funções do Excel

O editor de planilhas Microsoft Excel é famoso no mercado pelas funções do Excel que facilitam a vida dos profissionais na hora de criar planilhas, relatórios, tabelas e gráficos perfeitos.

Antigamente, para criar esses documentos, se levava muitos dias e até semanas, com uso de máquina de escrever e até mesmo a mão. 

Com os avanços tecnológicos e o aparecimento da informática, tudo ficou mais fácil, com a otimização do tempo, através de softwares como o Excel. 

Este é um programa fundamental em qualquer negócio e profissionais de todas as áreas, precisam conhecer, pelo menos, suas funções básicas. 

Mas quem é expert no software, sabe que existe funções do Excel que estão escondidas e não são tão populares, mas podem melhorar consideravelmente a produtividade.

Conheça neste post, 3 funções que vão revolucionar o modo como você utiliza o Excel e que irão te ajudar a crescer profissionalmente. 

O que é e quais as funções do Excel mais básicas?

A história do Excel iniciou-se ainda na década de 1980. O programa é uma evolução do antigo Lotus 1-2-3, muito utilizado no sistema DOS

Nas mãos da Microsoft, o programa passou a fazer parte da suíte de aplicativos da empresa, como o Word e Power Point, no início da década de 1990, precisamente no ano de 1993.

A partir daí, o Microsoft Excel se tornou um dos programas mais importantes do pacote, pois faz cálculos, cria planilhas eletrônicas, otimiza tarefas que necessitam de organização em tabelas e gráficos de forma profissional. 

O programa era considerado o que existia de mais revolucionário e profissional, e auxiliou inúmeras empresas em seu crescimento vertiginoso.

Inclusive, foi com o advento do Pacote Office e suas ferramentas essenciais que empresas de pequeno porte apareceram no mercado, já que o Office se tornou popular nos computadores que agora, eram mais acessíveis a pessoas comuns. 

Até hoje, o Excel serve de parâmetro para novos aplicativos similares, mas sempre seguindo como um dos programas ilustres da Microsoft.

É vital que estudantes e profissionais de diferentes áreas, conheçam como mexer no programa, já que ele é usado na maioria das empresas. 

As funções do Excel mais conhecidas e importantes são:

  • Função SOMA

A função SOMA é das funções mais básicas e importantes do Excel, pois facilita o cálculo somatório de várias células ao mesmo tempo, dando o resultado preciso.

Para a função SOMA funcionar, você deve selecionar as células com os cálculos e utilizar o código =SOMA (célula X: célula Y)

Ou seja, o sinal de igual, a palavra SOMA em maiúscula e entre parênteses, quais as células que deverão ser somadas, determinando a coluna e linha correspondente. No final, aparecerá o resultado.

  • Data e Hora

Para definir a data e hora, que são importantes para documentos de fluxo de caixa, planilhas de metas e entrada e saída de produtos, existem duas maneiras de fazer.

A primeira, é colocar o número do dia e o mês, seja em número ou a palavra e o programa fará o devido preenchimento automaticamente.

A outra maneira é colocando os códigos HOJE () e AGORA () que fazem o retorno a data atual e coloca as horas, minutos e segundos, respectivamente.

  • Funções contábeis ou financeiras

As funções contábeis são fundamentais para o dia a dia do setor financeiro das empresas. 

São utilizados muitos códigos para determinar cálculos e resultados com precisão e rapidez. Os mais comuns são o VPL, ROI, PayBack e TIR. 

Estas são as funções no Excel que são conhecidas de todos os profissionais que utilizam o programa, mas para aqueles que são considerados experts, existem outras aplicações fantásticas que são indispensáveis. Veja a seguir.

As 3 funções do Excel que você não conhecia e que irão facilitar sua vida 

Tem algumas funções no Excel que muitas pessoas que estão aprendendo a usá-lo agora não conhece. Veja alguns macetes e dicas que vão salvar seu dia:

  1. Preenchimento automático

Quando você precisa manter em duplicidade um número ou palavra, com o Preenchimento Automático, dá para agilizar o trabalho facilmente. 

Para isso, crie uma coluna e digite o termo que deseja que seja padronizado em outras células.

Depois, é só arrastar para baixo que será feita a repetição nas células. Clique com o botão direito para desabilitar esta função.

  1. Acabando com as duplicidades

Se existem duplicidades em seu documento, tudo o que você tem que fazer é ir em Dados na barra de ferramentas e determinar quais colunas e linhas serão analisadas.

Depois, clique em Remover Duplicidades e selecionando as células, será feita a análise, que dará um relatório para você decidir se tudo ou apenas algumas duplicidades serão apagadas. 

  1. Validação de dados

Para validar dados em um documento, vá em Dados e depois de selecionar uma célula, clique em Validação de Dados e defina quais serão os critérios de validações. 

Abrirá uma janela de configurações e coloque para ver os dados em modo de lista, que será ordenado em planilhas. 

Com o botão direito apertado, vá em Fonte e escolha a lista e respostas da célula que está marcada. 

Arraste até o fim da coluna e veja uma caixa selecionada com base da lista de informações repassadas. 

Gostou? Todas essas funcionalidades ajudam no seu trabalho, estudos ou finanças e organizações pessoais e garantem mais otimização de suas atividades. 

Para aprender ainda mais, a seguir, conheça o melhor curso para se aperfeiçoar em Excel. 

Curso de Excel do Básico ao Avançado 

O Excel é um dos programas mais importantes da computação e todas as pessoas devem conhecer suas principais funções e dominá-lo.

O programa possui tudo que pequenos empreendedores, empresas de grande porte e pessoas comuns precisam para criar tabelas e planilhas precisas e profissionais.

Faça o curso Excel do Básico ao Avançado. Nele, você aprenderá as funções básicas principais, os gráficos, como inserir e excluir linhas e colunas, trancamento de células e muito mais. 

Curso 100% online e gratuito, com material didático digital e opção de certificado válido e aceito em todo país. Acelere seu futuro e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.