Como organizar seu ambiente de estudo para os cursos online

A pandemia de coronavírus mudou a rotina de todo mundo e adiou os planos de 2020 para muitas pessoas no mundo. Jornadas de trabalho foram reduzidas, o home office foi aderido, trabalhadores perderam seus empregos e diversas adaptações precisaram ser feitas com o isolamento social, que busca conter a disseminação do vírus.

O futuro nunca foi tão incerto, mas algo já está muito claro: terão as melhores oportunidades quem estiver melhor preparado para ele. Diversas instituições de ensino aderiram ao ensino formal online para manter o distanciamento social e, como o orçamento apertou para muitas famílias, uma boa dica é aproveitar o tempo livre para realizar cursos online gratuitos e de qualidade.

Mas para que você possa aproveitar ao máximo o seu curso online, é essencial organizar o seu ambiente de estudo. Confira algumas dicas!

Evite distrações!

Antes de mais nada, evitar distrações é fundamental, principalmente quando você está em um ambiente fora do habitual. Ações como deixar o celular do lado, silenciar redes sociais e desligar a televisão são importantes para que você consiga manter o foco nos estudos. Esses aparelhos podem ser grandes sabotadores da sua atenção.

Escolha um ambiente adequado

Esta é uma dica clássica, mas muito eficiente. Escolher um ambiente da casa que você goste é importante e que também seja silencioso. Além disso, é ideal que você tenha privacidade para poder fazer o seu curso online. Com mais pessoas em casa em períodos de quarentena, o entra e sai pode ser um problema para tirar sua atenção das aulas.

A personal organizer Raíssa Alvarez, consultora do Sweetest Home, orienta em seus artigos que é importante ter um espaço físico delimitado, porque seu cérebro irá entender que aquele é um local de estudos. “Se não tiver uma sala de estudos ou escritório em casa, pode ser uma parte da mesa, um canto do quarto. O importante é que você saiba que ali você vai estudar”, indica a especialista. 

Tenha uma rotina

Nosso cérebro se adapta às mudanças e novas rotinas. Criar uma rotina de estudos e cumpri-la é essencial para que você consiga entender que aquele é um ambiente de estudos. Prepare-se, teste horários e veja qual se adapta melhor à sua realidade.

 Tenha uma conexão adequada

Esta dica também é valiosa porque evita frustrações. Você não precisa investir muito dinheiro em equipamentos para o curso online, mas ter uma conexão de internet adequada, por exemplo, é essencial.

Às vezes pequenas mudanças fazem toda a diferença, como uma limpeza ou formatação no computador, para que ele tenha um melhor desempenho e você possa estudar com tranquilidade. A ideia aqui é evitar surpresas e frustrações que impeçam você de progredir nos estudos.

Menos é mais

Monte um ambiente de estudos que tenha a sua cara, mas evite exagerar na decoração ou em muitos itens desnecessários. Isso pode atrapalhar a sua concentração e tornar o ambiente poluído. O foco é sempre seu aprendizado.