gerir melhor o tempo

Em um mundo cada vez mais ágil, a gestão de tempo é fundamental para que as pessoas consigam trabalhar, ter uma vida social e qualidade de vida e saúde. 

Gerir o tempo que utilizamos para fazer atividades profissionais, assim como a pessoal, é essencial para garantir momentos de qualidade sem sobrecarregar nenhuma área da vida. 

Saber organizar o tempo é tão importante, que se tornou o maior problema para as empresas. Pesquisa recente mostra que em um grupo de líderes de diferentes segmentos empresariais, 24% afirmam que este é o maior desafio atualmente.

Com o aparecimento da pandemia e a realidade do home office, a questão ficou ainda mais clara, já que trabalhar a distância pode ser desafiador para os gestores e liderados.

Para pessoas que tem dificuldade de manter o foco e gerir suas obrigações profissionais e pessoais, separamos algumas dicas para se organizar e produzir com qualidade. Confira. 

  1. Planeje, planeje e planeje

O planejamento é fundamental para cumprir todas as atividades de um dia, de uma semana, mês e até do ano. 

Sem planos certos, ficamos perdidos e não sabemos como agir diante das situações, principalmente os imprevistos.

Então a primeira dica é sempre planejar. Crie um plano colocando todas as obrigações que precisa cumprir no dia e na semana, definindo as metas esperadas e o objetivo final. 

Com esses pontos certos, fica mais fácil lidar com as tarefas, se antever aos problemas e saber como agir com a cabeça fria e no lugar.  

  1. Determine as metas e objetivos principais

Metas e objetivos não são a mesma coisa. Metas são mini objetivos que devem ser estipulados a curto e médio prazo. 

Já os objetivos são os sonhos, o foco principal e ele demanda mais tempo, geralmente a longo prazo.

Entendido isso, determine a gestão de tempo das metas que precisam de atenção imediata e quais as que podem ser feitas aos poucos ou deixadas para depois, porém, sempre com o objetivo final como norte. 

  1. Defina as tarefas por grau de prioridade

Uma dica interessante para saber como priorizar tarefas é separá-las da seguinte forma:

  • Tarefas importantes e urgentes;
  • Tarefas importantes, mas menos urgentes;
  • Urgentes, mas de menor importância.
  • Tarefas sem urgência e de menor importância. 

Essas formas de definir um projeto é algo que irá facilitar seu trabalho e ajudará a não se perder com coisas que não tem tanta importância ou urgência, enquanto esquece o que realmente precisa de atenção.

  1. Diga não quando necessário

Seu gestor está te sobrecarregando? Seus objetivos pessoais estão ficando tempo demais em segundo plano? É hora de puxar o freio de mão e aprender a dizer não!

O não é poderoso quando precisamos de tempo e gerir melhor nossa vida e prioridades. 

Converse com seu gestor e encontrem juntos uma forma de garantir tarefas que não sobrecarreguem você ou o setor. 

Encontre horários mais flexíveis para seus objetivos pessoais. Se é um curso livre, busque cursos online gratuitos que se adaptem a seu momento. 

  1. Otimize sua produtividade com ferramentas de gestão de tempo

A tecnologia veio para nos ajudar e atualmente, existem várias ferramentas simples e gratuitas para gerir o tempo.

Uma dessas ferramentas auxiliadoras é a Técnica Pomodoro. Essa técnica baseada em cronômetros culinários em formato de tomate (pomodoro em italiano), define períodos de 25 minutos (1 pomodoro), com intervalos de 5 minutos.

A cada 4 períodos completos, são feitos intervalos de 15 a 30 minutos e depois recomeça a recontagem do tempo. 

Criado no início da década de 1980 por um italiano, a técnica visa garantir que profissionais e estudantes tenham um tempo de grande concentração e períodos de descanso, garantindo o equilíbrio do tempo e saúde. 

A técnica Pomodoro pode ser encontrada em forma de aplicativos e plugins tanto para Windows, Mac e dispositivos móveis (IOS e Android).

Outra ferramenta muito interessante para organizar o tempo é utilizar a técnica Kanban

Essa técnica se baseia no uso de cartões que definem as tarefas a serem feitas, as que estão em desenvolvimento e aquelas que foram concluídas. 

Uma ferramenta que utiliza este método é o Trello e facilita a conclusão de tarefas com maior organização e rapidez. Também possui acessibilidade nas principais plataformas e dispositivos. 

  1. Gestão de tempo até para imprevistos

A vida é feita de planos, mas também de imprevistos. Não dá para controlar tudo e uma hora algumas coisas podem sair do seu total controle.

Uma pessoa que sabe gerir eu tempo, vai se preparar para esses imprevistos, criando intervalos e momentos específicos em seu planejamento para lidar com essas pequenas urgências. 

  1. Benefícios da Gestão de tempo com qualidade

Quando você gerencia seu tempo com inteligência, algumas vantagens aparecem logo em sua vida:

  • Redução do estresse- Com o tempo bem planejado, você consegue ter maior controle sobre a própria vida e suas obrigações, reduzindo significativamente o estresse;
  • Garante que você não confunda vida pessoal e profissional- Com o tempo tem gerido, você tem o limite certo entre vida social e seu trabalho e obtendo mais qualidade de vida;
  • Mais produtividade- Sua produtividade profissional aumenta, pois acaba a procrastinação e as tarefas são mais facilmente concluídas com rapidez e precisão.

Agora que você sabe como começar a organizar sua vida, aprenda mais com curso de gestão que te ajude pessoal e profissionalmente. Veja no próximo tópico como. 

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Com estas dicas, qualquer pessoa com dificuldade para se organizar e focar em seu tempo, terá mais facilidade para não perder o fio da meada ao longo do dia. 

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.