como estudar para oab

A temida prova da Ordem dos Advogados do Brasil assusta os recém formados em direito a cada nova edição, mas a realidade é que não precisa ser assim.

Para te ajudar a fazer a prova com mais confiança, traremos 7 dicas ótimas sobre como estudar para OAB e aumentar as suas chances de passar nesse teste.

Aplicando essas dicas e buscando uma metodologia eficiente, você ficará mais perto da aprovação logo na primeira vez que prestar a prova.

Boa leitura.

Como estudar para a OAB sozinho?

como estudar para oab sozinho

Estudar sozinho para a prova da OAB é uma opção para muitos candidatos, para outros é a única saída, mas em ambos os casos, tem que ser feito de forma adequada para obter sucesso.

Todo aquele conteúdo de 5 anos de faculdade não vai cair na prova, por isso é importante ter em mente que alguns assuntos serão priorizados, outros descartados, então tenha foco em estudar o que tem mais probabilidade de cair na prova de fato.

E aqui vão algumas dicas para otimizar seus estudos e facilitar um pouco a sua vida antes da prova:

– 1. Entenda o seu grau de conhecimento

Nesse ponto você precisa ser realista consigo mesmo e encontrar quais são seus pontos fortes e pontos fracos com relação aos conhecimentos do direito.

Isso vai te ajudar a entender quais assuntos você precisa ter uma atenção maior e quais você já domina e carecem apenas de um aprimoramento.

A dica aqui é pegar provas antigas da OAB e resolvê-las, assim você terá uma noção do seu nível de conhecimento e também do que esperar no teste que virá.

– 2. Escolha uma metodologia de estudos

Sem um método definido de estudo, as chances são de que você vai estudarmuito conteúdo e absorver pouco.

Ou pior, vai estudar matérias que nem vão cair na prova.

A recomendação mais segura é fazer um curso preparatório de direito, com instrutores experientes no assunto, mas como não é uma opção para todos, a dica é buscar o máximo de recomendações gratuitas na internet, além de estudar a literatura oficial.

Se conhecer alguém que foi aprovado, pergunte como foi o método de preparo dessa pessoa, isso vai te dar um bom norte.

Novamente, fazer as provas antigas também vai clarear bastante o caminho.

– 3. Monte um plano de estudos

Definindo uma metodologia, organize um plano de estudo que caiba bem na sua rotina e que possa ser feito de maneira saudável, sem se matar de estudar.

Deixar para estudar no fim de noite, depois de um dia cansativo e com sono, nunca é uma boa opção.

Separe um tempo do seu dia e já tenha à mão as fontes de estudo para poder apenas sentar e estudar, assim você otimiza o seu tempo.

Evite ao máximo as distrações, utilize apostilas e tenha sempre ao seu lado o bom e velho Vade Mecum.

– 4. Crie resumos

Sempre que um tópico de estudo for muito complexo, vale a pena criar resumos dele, pois dessa forma você poderá revisita-los no futuro e reforçar a informação.

Esses resumos podem te ajudar muito para executar a próxima dica.

– 5. Faça simulados e provas

Além de pegar as provas antigas como já citamos, vale muito a pena fazer os simulados para sentir um pouco da experiência prática.

Isso vai ajudar a tirar sua ansiedade, uma vez que verá que não há o que temer.

Outra vantagem é que fazendo simulados e provas antigas, é possível ter uma boa noção do tipo de conteúdo que a OAB exige, assim você estuda o necessário para prestar a prova.

Fazer simulados também vai te ajudar a sentir como é a dinâmica da prova e o que você deve esperar no dia de fazer a sua.

– 6. Tenha boas fontes de estudos

Aqui, mais uma vez fica a recomendação de buscar um curso preparatório que é sempre a opção mais assertiva, no entanto, quem não tem condições, pode encontrar muito conteúdo na internet.

As faculdades mesmo costumam oferecer conteúdos para estudo tanto de forma digital quanto nas suas bibliotecas físicas.

– 7. Tenha disciplina

Essa última não tem como fugir, pois deixar para estudar na última hora e de qualquer jeito, é quase certeza de reprovação.

Se prepare com bastante antecedência, e tenha uma janela para estudos todo dia.

Pode ser 1 hora, 40 minutos, 15 minutos ou o que for, mas é importante ter essa constância e encaixá-la de forma confortável na sua rotina.

Aqui vale lembrar da dica dos resumos, que, principalmente próximos da data da prova, vão facilitar muito a revisão dos conteúdos e fixação mental dos mesmos.

como estudar para oab com a unova

Como estudar para OAB: Dúvidas frequentes

A maioria dos recém formados sai da faculdade sem saber muito de como funciona a prova na prática, por isso algumas dúvidas são muito comuns.

Separamos as principais delas para te trazer respostas e te ajudar a ter uma noção mais precisa do que esperar antes de prestar a prova da OAB.

– O que é a 1º Fase da OAB?

A primeira fase da OAB é uma prova de múltipla escolha, com 4 alternativas cada e 80 questões ao todo.

Nessa fase não há escolha de um ramo de atuação específica, o objetivo é avaliar o currículo do participante como um todo.

– O que é a 2º Fase da OAB?

Nessa fase já fica um pouco mais específico, com um teste prático-profissional com quatro questões relacionadas a uma matéria, que podem ser Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário, Direito do Trabalho e Direito Empresarial.

– Quais artigos estudar para a OAB?

Não é uma regra, pois a cada ano os assuntos podem mudar, mas analisando as últimas provas, algumas matérias tendem a cair mais, devido a sua relevância.

Em geral, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito Penal são artigos muito abordados, assim como Processo Civil e Processo Penal que costumam  aparecer entre os assuntos.

como estudar para oab dúvidas frequentes

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Para se preparar de fato para a prova, alguns cursos podem te ajudar a economizar tempo de estudo e ter mais segurança antes de prestar a OAB.

A Unova Cursos tem uma lista enorme de cursos de Direito todos online para que você possa estudar sozinho em casa.

E a grande vantagem é que todos os cursos de direito são gratuitos.

Isso mesmo, você poderá estudar com metodologia eficiente da Unova e também focar nos assuntos que vão de fato cair na prova.

Clique aqui e conheça os cursos de Direito gratuitos e onlines da Unova.

Conclusão

Para finalizar, a melhor dica para você fazer antes de prestar a prova da OAB é cuidar do emocional, pois quanto mais tranquilo e seguro você estiver no momento do teste, mais você irá lembrar do que estudou.

Para atingir essa segurança, vale seguir nossas sete dicas mas principalmente, vale aproveitar os cursos de direito gratuitos aqui da Unova. 

São todos sem custo e 100% onlines para você encaixar na sua rotina de estudo da melhor forma e otimizar seu aprendizado.

Conte com a Unova Cursos e boa prova.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários

Deixe um comentário