organizar suas finanças

Os desafios para economia em 2023 são inúmeros, e todos tem relação direta com a pandemia da covid 19.

A pandemia que iniciou oficialmente em março de 2020, abalou o planeta e mudou nossa forma de ver a vida a o futuro.

Segundo a OMS– Organização Mundial da Saúde, foram mais de 15 milhões de mortos em todo mundo, sendo quase 700 mil só no Brasil. A pandemia, além de ser um caso de saúde pública, é também econômica.

A pobreza aumentou significativamente durante os anos de 2020 e 2021, quando a covid 19 foi mais intensa e sem auxílio vacinal. 

A pandemia atingiu em cheio a economia, que levará alguns anos para se recuperar por completo. Até lá, o planeta encara uma grande recessão, algo muito próximo dos anos que foram assolados por grandes guerras mundiais.

O ano de 2023, o primeiro com grande parte da população vacinada e a covid sob controle, será um ano de desafios econômicos.

Confira neste artigo, alguns dos desafios econômicos projetados para este ano e como você pode se preparar e organizar-se financeiramente para ficar tranquilo diante do período das vacas magras. 

Pandemia- O impacto que causou desafios para economia 

O relatório Oxfam– Organização sem fins lucrativos de combate a desigualdade social, mostrou que o mundo atingiu mais de 260 milhões de pessoas em pobreza ou pobreza extrema, e até o fim de 2022, a estimativa é que mais de 860 milhões estariam na miséria. 

A pandemia, instituída no dia 15 de março de 2020, não vitimou pessoas apenas nas UTIs dos hospitais, mas também com o fechamento de empresas e desemprego.

O Ministério da Economia apontou que mais de 1,4 milhão de empresas fecharam suas portas entre os anos de 2020 e 2021. 

Apesar de 1.2 milhões de negócios começarem suas atividades, grande parte são de MEIs-Micro Empreendedor Individual, inviabilizando a abertura de empresas maiores e com mais chances de vagas e salários melhores. 

O ano de 2022 foi melhor, com mais da metade da população vacinada e aos poucos, o mundo voltando a normalidade, inclusive na economia. 

Porém, para 2023 e os próximos anos, a tendência é de menor crescimento de todas as nações, menor temor com a pandemia, porém, com a covid 19 ainda ativa e uma recessão inevitável.

3 desafios para economia em 2023 

A pandemia foi capaz de causar um grande estrago mundial, porém, ela não impactou negativamente o planeta sozinha. 

A guerra da Ucrânia, por exemplo, é outro problema que até o momento não tem data para acabar. Iniciada em fevereiro de 2022, já deu para Rússia e Ucrânia, mais de 240 mil mortos e inúmeros prejuízos financeiros. 

A Rússia já sofreu embargos de vários países e como retaliação, deixou de vender e fornecer gás e fertilizantes para as nações que não produzem tais produtos. 

Com a guerra e a pandemia no centro do mundo, as finanças mundiais têm sido controladas com juros mais altos, inflação e empresas cortando custos, aumentando o desemprego. 

Para 2023 e os próximos anos, estes 3 fatores serão determinantes e desafiadores para manter a economia dos países nos trilhos:

  1. PIB

As projeções de crescimento do PIB brasileiro será de 0,08% a no máximo 1% em 2023, porém, isto não é uma certeza, já que outras situações estão em jogo, como vimos nos tópicos anteriores. 

Nos últimos anos, mesmo com a pandemia, o Brasil conseguiu manter-se em posição equilibrada em relação a outras nações, porém, assim como o restante do planeta, também já sentimos o efeito da recessão.

Para 2023, a busca é de fechar o rombo de dívidas e garantir que o déficit não seja tão grande. 

Corte de custos e aumento de impostos, assim como inflação e juros, pode ser um dos pontos que serão necessários para garantir um PIB 2023 positivo. 

  1. Estabilidade política

O Brasil passa por um dos períodos políticos mais instáveis de sua história. Com a briga entre dois lados diferentes e a volta da esquerda ao poder, realça um país polarizado tanto entre seu povo quanto aos ideais para o futuro do país. 

É necessário que nos próximos anos, a estabilidade seja recuperada, fazendo com que a direita e a esquerda possam gerir o país pacificamente sem se opor ao que for melhor para o crescimento da nação.  

  1. Transformação e inovação do mercado brasileiro

Outro ponto fundamental e um dos desafios para a economia brasileira em 2023, é de um país com indústrias e empresas modernas e altamente competitivas lá fora. 

Países europeus e da América do Norte, por exemplo, tem indústrias inovadoras e com qualidade superior, oferecendo melhores produtos e serviços. É preciso que o país cresça em inovação para brigar com essas gigantes agora e no futuro.

Enquanto o mundo busca alternativas para se recuperar e vencer esse momento de vacas magras, você deve estar atento para suas finanças pessoais e começar a ajustá-las a essa realidade.

Com um mundo em recessão, não é hora de gastar, mas fazer investimentos e poupar com cuidado para sempre ter dinheiro. Confira algumas dicas no tópico a seguir. 

Como cuidar de suas finanças com sabedoria

E para você, que mesmo sendo um pequeno empreendedor ou profissional que pretende ver seu dinheiro multiplicar ou poupar em 2023, confira algumas dicas simples para passar por esses desafios para economia com mais tranquilidade:

  • Aprenda contabilidade básica, pois ela te dará um norte amigável de como gerir suas finanças;
  • Diversifique seus investimentos. Além de investir em renda fixa, também tenha alguns investimentos variáveis;
  • Monte seu próprio negócio, mas leia, estude e se planeje financeiramente para esse começo;
  • O planejamento é vital, nunca deixe de focar nela para sua vida pessoal e profissional;
  • Se capacite profissionalmente e nunca pare de estudar!

Cursos Contabilidade e Finanças gratuitos da Unova Cursos

Com um mundo estremecido por guerras e pandemias, a economia acaba sendo muito prejudicada, e somente quem estuda e luta por suas finanças é que conseguirá sobreviver em meio a esse caos.

Para você cuidar de suas finanças com conhecimento de verdade, faça os cursos de Contabilidade e Finanças online grátis Unova Cursos.

São mais de 45 cursos 100% online e totalmente gratuitos para você estudar e se preparar para o futuro. 

Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não perca tempo e matricule-se agora! Não deixe seu futuro para depois e invista em você com a Unova Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários