Atualmente todo tipo de negócio precisa de um site para se posicionar no mundo virtual.  Seja para vender produtos, mostrar seu portfólio ou para outros fins. Mas,  e se você não entende de web design  e não quer contratar um especialista ? 

É aqui que os construtores de sites entram em ação para ajudá-lo a criar ótimos sites sem qualquer habilidade. Aqui você pode encontrar mais informações sobre tais serviços. Neste artigo, daremos uma visão geral rápida das soluções populares  para criar um site bem estruturado mesmo sem muita experiência:

O que é um construtor de sites ? 

O construtor de sites é um serviço especial que permite criar sites sem conhecimento de linguagens de programação. As  ferramentas podem ser comparadas a um conjunto de blocos de lego  onde você pode construir de acordo com as necessidades de seu site: é como construir uma torre, uma casa, um carro com peças de lego.

Os construtores de sites funcionam da mesma maneira: existem blocos predefinidos para os quais você pode alterar as propriedades e a aparência. Você os combina e constrói um portal a partir deles. O site será criado de acordo com modelos predefinidos. Você poderá preencher as páginas com conteúdo, mas o construtor assume a maior parte do processo criativo.

Construtores de sites mais populares 

  1.  Wix

O construtor mais popular do mundo, e isso diz tudo. Mais adequado para o design de sites de cartões de visita, portfólios e páginas de destino. Ele também se mostra bem no campo de blogs e comércio eletrônico – pode ser usado para criar lojas não muito volumosas, mas de alta qualidade com todas as funcionalidades. Um recurso do Código Wix permite que você crie bancos de dados e programe o comportamento dos elementos dependendo de condições específicas. Mais ou menos como um script, mas em uma interface gráfica, sem codificação. 

Vantagens :

  • Um editor flexível e conveniente que permite criar páginas muito bonitas e estruturalmente complexas;
  • Um grande número de aplicativos úteis, muitos dos quais são gratuitos;
  • Uma rica seleção de vários modelos temáticos, muitas opções para sua personalização;
  • Gadgets de marca – Wix ADI, Ascend, Code, Arena com  ecossistema desenvolvido;
  • Você pode adicionar seu próprio código ao site – HTML ou JavaScript;
  • CRM integrado e outros módulos importantes prontos para uso;
  • Um conjunto de ferramentas para organizar a comunicação com clientes e marketing;
  • A capacidade de vender produtos digitais – fotos, músicas e outros tipos de arquivos;
  • Adequado para a criação de sites de viagens, hotéis e restaurantes – existem aplicativos separados para a implementação de funcionalidades específicas.
  1.  Wordpress 

O líder absoluto entre CMS em termos de popularidade no mundo. Com ótimas funcionalidades, facilidade de uso, comodidade, flexibilidade e grátis para uso comercial e pessoal. Adequado para criar blogs de qualidade em wordpress, cartões de visita, sites corporativos, páginas de destino, lojas, sites de notícias, portais, fóruns, longreads, anúncios de eventos, currículos e todos os outros tipos de recursos da web que possam vir à mente.

 É uma ótima alternativa para qualquer construtor de sites – mesmo aqueles que vêm com um editor visual. Plugins como o Elementor e o Gutenberg embutido adicionam um editor WYSIWYG, permitindo que você forme com flexibilidade a estrutura das páginas sem codificar. Existem dezenas de milhares de modelos, qualquer um, para qualquer coisa. Cada um tem sua própria estrutura e configurações de design, que podem ser complementadas por meio do mesmo Elementor ou código, se necessário.

O WP é o sonho de qualquer blogueiro. É conveniente fazer entradas, a primeira delas pode ser adicionada 5 minutos após a instalação no hosting, fazendo a configuração básica do motor em apenas alguns cliques. O responsável pelas lojas é o WooCommerce – o melhor plugin de eCommerce da plataforma, embora longe de ser o único. 

Existem plug-ins excelentes para cada categoria de tarefas: para otimização de SEO, segurança, design e design de conteúdo, marketing, comunicação com o público e clientes, gerenciamento de recursos, otimização de desempenho e muito mais.

A única coisa que você precisa é  de uma boa hospedagem para que tudo funcione bem, de forma estável, haja recursos técnicos suficientes para dimensionar o projeto e atender ao fluxo crescente de tráfego.

Desvantagens:

  • O mecanismo cria uma carga sólida no servidor, portanto, uma hospedagem fraca terá problemas com o desempenho dos sites;
  • Um grande número de defeitos em templates e extensões devido à popularidade da plataforma, então você precisa usar plug-ins comprovados com boas análises e altas classificações.
  1.  O Webasyst

 Webasyst é uma plataforma modular, comparável em potência a um CMS robusto. Óptimo para o desenvolvimento de grandes lojas – com todas as funcionalidades imagináveis, categorias e produtos ilimitados. A interface é peculiar – moderadamente conveniente, lógica, mas não é fácil de perceber para iniciantes. 

Tudo é organizado através da ativação de aplicativos e plugins, é necessário um CRM, um blog, sincronização com 1C. Existem cerca de 400 plug-ins. Ou seja, o sistema terá a aparência que você personaliza para você. Como no CMS. Existem muitas configurações, bem como integrações de serviços de terceiros. Há acesso ao código, inclusive via FTP.

Os modelos são de alta qualidade, embora existam cerca de uma dúzia de modelos gratuitos. A personalização do design através da interface não é muito rica. Este é um sistema para webmasters experientes, faz sentido utilizá-lo para projetos complexos. 

Tudo é básico, se você precisar de mais – conecte o plugin. Muitas coisas são pagas, mas feitas com alta qualidade. Mídia social e pacote completo de marketing com tudo o que você precisa. Você pode solicitar serviços adicionais mediante o pagamento de uma taxa. O suporte técnico é sensato, a seção de ajuda é muito detalhada, o que ajudará os iniciantes. O construtor é poderoso e facilmente escalável.

Vantagens:

  • A funcionalidade da loja é excelente, ao nível do CMS profissional;
  • Modelos atraentes;
  • Capacidade de adicionar scripts e editar designs por meio de código;
  • Rico potencial para promoção de projetos;
  • Muitos aplicativos e plug-ins;
  • Alto nível de segurança e velocidade dos sites;
  • Suporte técnico e materiais de treinamento de boa qualidade.

Desvantagens:

Muitos plug-ins úteis, mas pagos;

Existem poucos modelos gratuitos e as ferramentas para personalizá-los sem interferir no código são muito modestas para um sistema deste nível.

Conclusões e Recomendações

Se você não precisa de um site de estrutura complexa – por exemplo, uma página de destino ou um portal de informações simples, você mesmo pode criar um site usando um construtor. 

Mas se você está visando um grande projeto, o construtor não é a opção mais adequada. E se você não tem conhecimento na área de tecnologias web, terá que procurar um webdesigner. 

Sobre o Autor