cursos de informática

A geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, tem tido dificuldade com informática básica, afirma especialistas da área das ciências da computação e profissional do mercado de trabalho.

Apesar de terem nascido em uma era de alta tecnologia, essa geração é de pessoas que tem mais facilidade em usar celulares e outros dispositivos, mas não sabem comandos básicos de um computador pessoal.

A dificuldade em utilizar computadores comuns, pode ser um entrave na vida profissional desses jovens, inclusive para áreas da tecnologia. 

Se você está nessa faixa etária e precisa de uma força para aprender a utilizar um computador comum, confira os cursos de informática mais importantes e dicas de comandos para não passar apuros ao usar o PC. 

Por que a geração Z não sabe informática básica em plena era da tecnologia?

Durante as décadas passadas, as pessoas mais velhas, na casa dos 50 a 70 anos, eram o público com maior dificuldade em ter acesso ao uso de computadores, porém, essa realidade tem mudado drasticamente nos últimos anos. 

Uma pesquisa da TIC Domicílios 2023 no Brasil, analisou que 95% dos jovens na faixa dos 16 a 24 anos, tem acesso e sabem dominar a internet, porém, apenas 49% deles sabem utilizá-la através de um computador. 

A grande maioria, faz uso da internet pelo celular, tablets ou tv, e esse ponto mostra que o uso de computadores parece que se tornou obsoleto para essa geração.

As explicações mais plausíveis para esse fenômeno, mostram que a geração Z não teve acesso a computadores como a geração anterior, a geração dos millenials.

Entre os millenials, não havia internet em celulares, mas sim computadores, logo, o acesso a ela era incentivado no PC, fazendo com que essa geração tivesse um acesso irrestrito e mais interessado ao uso do computador e notebooks.

Já a geração Z nasceu e cresceu justamente quando os celulares começaram a ficar populares, inclusive com uso da internet.

Assim, o uso de computadores se tornou algo cada vez menos importante ou usual no dia a dia, apenas necessário quando é preciso fazer atividades escolares ou trabalhar.

A Geração Z, principalmente os primeiros nascidos nessa geração, já começam a ter acesso ao mercado de trabalho, por isso, a informática básica é fundamental.

No mercado de trabalho, a informática básica é um dos pontos básicos de formação para concorrer as vagas mais simples, por isso, é necessário que o jovem esteja familiarizado com ela. 

Cursos de Informática Básica até o nível avançado

Se você está vendo o mercado exigir a informática básica em seu currículo, preparamos a indicação de alguns cursos para te ajudar:

  1. Informática 

O curso Informática, tem por objetivo, focar nos principais conceitos da história dos computadores, hardware e software, serviços de cloud computing dentre outros.

Este é um curso básico com os pontos mais importantes e fundamentais sobre a informática que você precisa conhecer. 

O curso possui 30 horas de carga horária e 24 aulas de nível básico. 

  1. Informática intermediária

Seguindo o aprendizado anterior, o curso Informática Intermediária, foi criado para você avançar em seus estudos, com aulas, como:

Windows, Word, Excel, Pacote Office 2019, Power Point, Internet com navegação completa e aprendendo a usar e-mail, redes sociais entre outras aulas. 

O curso possui 66 aulas e carga horária de 60 horas em nível intermediário. 

  1. Informática Avançada

O curso Informática Avançada, compreende o aprendizado dos cursos anteriores, com aulas mais complexas e específicas sobre a computação.

Neste curso, você aprenderá como utilizar outros sistemas operacionais, fazer pesquisas na Web, fazer recortes, cópias e colagens, fazer planilhas simples no Excel e como editar textos como esse.

 O curso é mais longo, com carga horária de 80 horas e possui 78 aulas de nível avançado. 

  1. Windows 10

O Windows é um dos sistemas operacionais mais importantes dos computadores pessoais e, também, fundamental para uso em computadores empresariais.

A versão 10, é uma das mais famosas e usadas, com mais de 1 bilhão de pessoas como usuários no mundo.

Apesar de já ter a versão 11 em uso, o 10 ainda é bastante popular e por isso, deve ser conhecido amplamente, principalmente por seus recursos serem utilizados, também, na nova versão. 

No curso Windows 10, o aluno terá contato com aulas sobre desktop, menu iniciar, o que é o Cortana, recursos básicos como ESC e CTRL, além de janelas e exibição de arquivos, e como baixar extensões. 

O curso é de nível básico e possui 40 horas de carga horária, com 12 aulas para você estudar com qualidade.

  1. Pacote Office

Depois de aprender todos os outros cursos, é vital que você saiba como funciona e deve ser usado o Pacote Office.

Nesse curso, você entenderá como funcionam as suítes mais importantes do office como o Excel, Word, Power Point e Outlook.

O curso possui 64 aulas e sua carga horária é de 80 horas de estudos. Curso de nível básico.

  1. Digitação

Um curso que você não pode deixar de fazer é o de digitação.

 Nestas aulas, o aluno aprenderá como fazer a digitação rápida, correta e focando na prática diária, dando o domínio para atuar como operador de computador em qualquer lugar.

Este é um curso importante tanto para profissionais como estudantes. Curso com 7 aulas, 60 horas de carga horária e nível básico. 

Curso de Informática Básica

Com certeza, você que é da geração Z ou de gerações anteriores, como a X, das pessoas na casa dos 50 e 60 anos, pode encontrar muitas dificuldades em utilizar um computador, mas com as dicas dispostas aqui, tudo fica mais fácil.

Outro ponto fundamental é começar do básico, como o curso Informática Básica, que possui as informações iniciais para você seguir no mercado profissional com qualificação total.

O curso possui aulas como: Introdução a Informática, sistemas operacionais, pacote office, programas, internet e muito mais.

O curso possui carga horária de 40 horas e nível básico, com 25 aulas de estudo para você começar com tudo!

100% online e gratuito, o curso dará a você os primeiros passos para uma carreira de sucesso. Alcance seus objetivos a partir de agora e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.