Se você gosta de ajudar pessoas, busca por um trabalho desafiador e quer uma carreira dinâmica, então precisa descobrir se vale a pena investir em pós-graduação em Enfermagem.

Hoje em dia existem muitas opções de especialização em enfermagem, inclusive com muitos cursos a distância disponíveis.

O setor é um dos mais importantes dentro de um sistema médico e, por causa disso, conta com uma remuneração acima da média. Para se ter uma noção, o salário médio de um enfermeiro ou enfermeira é de R$3.500,00, o que é mais do que o triplo do que o salário mínimo.

Mas isso é apenas considerando o profissional com a graduação básica da área. Qual é o caminho profissional disponível para quem faz uma pós-graduação? É o que veremos no artigo de hoje. Por isso, siga a leitura!

O que é uma pós-graduação?

O primeiro ponto que devemos entender para poder avaliar se vale a pena investir em pós-graduação em Enfermagem é qual é o impacto real dessa formação extra. Qual é a diferença, por exemplo, entre a graduação e a pós-graduação? Além disso, não seria melhor fazer um mestrado?

Para poder falar sobre isso, no entanto, temos de compreender um pouco do cenário de enfermagem no Brasil. Cerca de 77% de todos os profissionais que atuam na área não tem curso superior, o que mostra que a maior parte dos enfermeiros e enfermeiras contam com cursos técnicos como a principal diretriz de atuação.

Por isso, um profissional com graduação já é um profissional acima da média no mercado brasileiro, o que já o torna mais atraente para os grandes hospitais.

A pós-graduação, no entanto, é todo tipo de curso ou formação que vem após a graduação na faculdade. Ela é dividida em dois grupos específicos: o de especialização profissional e o de formação acadêmica ou produção científica.

O primeiro grupo conta com especializações (por exemplo, um enfermeiro especializado em casos de queimaduras) e MBAs (que são cursos específicos para quem quer comandar equipes dentro de um ambiente de trabalho).

Já o segundo grupo conta com o mestrado (que pode ser científico para quem quer produzir pesquisas ou dar aulas, mas também pode ser profissional para quem quer atuar no mercado de trabalho) e o doutorado (para quem quer fazer pesquisas ainda maiores e produzir saberes no meio científico).

Em termos profissionais, as especializações, MBAs e mestrados profissionais são os mais adequados para quem quer se destacar e ter melhores oportunidades de crescimento. Já para quem quer enveredar pelo caminho científico, o melhor é ir pela rota acadêmica, com o mestrado científico e o doutorado.

Quais são as alternativas?

Uma das grandes vantagens de quem opta por trabalhar com Enfermagem é o fato de que o segmento é extremamente flexível. Isso significa que existem muitos caminhos de especialização dentro da área.

Abaixo, nós listamos algumas das oportunidades de especializações, mestrados ou formações extras que podem dar uma vantagem para quem quer trabalhar na área ou apresentam desafios instigantes do ponto de vista acadêmico. Veja:

  • Mestrado em terapia intensiva (é focado no tratamento de pacientes que estão em unidades de terapia intensiva);
  • Enfermagem do Trabalho (focado no atendimento de quem sofre de doenças ocupacionais);
  • Mestrado em Ergonomia (focado no desenvolvimento de ações de prevenção para doenças ocupacionais no ambiente de trabalho);
  • Pós em fisiologia do exercício (é uma área focada no tratamento e reabilitação de pacientes que sofreram com algum tipo de limitação de movimentos);
  • Pós em geriatria (é uma área focada no tratamento diário de pacientes idosos, focando no melhor atendimento e qualidade de vida para eles);
  • Especialização em Saúde e Gestão da Qualidade (é um curso para quem quer entrar na área mais administrativa, fazendo análise de contas e supervisão de sistemas públicos ou privados);
  • Pós em estética avançada (é um segmento para os enfermeiros que desejam trabalhar com procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais na área estética. É um dos segmentos de maior crescimento no Brasil);
  • Pós-graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência (é um dos setores mais importantes pois é o que atua diretamente na linha de frente para salvar vidas).

Vale a pena investir em pós-graduação em Enfermagem?

Após vermos tudo isso, é chegada a hora de entender se vale a pena investir em pós-graduação em Enfermagem ou se não vale. A resposta é que sim, vale a pena.

Investir em uma pós-graduação, seja um curso de especialização profissional, seja um mestrado, é uma maneira de se destacar ainda mais no mercado e ter uma carreira mais instigante.

Um profissional mais qualificado pode trabalhar em hospitais maiores, com maior estabilidade e prestígio, ganhando um salário maior e alcançando mais satisfação profissional. Por isso, vale sim a pena fazer esse investimento.

Além disso, quanto mais conhecimento se tiver, maior é a capacidade de salvar vidas e fazer a diferença para os pacientes. No fundo, a profissão de enfermeiro é sobre isso, não é mesmo?

E aí, o que você acha: vale a pena investir em pós-graduação em Enfermagem? Conte a sua opinião em um comentário abaixo!

Sobre o Autor