se tornar um programador Java

Você sabia que apenas 0,5% da população mundial sabe escrever uma linha de código de programação? O ato de programar é hoje, um dos mercados que mais cresce em todo planeta.

Com o aumento da tecnologia e avanço da internet, programar se tornou não só uma fonte de renda, mas uma maneira de criar uma forma de viver com a criação de sites e de aplicativos. 

Se tornar programador pode ser um crescimento rápido, com salários mais interessantes e melhores oportunidades.

O Java, é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo e se você quer ser um profissional completo, precisa conhecê-la a fundo.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como começar em ser Programador Java e dicas para se sobressair nesse mercado para lá de promissor. 

O que é programador Java?

O Java é uma linguagem de programação das mais conhecidas e famosas do mundo. Orientada a objetos, o Java foi criado em meados da década de 1990 por James Gosling e sua equipe. 

O Java foi vendido para a Oracle Corporation em 2008 e se tornou um de seus principais produtos. 

Uma das maiores vantagens do Java é ser uma linguagem multiplataforma, ou seja, pode ser usada em várias plataformas diferentes. 

Segura e rápida, o Java é utilizado para codificação de software para empresas e principalmente aplicativos para smartphones. 

É muito utilizado atualmente para tecnologias com servidores baseado em Big Data e IoT e não pode ser confundido com o JavaScript. No próximo tópico explicaremos por quê.

Java x JavaScript

Apesar do nome parecido, são coisas diferentes e é importante destacar, para não haver dúvidas. 

O Java é uma linguagem de programação, ou seja, a forma como nos comunicamos com a máquina, computador. 

Já o JavaScript é uma linguagem de Script e permite o dinamismo em páginas para web, ou seja, ao navegador. 

Logo, o Java é técnico e uma linguagem pura da programação, enquanto o JavaScript se limita ao browser e em conjunto com o HTML e CSS, tornam os sites mais vibrantes. 

Mercado da programação

Agora que você sabe o que é Java e a diferença entre ele e o JavaScript, vamos falar um pouco sobre esse mercado, que é um dos que mais crescem em todo mundo.

Segundo notícia veiculada na revista Exame, em 2022 houve aumento de 30% na busca por profissionais e empregos e programação e Java é uma das linguagens que mais necessitam de especialistas. 

O programador Java desenvolve, gerencia e monitora sistemas como aplicativos e sites da internet que possuem a linguagem como base.

Este é um profissional muito requisitado por ser versátil, já que pode criar projetos para várias plataformas diferentes, além de oferecer total manutenção e qualidade para estes softwares. 

É uma linguagem de média complexidade e exige dos programadores atenção, bom com cálculos e visão analítica, além de domínio dos principais pontos da linguagem.

É fundamental conhecer outras linguagens de programação, pois muitas vezes, deverá desenvolver em conjunto com elas. É o caso do uso do Python, outra linguagem muito famosa e do próprio JavaScript citado anteriormente.

O salário médio de um programador Java gira em torno dos R$ 2.500,00 para mais de R$ 12.000,00. Quanto mais conhecimento e experiência, melhor.

4 dicas de como se tornar um programador Java

E como você pode começar nesse mercado e se dar bem? Você viu que para conseguir os melhores salários, é preciso se qualificar e dedicação em dominar a linguagem, mas existem outras dicas importantes para se tornar um profissional nessa área:

  1. Faça cursos, mas invista quando puder na graduação 

Os cursos, principalmente os da atualidade, podem te ajudar muito a entrar de vez para o mercado das tecnologias digitais, porém, o mercado com os melhores salários e condições está aberto para aqueles que possuem uma graduação no setor.

É fundamental ter graduação em Ciências da Computação, Engenharia de Software ou Análise de Sistemas, pois são as áreas que abrangem Java dentre outras linguagens e darão melhores oportunidades no futuro.

Ainda que no momento você invista apenas em cursos gratuitos ou técnicos e profissionalizantes, com mais dinheiro no bolso, não abra mão de uma faculdade. 

  1. Estude mais de uma linguagem de programação

O Java é só uma das muitas linguagens que existem na programação. Dentre as mais conhecidas, estão C++, Ruby, Kotlin, Swift, TypeScript entre outras. 

Conhecê-las, não é só importante para o caso de desenvolver projetos integrados onde elas deverão trabalhar juntas, mas isso te colocará em um ponto de se tornar em um profissional mais versátil e lhe dar mais oportunidades no mercado. 

  1. Faça networking

O Networking é fundamental para quem está começando a carreira, principalmente no nível Junior. 

Nessa hora, conhecer pessoas e participar de projetos, por menores que sejam, são pontos essenciais para garantir experiência e crescimento na carreira. 

  1. Conheça mais o universo da programação

Se você ainda é alguém que sonha em se tornar programador, comece a participar de fóruns e a visitar perfis de profissionais que já trabalham nessa área.

Conhecer o dia a dia deles e as dicas que dão do meio em que estão, te darão uma visão realista de como é o mercado e a profissão de verdade. 

Não basta um salário alto, se seu conhecimento é muito básico. A dica principalmente é aprender e se atualizar constantemente e analisar esses perfis para se manter sempre na frente. 

Cursos de  Java na Prática na UNOVA Cursos

O mercado está em busca de profissionais que tenham conhecimento generalista, porém, especialização em áreas específicas.

A programação Java é de extrema importância atualmente e por isso, você não pode perder a oportunidade de começar e avançar nessa área.

Comece seus estudos com o curso Java na Prática- Códigos e aprenda como funciona a linguagem e as primeiras linhas de codificação.

Aperfeiçoe seu aprendizado com o curso Java na Prática- Intermediário e finalize com o curso Java na Prática- Avançado. São 3 cursos incríveis e feitos para seu crescimento profissional.

Todos os cursos têm opção de certificado e válido com reconhecimento em nível Nacional. 

Matricule-se agora e não perca esta oportunidade de estudar em um curso gratuito e online. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.