Etiqueta Profissional

A Etiqueta Profissional é um conjunto de comportamentos e regras que orientam como as pessoas devem se comportar no trabalho.

Essa etiqueta vai além de normas de vestimenta ou como se portar a mesa, mas abrange a comunicação, bom humor e até mesmo a linguagem não verbal como a linguagem corporal.

Para uma construção profissional de sucesso, esse é um ponto a ser levado em consideração dentro e fora do ambiente de trabalho.

Atualmente, mesmo a forma como a tecnologia é usada, pode ser considerada uma forma de etiqueta profissional. Mas como?

Nesse artigo, falaremos sobre o que é a Etiqueta profissional, como ela funciona no ambiente corporativo e o que deve e não deve ser feito para beneficiar sua carreira. Confira. 

O que é a Etiqueta Profissional e qual sua importância?

A Etiqueta Profissional são normas que orientam comportamentos no ambiente corporativo e que abrangem a vestimenta, questões de ética e até mesmo higiene.

Ela estabelece regras que são essenciais na manutenção do clima organizacional, além de influenciar, inclusive, a carreira futura da pessoa e o networking. 

Essas são regras que ajudam a construir a imagem profissional do indivíduo, determinando limites e a postura diante da carreira e do mundo corporativo.

A importância da etiqueta para carreira é que ela estabelece uma norma de conduta geral.

Por exemplo, algumas empresas possuem uniformes como vestimenta padrão para seus funcionários e esta faz parte da cultura organizacional e etiqueta estabelecida por ela. 

Outras normas de conduta de etiqueta profissional, porém, que fazem parte dos hábitos básicos de toda pessoa, dizem respeito a higiene, como estar com os cabelos limpos e alinhados, unhas limpas e roupas asseadas.

Estes são critérios fundamentais para que haja a boa convivência e imagem profissional tanto das pessoas como da própria empresa no mercado.  

Etiqueta profissional x discriminação

 Muitas pessoas podem confundir etiqueta profissional com o ato de discriminar alguém por características que esta possua, que não são exatamente uma obrigação comportamental geral.

Por exemplo, algumas profissionais, especificamente obrigam que seus trabalhadores usem ou não usem determinados tipos de roupas ou acessórios. 

Médicos por exemplo, fazem parte desse grupo. Principalmente na ativa de um Pronto Socorro, não podem usar anéis, brincos longos ou colares, ou mesmo estarem com os cabelos soltos em procedimentos e cirurgias.

É o caso, também, de chefs e cozinheiros, que precisam ter barbas aparadas ou feitas, assim como cabelos presos e com touca. 

São normas que garantem limpeza e segurança por parte destes profissionais. Mas fora esses casos, a discriminação pode ocorrer, quando a carreira não tiver exigências justificáveis.

Pessoas pretas que usem cabelo black e trabalham em um escritório, não podem ser obrigadas a cortar, alisar ou escondê-los, apenas porque a gerência solicitou.

Nesses casos, a ética profissional pode ser ferida e passível de ações legais da pessoa que se sentiu ofendida. 

São considerados formas de preconceito, ofensas ou discriminação com a cor da pele, gênero e orientação sexual.

Racismo, assim como outras formas de preconceito, são crimes, inclusive em ambiente profissional e não podem ser tolerados. 

Assim, a empresa pode impor um Dress Code, as palavras traduzidas do inglês significam código de vestimenta para todos, de forma a padronizar e garantir a verdadeira etiqueta profissional.

Dicas de Etiqueta para sua carreira corporativa

Confira algumas dicas que separamos para você entender na prática e como aproveitar o máximo da Etiqueta profissional ao seu favor:

  1. Seja sempre pontual

A pontualidade é fundamental, pois é uma forma de demonstrar sua organização e comprometimento.

Uma pessoa que não é pontual, entrega seus trabalhos fora de prazos, além de chegar atrasado no serviço ou comparecer a reuniões sempre depois do horário.

Imprevistos são toleráveis, assim como emergências que quando ocorrem, são inevitáveis. Mas situações recorrentes não podem ser aceitáveis.

Isso fere sua imagem junto da empresa e de seus clientes. Por isso, busque sempre chegar antes, se adiantar, mas nunca se atrasar. 

  1. Cuidado para não confundir o pessoal com o profissional

Durante o expediente, pode ser necessário resolver alguns problemas pessoais, mas que isso seja sempre a exceção e nunca a regra.

Principalmente para trabalhadores do home office, é vital organizar seus horários e dia de trabalho, para não acabar se enrolando e focando demais na vida pessoal.

  1. Se vista adequadamente

A forma de se vestir deve ser elegante, limpa, alinhada e apropriada, ou seja, sem ser vulgar ou fora de contexto.

Por exemplo, para ir à praia, as pessoas usam roupas de banho, assim como ir à academia as roupas precisam ser leves e confortáveis para facilitar os movimentos.

No trabalho ficar com roupas transparentes, muito curtas ou com cores muito vibrantes, podem incomodar e não passar o dress code da empresa. Use sempre o bom senso. 

  1. Leve a sério a privacidade alheia

Ficar de papo com os colegas de trabalho em meio ao expediente, assim como escutar e repassar conversas alheias, não são atitudes corretas, mas muito desagradáveis, gerando, inclusive, conflitos desnecessários.

Evite falatórios e se escutar alguma fofoca, guarde para você e não fique com comentários que causem desconfortos em toda equipe.

  1. Fique atento ao uso de tecnologia

Ao não ser que sua empresa seja do setor de tecnologia e libere o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos no trabalho, evite de usá-los no ambiente profissional.

Sempre deixe no silencioso e avise a família e amigos próximos quais seus horários de trabalho, entrando em contato apenas em casos emergenciais. 

Curso de Etiqueta Profissional

A adoção de uma etiqueta profissional adequada em uma empresa, é perfeita para facilitar a interação entre o time com os gestores e contribui para que o ambiente seja mais agradável e produtivo, abrindo novas oportunidades. 

Para continuar seu aprendizado e saber mais sobre o assunto, faça o curso Etiqueta Profissional

O curso possui aulas sobre noções de etiqueta, ética e etiqueta, apresentação e cumprimentos, gafes, etiqueta ao telefone celular entre outras. 

Curso 100% online e totalmente gratuito. Opção de certificado válido e aceito em todo país. Alcance agora seus objetivos profissionais e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.