Como é o Trabalho do Cuidador de Idosos?

Nunca se viu um mundo tão longevo como o atual. Segundo o IBGE, no Brasil são mais de 30 milhões de pessoas idosas, sendo que 56% são mulheres e 44% homens. No mundo, os idosos já passam dos 841 milhões de pessoas! Segundo a OMS, até 2050, o mundo terá mais de 2 bilhões de idosos! Com números tão impressionantes, fica fácil entender o quanto é importante cuidarmos bem da saúde, para termos qualidade de vida por mais tempo.

Além disso, o mundo caminha para precisar cada vez mais de profissionais que saibam como trabalhar com idosos e cuidar bem deles. É o caso do Cuidador de Idosos, uma profissão que até 2050, irá aumentar muito o número de empregos e uma boa oportunidade agora, para se tornar um profissional renomado na área. Mas como é o trabalho do Cuidador de Idosos? Quanto ganha, qual o perfil e onde encontrar o melhor curso para se tornar um Cuidador de Idoso qualificado.

O Que Faz o Cuidador de Idosos

O Trabalho de Cuidador de Idosos é muito gratificante mas exige além de muito cuidado, paciência e respeito do cuidador com o idoso. O Cuidador deverá cuidar da higiene, da alimentação, medicações, enfim, todos os cuidados básicos necessários para que o idoso se sinta bem e tenha uma qualidade de vida ainda maior. Além disso o Cuidador deve:

  • Fazer companhia a pessoa idosa, levando para caminhar, tomar sol e conversar com ele, mantendo uma comunicação saudável e satisfatória;
  • Cuidar para que o local onde o idoso vive, esteja limpo e organizado, garantindo sua saúde e segurança;
  • Cuidar da segurança do idoso, criando formas de mantê-lo o mais protegido e ao mesmo tempo auxiliando na autonomia dele, principalmente para os idosos saudáveis.

Geralmente a família do idoso determina o que será necessário o cuidador fazer, pois existem idosos com grande autonomia e outros que precisam de cuidados diários e totais como por exemplo os acamados. É importante que o cuidador entenda e esteja adequado às necessidades da família, pois estes podem precisar que ele durma no local e ter um cuidado quase que 100% com o idoso.

Além disso, o Cuidador precisa entender e ter uma rotina programada de medicamentos que o idoso irá necessitar e se preciso, trocar fraldas, dar banho, dar comida e por isso deve ser um profissional responsável e que respeite a pessoa idosa, além da família para que este se sinta seguro e tranquilo aos seus cuidados.

O Perfil Adequado de um Cuidador de Idosos

Para ser Cuidador de Idosos não precisa de uma faculdade mas um curso profissionalizante, é o ideal para garantir que o profissional atue com maiores conhecimentos e pratique tudo com mais preparo, transmitindo não só para o idoso segurança mas principalmente para a família dele.

, Como é o Trabalho do Cuidador de Idosos?

Normalmente a família do idoso não tem condições de cuidar dele, muitas vezes pelo trabalho secular que toma horas, assim como outras atividades e obrigações que impedem de dar uma atenção maior para o familiar que requer cuidados especiais. Mas um Cuidador de Idosos precisa ter um perfil adequado e exigente, para que o idoso esteja nas mãos de alguém que irá ajudá-lo ao invés de trazer riscos contra sua integridade.

Empatia

A primeira coisa que se exige de um Cuidador é que este seja empático, ou seja, se coloque no lugar do idoso e tenha carinho por ele. Um Cuidador empático consegue ganhar a simpatia e respeito do idoso e de sua família.

Ser Atencioso

Atenção é fundamental para que o trabalho de Cuidador de Idosos funcione com sucesso. Estar de olho no idoso durante seu turno, irá garantir a integridade física dele e uma avaliação positiva da família.

Ter Conhecimentos Básicos

Conhecimento básico sobre como dar medicações, como dar banho em pessoas acamadas, como trocá-los, alimentar com segurança, enfim, alguns aspectos que ter um curso específico na área, ajudará a ter uma base melhor de como cuidar com segurança e responsabilidade.

Atualmente um Cuidador em início de carreira chega a ganhar entre R$1.500,00 a R$2.000,00 por mês e pode optar por trabalhar no regime CLT se houver essa possibilidade ou como prestador de serviços autônomo ou MEI.

Curso de Aperfeiçoamento Para Cuidador de Idosos

Uma profissão nova e interessante, que pode estimular muito os profissionais que a seguem, capacitando a cuidar de idosos e de qualquer pessoa com limitações parciais ou totais.

Para se tornar um profissional qualificado e requisitado no mercado, a FBV Cursos possui o curso Cuidador de Idosos que lhe dá uma base incrível de como funciona o trabalho e os desafios da profissão, além de todos benefícios da área. Acesse agora e matricule-se no curso Cuidador de Idosos e obtenha sua certificação total no fim do curso, garantindo ainda mais sua qualificação no mercado de trabalho.

Matricule-se agora na FBV Cursos e conheça todos os cursos perfeitos para você. É grátis! Acesse já!

[kkstarratings]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *