 

A Assistência Social é a profissão que protege os direitos e seu cumprimento na sociedade, apoiando indivíduos, grupos familiares e comunidades em suas dificuldades quanto ao acesso a direitos básicos como saúde, educação, segurança e trabalho. 

Além disso, o Assistente Social é quem analisa e auxilia a população a obter benefícios e subsídios do governo e coordena a aplicação de recursos e encaminha para suprir as necessidades da população. 

Programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo, devem ser fiscalizados pelo Assistente Social, que deve orientar as famílias a obter o benefício.

O profissional deve, também, orientar cuidados de saúde no SUS e tem a obrigação de analisar, coletar dados e atestar laudos que se tornarão métricas dos avanços sociais e definirão as melhorias que devem ser realizadas ou mantidas. 

Para tornar-se em um Assistente Social, você deve fazer graduação superior em Bacharelado em Serviço Social. O curso é considerado Ciências Humanas. 

O curso tem duração de 4 anos e ao final do curso, você estará apto a desempenhar as funções citadas, além das seguintes atribuições:

  • Promover o bem-estar de saúde física, mental e social de um indivíduo ou comunidade;
  • Desenvolvimento de políticas públicas;
  • Criação de projetos assistenciais para crianças e idosos;
  • Atendimento assistencial a pessoas em situação de risco;
  • Conscientização de ações como vacinação e combate às drogas ou ISTs;
  • Criação e apoio de ações contra a miséria e fome, entre outras atividades.

O Serviço Social no Brasil é de extrema importância e possui uma história de mais de 90 anos no país, com avanços e muitos pontos a serem melhorados.   

A história do Serviço Social no Brasil

O Serviço Social no Brasil data do início da década de 1930, ainda no governo de Getúlio Vargas. 

Conhecido naquele tempo como Assistencialismo, seu início teve marcos importantes, tais como:

  • Constituição Federal de 1934;
  • Atendimento especial as famílias com muitos filhos e cuidados quanto a saúde e a infância;
  • A falta de programas sociais.

Com a promulgação da nova Constituição e com o país crescendo, ficou evidente a necessidade de políticas públicas efetivas, iniciando dentro das famílias e abrangendo a toda população.

Os programas sociais se tornaram uma necessidade de que o Serviço Social teve grande responsabilidade nas décadas seguintes. 

Entre as décadas de 40 e 70, houve grandes avanços, tais como a criação do Ministério da saúde e da educação, além da assistência as mulheres grávidas, ao cuidado com idosos, até mesmo das famílias dos soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. 

Da década de 70 em frente, aconteceram grandes movimentos sociais, mas somente depois da nova Constituição Federal, declarada em 1988, o Serviço Social se tornou uma parte de importância clara e fundamentada em nosso país. 

O dia a dia profissional do Assistente Social 

Atualmente, o profissional Assistente Social possui um mercado de trabalho bem abrangente e com muitas oportunidades. 

Segundo o Linkedin, são mais de 740 vagas a disposição de profissionais de Assistência Social. O salário médio de um Assistente Social em início de carreira é de R$ 3.000,00.

O profissional pode atuar tanto no setor público como privado. No público, geralmente, trabalha em atividades de promoção aos programas sociais dos governos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. 

No setor privado, o assistente pode atuar em escolas, hospitais e organizações sem fins lucrativos (ONGs).

O Assistente Social pode atuar nas seguintes áreas:

  1. Saúde– Na saúde, o Assistente Social pode atuar na comunicação e intermediação dos processos médicos e hospitalares com familiares e profissionais da saúde. 

Além disso, pode criar programas sociais em instituições de saúde pública e privada, contribuindo no acesso da população e orientação no combate a doenças e conscientização de cuidados básicos de saúde. 

  1. Meio ambiente– No meio ambiente, o assistente pode promover políticas públicas educativas quanto a ações de reciclagem ou cuidado com a água, por exemplo. 

Nessa área, o profissional pode desenvolver projetos que visam equilibrar a ação do homem na natureza, garantindo a preservação. 

  1. Educação– Pode atuar tanto como assistente na educação em escolas públicas e privadas, porém, nas privadas, tem a função de garantir bolsas de estudo, cotas e financiamentos para jovens de baixa renda, garantindo educação de qualidade. 
  2. Proteção a criança e adolescente– Na proteção da criança e adolescente, o Assistente busca desenvolver ações que ajudem crianças e jovens em vulnerabilidade, garantindo o cumprimento do Estatuto da criança e do adolescente

Curso Gratuito de Introdução ao Serviço Social

O que achou do trabalho do Assistente Social? É sem dúvida sem dúvida, uma profissão extremamente necessária onde a desigualdade social é alarmante como ocorre em nosso país. 

Se você chegou até aqui e quer começar a compreender este mercado, inicie com o curso Introdução ao Serviço Social

Neste curso, você terá noções básicas de como é a profissão, um pouco de sua história mais profunda, além do mercado e os conceitos mais importante para conhecer. 

Além disso, você terá ao final do curso, opção de certificado válido e aceito em todo país. Certificado pago e acessível, aceito em processos seletivos e concursos públicos.

Estude com o melhor conteúdo, em uma plataforma completa e com recursos para facilitar seu aprendizado. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois, invista em você e sua carreira com a Unova Cursos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.