cursos online

Os programas de aprendizado online se tornaram cada vez mais populares devido à sua metodologia avançada de ensino, aprendizado em ritmo próprio, acesso rápido ao material, entre outros fatores. Só no Brasil, há cerca de 561 mil alunos em cursos à distância regulares, 217 mil em cursos semipresenciais e mais de 1 milhão de alunos em cursos livres corporativos.

Os cursos online existem há muitos anos, mas apenas recentemente se tornaram mainstream. Em um mundo dominado pela tecnologia, o aprendizado online oferece o infinitas oportunidades de aprender, preenchendo o vazio que os cursos tradicionais e presenciais não são capazes de cobrir.

Estudar pela internet pode ser conveniente para muitos e existem muitas maneiras de se envolver na jornada de aprendizado online. Para garantir que você aproveite ao máximo a sua oportunidade de estudo, listamos algumas dicas e truques de estudo para para que você potencialize sua aprendizagem.

Não se desvie do cronograma proposto

Já se foram os tempos quando os alunos precisavam ficar sentados em um ambiente de sala de aula por horas, mas para alcançar os resultados que espera, você deverá dedicar uma quantidade significativa de tempo ao seu estudo online. Concentração e comprometimento nas salas de aula virtuais são uma grande vantagem. Mantenha a autodisciplina e conclua as tarefas dentro do período especificado, obedecendo às práticas propostas pelo curso.

Espaço de estudo

Se você estuda em casa ou em uma cafeteria, garanta que a atmosfera ao seu redor seja calma, organizada e pacífica. O ambiente de estudo é a principal preocupação durante o aprendizado online, portanto, não distraia sua rotina de estudos.

O local que você escolher deve ter um bom acesso à internet, sem distrações e ruídos. Segundo Elen Gonçalves, editora de eletrônicos do portal Reviewbox, as aulas podem até ser acompanhadas através de um tablet ou smartphone: “Desde que a conexão funcione bem e o espaço seja tranquilo, qualquer dispositivo pode funcionar na hora de aprender. Vale ficar de olho no som, já que muita gente se preocupa com o vídeo mas acaba esquecendo que a qualidade de áudio é tão importante quanto”.

Identifique seus objetivos

Defina seus objetivos claramente. Para manter o controle das aulas, sempre identifique suas metas e objetivos ao final de cada sessão. Esses objetivos funcionam como um excelente roteiro durante o aprendizado online. Faça uma anotação dos requisitos do curso e releia com frequência para não se desviar do principal. Melhore sua eficácia e desempenho concentrando-se primeiro na parte mais difícil.

Gerenciamento de tempo

Desenvolver fortes habilidades de gerenciamento é muito importante para alcançar os objetivos do estudo online. Para garantir isso, planeje com antecedência e mantenha-se à frente das necessidades do curso. Fique de olho nas tarefas e datas de vencimento, crie um sistema de calendário e anote todas as datas e prazos importantes. Isso o ajudará a gerenciar seu estudo de acordo com a sua disponibilidade.

Autodisciplina

A autodisciplina é o fator chave na determinação do resultado do curso. Antes de iniciar seus estudos, certifique-se de estabelecer e manter limites, pois isso acabará por desenvolver a sua autodisciplina. Se você sair do trilho a qualquer momento, comece de novo fazendo uma pausa por algumas horas. Integre algum tempo pessoal à sua rotina regular de estudo, se possível. Isso o ajudará a renovar a energia e pensar com mais clareza.

Contato freqüente com instrutor

A maioria dos cursos conta com instrutores que poderão ser de ajuda. Nunca hesite em apresentar uma dúvida e mantenha um contato frequente com o seu professor. Dessa forma, ele poderá acompanhar a sua evolução e será capaz de ajudar nos momentos mais complicados.

Sobre o Autor