Desafios De Alfabetização De Adultos

Ensinar é um dom que os professores possuem e instruem praticamente todos os profissionais existentes. Não existe advogado, engenheiro, médico e nenhuma outra função, se não tiver um bom professor para ensiná-la. Para chegar a ser um profissional renomado em qualquer área, ler e escrever é o básico, o mínimo que se deve saber para desempenhar bem sua função e entender como o mundo funciona e as coisas acontecem.

Mas é real que ainda exista o analfabetismo, ou seja, condição em que um indivíduo não sabe ler e nem escrever, além de fazer cálculos simples. Em geral, adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola e até jovens que por conta do trabalho tiveram que abandonar os estudos, acabam elevando esse índice, se tornando uma triste realidade e um desafio aos professores de todo Brasil.

Neste artigo, vamos entender por que o analfabetismo ainda existe em nossos dias, como deve ser o ensino de jovens e adultos analfabetos e quais os maiores desafios dos professores para garantir a alfabetização de todos os brasileiros.

Analfabetismo Em Números No Brasil E No Mundo

“Quem tem muito pouco ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes.” Emília Ferreiro.

A frase da pedagoga e psicóloga argentina Emília Ferreiro, retrata bem a realidade da grande maioria das pessoas que ainda não possuem alfabetização e merecem a oportunidade de se desenvolverem intelectualmente.

No Brasil segundo o IBGE, e com dados atualizados em 2017, o país conta com 14 milhões de brasileiros acima dos 15 anos, que não sabem ler e nem escrever. Além disso, a região Nordeste é onde se concentra as maiores taxas de Analfabetismo do país, quase 15%, enquanto no Sul, as taxas giram em torno dos 3,6%. No país, quanto mais idade, mais casos e as mulheres são a maioria no Brasil e no mundo afora em analfabetismo.

Estes números são bastante graves, quando comparamos com países como Finlândia e Dinamarca, onde analfabetos nãos existem mais. Mas os números só não são piores do que em muitos países e regiões da Ásia e África, onde os maiores índices de analfabetismo estão firmados. A Índia é hoje o país com mais analfabetos no mundo, seguido da China e Paquistão.

Plano Nacional De Educação- Um Programa Ineficiente

O Plano Nacional de Educação, é um programa criado em 2014 pelo Governo Federal, tem a meta de atingir em 10 anos o analfabetismo 0 no país e ainda fortalecer a educação infantil até o ensino superior em todo território brasileiro.

O problema é que a meta de 10 anos sem analfabetismo, está em 4 anos do programa e apenas 1 das 20 metas foi concluída, e trata que ao menos 75% dos professores de ensino superior sejam mestres ou doutores. Atualmente os mestres somam 77% e doutores 35%.

Apesar deste pequeno avanço, o programa não evoluiu em nada em relação aos outros projetos, e principalmente no quesito alfabetização de adultos, praticamente não houve qualquer mudança significativa.

Desafios Reais Dos Professores De Adultos

Desafios Reais Dos Professores De Adultos

Além dos recursos federais serem abaixo do esperado para que o número de pessoas alfabetizadas cresça, existe também outros problemas como dificuldades culturais, de distância e pessoais.

No que diz respeito as dificuldades culturais, encontramos um número alto de mulheres analfabetas, muito superior aos homens e isso não só no Brasil, mas no mundo todo. O fato dessa situação acontecer, é por conta da cultura de muitos povos e lugares, que não aprovam o ensino feminino. Países muçulmanos e que seguem um islã mais radical, dificilmente fornecem estudos as mulheres.

Outra situação e já mais comuns em países como Brasil são as mulheres que são submetidas muito cedo na busca por trabalho e criação dos filhos, perdendo a oportunidade de estudar. Além disso, tribos indígenas, algumas muito primitivas, não permitem o acesso a educação de seu povo.

Na questão da distância, pessoas que vivem em locais de difícil acesso, tem mais chances de não ter educação e consequentemente são regiões com altos índices de analfabetismo. Além disso, existe a questão pessoal também, quando uma pessoa adulta se nega a aprender por se julgar inapta ou que não é mais tempo para isso.

Sempre Existe Tempo Para Aprender

Professores de todo mundo possuem um desafio complicado: prover a alfabetização a jovens e adultos e acabar com o analfabetismo em todo planeta. Não é tarefa fácil com certeza, já que o número ainda é alto é existem muitas dificuldades que colocam ainda mais bloqueios pelo caminho.

Mas mesmo com situações adversas, é necessário que os países se unam para que mais pessoas busquem e tenham acesso à educação de qualidade, que consigam se desenvolver intelectualmente e serem pessoas menos propensas a serem enganadas por conta de sua ignorância e falta de compreensão, quanto a palavras e até cálculos simples. Quanto mais a educação estiver à disposição das pessoas, veremos um mundo evoluído e perfeito para se viver.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

1 Comentário