Alimentos e nutrientes que são amigos da concentração nos estudos

Fazer um curso online, muitas vezes, exige uma verdadeira maratona de estudos. Evidentemente, isso deixa o corpo e a mente cansados, podendo ocasionar queda no foco, atrapalhando o aprendizado.

Por sorte, existem alguns truques do dia-a-dia que ajudam a driblar essas dificuldades, como a organização do espaço de estudos. Mas, a maior dica está na alimentação. Vários nutrientes são capazes de melhorar nossa memória e concentração, aumentando consideravelmente o nível de aproveitamento dos estudos. Veja quais são eles:

Couve e espinafre

As folhas de coloração verde-escura, em geral, fazem muito bem para o nosso cérebro. Entre todos, o espinafre e a couve se destacam. Os dois ajudam o organismo a produzir ácido fólico, um nutriente essencial para a saúde cerebral. Em longo prazo, o consumo regular destes alimentos pode até prevenir estados de demência.

Outro nutriente presente nessas folhas é a luteína, um dos compostos mais importantes para o nosso cérebro. Além de ajudar a manter a memória em dia, ele também está relacionado a uma maior capacidade de raciocínio. Alguns estudos chegam a afirmar que níveis altos de luteína no organismo podem estar relacionados a QIs mais altos.

A dica é bater alguma dessas folhas com alguma fruta doce e preparar um suco. Então, quando você começar a se sentir cansado com os estudos, tome um copo. Você logo sentirá os efeitos.

Granola

A mistura de cereais que forma a granola contém muitos carboidratos de baixo teor glicêmico, o que ajuda no funcionamento do cérebro, além de bastante selênio, que também melhora a capacidade de raciocínio. Por isso, se você precisa estudar de manhã e quer se concentrar ao máximo e absorver todo o conteúdo, adicione a granola ao café da manhã e tudo ficará mais fácil.

Abacate

O abacate colabora para a melhor circulação sanguínea em todo o corpo. Como o cérebro depende muito da circulação para funcionar melhor, sua concentração também aumentará com esta fruta. Tudo isso é por causa das gorduras monoinsaturadas presentes no abacate. Além de ajudar nos estudos, a fruta é recomendada por diversos outros motivos, pois faz bem para a pele, para os olhos, e pode até ajudar a melhorar a imunidade.

Café

Tomar café para ganhar foco e concentração é um dos rituais mais tradicionais de todos os trabalhadores e estudantes. Mais do que a cafeína, a bebida contém outros nutrientes que ajudam no funcionamento do cérebro, como os fenólicos.

No entanto, o nutriente principal para a melhora nos estudos é realmente a cafeína. O proprietário da marca de suplementos Sundt, Dannie Hansen, conta que é cada vez mais comum que estudantes procurem esta suplementação alimentar com o objetivo de elevar a concentração e o foco.

Porém, é preciso tomar muito cuidado com a bebida. Se você tomar em grandes quantidades ou em horários inadequados, pode ter os efeitos contrários aos desejados. Uma noite mal dormida por conta do exagero no café pode tirar toda a sua concentração no dia seguinte.