Gestão de tempo

O dia a dia está cada vez mais corrido, e a gestão de tempo seja na vida pessoal e principalmente na profissional é muito necessária. 

A Gestão de tempo é a prática de organizar o dia de forma a garantir que todas as atividades necessárias para serem executadas sejam cumpridas sem correria, com consciência e qualidade.

Quando se gerencia o tempo corretamente, você aproveita melhor o dia, seja nas atividades profissionais como nos pessoais, como ir à academia ou estudar para concursos, por exemplo.

No trabalho, é preciso ter uma organização ainda maior, pois existem metas a serem batidas e necessário maior agilidade nos processos.

Para não perder tempo e se perder no que é pessoal e profissional, falaremos como a Gestão de Tempo ajuda a organizar a sua carreira, como ela é fundamental para a vida e 7 dicas para aumentar a produtividade. Confira.

O que é a Gestão de Tempo?

Gestão de tempo é a prática de organizar suas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais, com as horas do dia, de modo, que você consiga executá-las sem atrasos. 

Quando se gere o tempo, automaticamente priorizamos pontos fundamentais, garantindo um melhor aproveitamento do tempo e melhoria da produtividade.

Sem uma gestão dos horários de forma consiste, os atrasos acabam sendo inevitáveis, e agravam muito a continuidade e qualidade dos projetos em execução.

Portanto, esta é uma prática essencial para pessoas em todas as áreas da vida, principalmente profissional.

Por que a Gestão de Tempo é fundamental para vida e carreira?

Quando se aprende a gerir o tempo para as atividades diárias, seja na vida pessoal como na carreira, inúmeros benefícios são administrados, como:

  • Menos estresse– Quando o tempo está apertado para tudo, gera muito mais pressão, logo, aumenta significativamente o estresse diário.

O estresse pode desencadear vários problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais, além de falta de concentração e irritabilidade;

  • Eliminação de maus hábitos– Quando mais o seu tempo está alinhado com bons hábitos, melhor você aproveita o dia e elimina, com o tempo, hábitos nocivos. 

Por exemplo, com uma gestão de tempo de qualidade, pessoas com problemas para dormir, começam a ter o hábito de dormir mais cedo, e logo, isso refletirá na saúde e no bom humor;

  • Mais produtividade– Um profissional que gere bem seu tempo entre suas atividades e outras tarefas, consegue ser mais produtivo, rápido e faz tudo com qualidade;
  • Delimitação da vida pessoal da profissional– Essa é para pequenos empreendedores. 

Enquanto gerencia a vida pessoal com a profissional, quando a gestão de tempo está em dia, automaticamente você começa a separar com mais clareza, o que é profissional do pessoal.

Ou seja, não trabalha além do horário proposto desde o início do planejamento estratégico, não usa o dinheiro ou faz uso de produtos e objetos da empresa em sua vida privada. Tudo fica mais organizado.

É claro que por mais planejado que esteja o dia de uma pessoa, haverá imprevistos, mas a pessoa que sabe como gerenciar o próprio tempo, consegue, inclusive, se preparar para as situações inusitadas da vida.

E este é um dos pontos importantes dessa prática, pois quanto mais organizada estiver a vida e carreira, melhor preparado você estará para encarar dificuldades e situações de última hora. 

7 dicas para gerenciar seu tempo com mais qualidade e produtividade

Para te ajudar ainda mais, separamos 7 dicas para definir sua gestão de tempo com maestria:

  1. Faça a definição de suas prioridades

Identifique quais as atividades que são mais relevantes no seu dia a dia e deixe sempre um adendo para emergências. 

Valorize o tempo não por aquilo que é urgente, mas por sua importância, pois isso sim é vital em sua vida;

  1. Planeje todo seu dia

Tire um dia na semana e determine como você espera que ela se desenvolva e todos os dias, reforce este plano. 

Essa atitude além de ajudar você a ganhar tempo, ainda garante que seu foco continue sempre firme;

  1. Use apps de lista e agendamento de tarefas

Baixe um app de tarefas em seu celular, pois estes aplicativos são fundamentais para ajudar a manter o foco e não esquecer das atividades.

Existem muitos programas gratuitos e fáceis de usar, perfeitos para ajudar diariamente;

  1. Cuidado com suas metas e objetivos

Metas, são pequenos objetivos que podem ser executados e concluídos em curto e médio prazo. Já os objetivos são planos mais longos.

Tome o cuidado de fazer metas e objetivos que sejam realistas e totalmente alcançáveis, caso contrário, poderá se frustrar grandemente.

  1. Não seja multitarefas

Foque em uma ou poucas tarefas por vez. Essa é uma estratégia que evita estresse e cansaço desnecessário.

  1. Diga não quando for preciso

Recusar pedidos ou tarefas a mais, evita que você se sobrecarregue e priorize o que realmente é necessário. 

  1. Ajuste, arrisque e mude o trajeto quando precisar

Por fim, revise sempre seu planejamento e observe se tudo está caminhando do jeito certo.

Caso algo não esteja mais no seu agrado, alguma pontuação não está surtindo o efeito esperado, mude, exclua ou ajuste para ficar perfeito para sua necessidade. 

Estas são dicas que quando bem implementadas, levam a melhoria e satisfação no trabalho e a gestão eficaz do seu tempo é uma habilidade que deve ser desenvolvida constantemente. 

Curso de Gestão de Carreiras

Você viu como a Gestão de Tempo é importante para que sua vida fique bem-organizada, alinhada com seus planos e você tenha tempo com aquilo que realmente importa.

Para deixar sua vida profissional ainda melhor e garantir uma trajetória perfeita, preparamos o curso Gestão de Carreiras, que lhe dará os pontos fundamentais e conceitos para gerir sua vida e carreira.

Neste curso, você aprenderá fases da carreira, transição de carreira, investindo em você, autoconhecimento, mapeamento da situação atual, entre outras aulas.

O curso é de nível básico, possui carga horária de 50 horas e com total flexibilidade para você aprender de qualquer dispositivo. 

Além disso, conte com a opção de certificação na conclusão do curso e conquista mais visibilidade no mercado. 

Alcance agora seus objetivos profissionais e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.