Escrever Um Bom Texto

Todos sabemos o quanto é importante apresentarmos um texto bem escrito. Isso pode fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio importante, impressionar o chefe ou um cliente, e, principalmente, se desejamos tirar uma boa nota nos trabalhos da Faculdade ou da escola.

E se estamos fazendo um texto formal, que será apresentado na Faculdade ou em uma Pós Graduação, obedecer às regras da ABNT é obrigatório e pode significar tudo ou nada. Na verdade essa é uma uma exigência aplicada antes mesmo do ensino superior, por algumas escolas que já buscam familiarizar seus alunos com essas regras que serão exigidas no futuro.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, é o órgão privado sem fins lucrativos que regula a técnica no Brasil. Portanto se você deseja que seu texto seja considerado correto, no que diz respeito à formatação, é bom que esteja dentro das normas estabelecidas pelo órgão. Caso contrário você pode ser penalizado com a perda de pontos ou até mesmo a não aceitação do trabalho.

E se você verificar essas regras de formatação da ABNT vai perceber que elas são mais simples do que parecem. Sim, a lista de exigências na hora de formatar um texto dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT não é curta, mas também não é impossível de alcançar. Então após analisar todas elas, o que era antes um monstro de sete cabeças vai deixar de ser um problema para você, e acredite, após algum tempo, você vai estar tão familiarizado com elas, que seu uso passa a ser automático e você vai usar sem nem mesmo se dar conta de que está fazendo isso. O que impressiona muito é o quanto podemos notar como os textos ficam mais apresentáveis quando colocamos em prática essas regras, tudo parece mais harmônico e mais atraente aos nossos olhos.

Algumas dessas regras são bastante simples de serem assimiladas, uma vez que são quase óbvias. Como o fato de ser obrigatório o uso de folha de papel branco, por exemplo. Mas existem algumas outras que vão demandar um pouco mais de atenção da parte de quem está escrevendo, pois dizem respeito ao tipo de fonte que devemos utilizar, o espaçamento entre linhas e parágrafos e tantas outras normas que vão ser obrigatórias para que nosso texto seja considerado correto.

Na página que disponibilizamos no início desse texto, você vai encontrar um guia completo de como formatar seus textos para que eles estejam completamente dentro das regras da ABNT, preenchendo assim requisitos mínimos estabelecidos em cursos de graduação e pós graduação no Brasil. Com a ajuda desse artigo, você não só vai ser quais as regras que devem ser aplicadas aos seus trabalhos, como os itens obrigatórios, como também aqueles que são opcionais, e a forma como usar corretamente cada um deles. Isso ajuda muito, pois as regras exigidas são muitas, e podem causar alguma confusão, principalmente porque esse não é o único aspecto que temos que nos atentar quando escrevemos, existem tantas outras coisas as quais devemos nos ater, e essa ajuda vai com certeza amenizar essa dificuldade que aliás é normal sentirmos.


Seguindo todas as dicas que eles nos fornecem, e obedecendo aos passos que são colocados como regras pela ABNT e exemplificados de maneira simples e clara nesse artigo, com certeza apresentaremos trabalhos impecáveis no quesito formatação, o que vai nos ajudar a não perder preciosos pontos por causa de erros que facilmente poderiam ter sido evitados.

Então não perca mais tempo, acesse a página que indicamos e a partir de agora apresente os seus trabalhos de maneira impecável, obedecendo todas as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas, a ABNT.

Sobre o Autor