entrevista de emprego

O primeiro emprego é a primeira experiência profissional dos jovens e desafiador, por não saber exatamente como agir, o que fazer ou falar e ser um aprendizado total do início ao fim.

Com o tempo, é mais fácil entender como funcionam ferramentas, equipamentos e o uso de técnicas, mas até isso acontecer, leva tempo e alguns erros comuns e necessários para o aprendizado. 

Mas antes de começar no trabalho, é preciso passar pela entrevista e apresentar um currículo, e aí mora o medo maior: como agir na primeira entrevista de emprego?

Como se portar? é normal ficar nervoso? E se falar algo errado? Como contornar essas situações? Como falar de si e de suas competências?

Por isso, separamos algumas dicas para você saber como se preparar para sua primeira entrevista e se dar bem. Confira. 

  1. Primeiros passos para conseguir uma primeira entrevista de emprego

Todo jovem precisa passar pela experiência de começar a buscar seu primeiro trabalho, pois será através dele que ele terá suas primeiras chances no mercado, além de conhecer novas pessoas, aprender habilidades e conquistar seu primeiro salário.

O primeiro desafio é escolher em qual área e quais vagas combinam com a pessoa e com o conhecimento até aquele momento. 

Geralmente, jovens estudantes possuem apenas conhecimento acadêmico e esse deve ser o foco no currículo profissional.

Portanto, o primeiro ponto é criar um currículo. Hoje em dia, é possível encontrar modelos na internet e que servem como base para o seu currículo.

Deve-se colocar em experiências, as habilidades e conhecimentos que possui, além de participações em outras atividades, inclusive aquelas que tenham sido sem ganho financeiro.

As melhores vagas para jovens em início de carreira, são para estágio, vagas que não exigem experiência e trainees, principalmente para alunos de Graduação.

  1. Convite para a primeira entrevista de emprego: O que vestir

Seu currículo foi selecionado, ótimo! A primeira etapa foi concluída com sucesso. Agora é hora de saber como deverá se preparar para o dia da entrevista.

A entrevista de emprego é um momento importante, pois é quando você tem a oportunidade de conhecer a empresa que possivelmente irá trabalhar e ser conhecido por ela.

A vestimenta é de suma importância, pois isso será determinante na hora de se apresentar e até ser escolhido para vaga. 

Um profissional que se veste inadequadamente, pode ser descartado, por não se adequar ao estilo e cultura empresarial. 

Geralmente, as empresas que fazem o convite para uma entrevista de emprego, já avisam no e-mail qual o tipo de traje adequado, mas caso não seja especificado, pergunte para acertar no look logo de cara. 

  1. Pesquise sobre a empresa e estude sobre a vaga

Conhecer um pouco sobre a empresa que irá fazer a entrevista é fundamental, desde que esteja descrito e feita com um recrutador dela. 

É possível que a entrevista ocorra em uma agência antes e provavelmente será passado o nome dela para uma segunda conversa, agora na empresa de fato. 

Mesmo que já tenha passado a primeira etapa, é vital conhecer bem o que a vaga exige. 

Leia e releia as exigências e tudo o que é descrito nela para não se confundir com outra vaga e acabar cometendo gafes. 

  1. Entrevista online precisa de preparo como se fosse presencial

Engana-se quem acha que para fazer uma entrevista de emprego online, não precisa de muito preparo.

Nessa hora é possível ter um script, mas a apresentação diante da tela deve ser como se fosse no presencial. 

Outro ponto é ter todos os equipamentos com bastante bateria, de preferência fones de ouvido para abafar os sons externos e evitar interrupções, pedindo a outros moradores da sua casa, para evitar barulhos ou incomodá-lo.

  1. Como se preparar para a conversa com o entrevistador

Para pessoas muito tímidas e que ficam nervosas com facilidade, é vital se preparar para a entrevista, seguindo algumas técnicas que são valiosas. 

A primeira delas, é falar de si se olhando no espelho. Geralmente, não temos costume de falar de nós mesmos com naturalidade, por isso em uma entrevista, é normal que nesse momento as pessoas “travem” quando não deveriam.

A técnica do espelho, ajuda a pessoa a “destravar” e falar com naturalidade sobre suas realizações, conhecimentos e habilidades. 

Outra técnica é pedir para um familiar ou amigo fazer uma entrevista com você, baseado em perguntas de modelos prontos da internet.  

Apesar de ser com alguém conhecido, irá gerar segurança e a sensação que deverá sentir na hora da entrevista de fato, ajudando a interagir melhor com o entrevistador. 

  1. Fique de olho na postura e cuidado com gírias

Quando somos muito jovens, é normal ter uma postura mais relaxada e falar gírias, usando uma linguagem mais coloquial. 

Na entrevista, porém, preste atenção a forma de se portar e se sentar, ficando mais ereto e com o olhar atento ao entrevistador.

Outro ponto é tomar cuidado com gírias e vícios de linguagem, buscando sempre uma fala mais polida e formal.

  1. Não minta jamais

Para demonstrar mais conhecimento e experiências de vida, muitas pessoas mentem, o que nunca é uma boa ideia.

Jamais minta em sua primeira entrevista de emprego! A empresa buscará se as informações são verdadeiras e caso seja contratado, uma hora a verdade será declarada.

O melhor é sempre ser realista e verdadeiro e estar disposto a aprender tudo o que a função tem a oferecer. 

Curso de Recrutamento e Seleção de Pessoal grátis e online da Unova Cursos

É preciso ter sensibilidade com os jovens que estão começando na vida profissional e o entrevistador tem que levar isso em consideração.

E como ele deve agir com essas pessoas? É muito diferente dos profissionais que já estão no mercado? 

Com o curso Recrutamento e Seleção de Pessoal, aprenda o básico da profissão de RH e como agir com jovens profissionais em suas primeiras experiências de trabalho.

O curso é perfeito para tornar o currículo mais completo e você pode estudar outros temas, como Formação em Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção por Competência, entre outras. 

Cursos 100% gratuito e online. Opção de certificado válido e aceito em todo país. Alcance seus objetivos profissionais e matricule-se agora!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.