qualificação profissional

É provável que você tenha percebido que cada vez mais o mercado de trabalho tem se tornado um ambiente competitivo. E isso tem tudo a ver com a qualificação profissional das pessoas.

Assim como uma empresa de altíssima qualidade sempre está em vantagem, quanto mais qualificado um profissional é no seu serviço, mais chances ele tem de sair à frente em relação aos outros profissionais.

Se antes ter um curso superior era o suficiente, hoje, com um ingresso cada vez maior de pessoas na universidade, a especialização do profissional é bem mais requisitada. 

Algumas empresas, inclusive, só contratam profissionais que possuem algum tipo de especialização para além da graduação. 

Pensando nesse contexto acirrado, entender mais sobre a qualificação profissional e a importância dela no mercado de trabalho é essencial. Por isso, nesse texto vamos falar tudo sobre ela: o que é, quais são as principais e como melhorá-la!

Leia também sobre recolocação profissional e tudo sobre como ter sucesso nesse processo!

O que é qualificação profissional? 

A qualificação profissional nada mais é do que o conjunto de competências adquiridas que contribuem estrategicamente para o caminho profissional de uma pessoa. Sendo assim, ela está bastante ligada ao aperfeiçoamento dos conhecimentos profissionais.

Um ponto importante é que não existe um limite máximo para a qualificação profissional. Isso significa dizer que ela é um processo contínuo, ou seja, quanto mais conhecimento, mais capacitada a pessoa estará para atuar na sua área. 

Qual é a importância de investir na sua qualificação profissional?

A qualificação profissional está totalmente relacionada com a competência que um profissional tem, por isso, ela é uma vantagem competitiva quando se está disputando uma vaga no mercado de trabalho.

Dessa forma, a qualificação profissional contribui para um maior reconhecimento profissional, e, por consequência, para uma melhor remuneração dele. 

Isso se dá pois, com a qualificação, ele tem mais chances de crescer e ser promovido dentro de uma empresa, por exemplo, principalmente quando essa busca não para depois de ser contratado.

Além de tudo isso, se qualificar profissionalmente também diz respeito a sair da zona de conforto e superar desafios.  Dessa forma, a qualificação ajuda a  preparar um profissional para lidar com diversas condições adversas no mercado de trabalho.

Principais qualificações para o mercado de trabalho 

principais qualificações mercado

E quais são as principais qualificações para o mercado de trabalho? Adiante, iremos mostrar as principais qualidades e competências valorizadas no mercado de trabalho para qualquer área que estão relacionadas ao comportamento, ou seja, as chamadas soft skills.

Adaptabilidade e flexibilidade

Em primeiro lugar, quem quer ser um bom profissional precisa saber ser versátil. Adaptabilidade e flexibilidade dizem respeito à capacidade que um profissional de lidar com transformações e com mudanças repentinas, comuns a qualquer área.

Um bom exemplo da adaptabilidade é saber atuar tanto de maneira presencial como de maneira virtual, o que foi essencial em tempos de pandemia da covid-19 para a maioria das profissões.

Capacidade de trabalhar em equipe

Raramente você vai trabalhar completamente sozinho. Até mesmo quando se tem um negócio próprio, quando ele cresce, você precisa de outras pessoas. 

Por isso, saber dialogar com o próximo é uma qualidade básica para se tornar um bom profissional. É muito importante saber ouvir o outro e respeitar a contribuição de todas as pessoas durante o desenvolvimento de um projeto que demanda soluções coletivas. 

Empatia e inteligência emocional

A inteligência emocional também é uma qualidade cada vez mais importante dentro do mercado. Ela está ligada também ao trabalho em equipe, pois, esse processo demanda empatia.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, mesmo que a realidade dele seja muito distante da sua, e pensar como ele se sentiria em relação a forma como você age. 

Facilidade com a organização do tempo

Ser organizado também é uma qualidade básica para qualquer bom profissional. Organização tem muito a ver com autogestão, portanto, você deve saber administrar muito bem o seu tempo.

Essa qualidade é primordial quando seu trabalho envolve demandas, pois elas vão depender da sua capacidade de se organizar para fazê-las no prazo necessário.

Criatividade e inovação 

Por fim, uma última qualidade muito importante é a criatividade e a inovação. Diferente do que se pensa, essas habilidades podem ser desenvolvidas, pois dizem respeito à capacidade de pensar diferente.

Quanto mais você buscar achar soluções inovadoras para seu campo de atuação, ou seja, que são fora da caixa e diferentes do esperado, mais você vai estar praticando a criatividade dentro do ambiente profissional. 

Como entender qual a melhor qualificação profissional para sua área? 

A qualificação profissional vai além de habilidades comportamentais. Por isso, existem também as qualificações relativas a cada área do conhecimento.  O principal caminho para isso é estabelecer objetivos e perceber quais são as demandas do próprio mercado.

Por exemplo, se você é formado em jornalismo, mas percebe que não há muitas vagas para jornalismo impresso, a melhor forma de aliar essa realidade é buscar qualificação para outras áreas de jornalismo que estão em ascensão, como o jornalismo de dados.

Como melhorar a qualificação profissional?

como melhorar qualificação profissional

A melhor forma de aumentar a sua qualificação profissional, portanto, é buscando mais conhecimento. Por isso, você pode investir em cursos, estudar assuntos complementares e, ainda, participar de palestras e eventos relacionados.

Faça cursos 

Em primeiro lugar, você já deve saber que antes de fazer cursos, é preciso já ter uma graduação. Portanto, os cursos vão te ajudar a aprofundar os conhecimentos prévios ou que ensine novas habilidades úteis para te especializar dentro da sua carreira.

Os cursos onlines, por exemplo, costumam ter uma duração não tão longa e vão ser mais objetivos quanto ao que você quer aprender.

Invista no estudo de outro idioma

Um ponto específico em relação a qualificação profissional é em relação a idiomas. Isso é importantíssimo quando se deseja ter oportunidades de trabalho em outros países. Se você deseja trabalhar no Japão, o primeiro passo é aprender a língua japonesa.

Ainda, pode ser essencial quando seu campo de atuação tem contato direto com outra língua, como o caso de ciência da computação em relação ao inglês. 

Participe de eventos

Por fim, você também pode procurar acompanhar eventos, palestras e workshops sobre assuntos que tangenciam o seu campo de atuação. 

Além de serem excelentes para o currículo, vão te oferecer mais conhecimento, assim como os cursos. Esses eventos também são uma excelente oportunidade para se atualizar das novidades no setor!

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Como falamos, fazer cursos é uma forma de ir além da graduação. A Unova Cursos é uma plataforma educacional que oferece cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, com  uma grande grade curricular e material didático sempre atualizados.

Nossos cursos são gratuitos e de fácil linguagem. Ao final do curso, você ainda tem a possibilidade de emitir um certificado mediante o pagamento de taxa.

Conheça nossos cursos e aproveite!

Conclusão

Investir em qualificação profissional é a melhor forma de conquistar o seu espaço e seu crescimento dentro do mercado de trabalho. 

Por isso, invista tanto em habilidades comportamentais gerais como em conhecimentos especializados que te diferenciam no seu segmento!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

5 Comentários

Deixe um comentário