Empreender ou ser empregado

A decisão entre empreender ou ser empregado é uma questão que divide muitas opiniões. A estabilidade relativa de um emprego comum pode não ser o suficiente para quem busca superar suas expectativas salariais.

Já as responsabilidades de comandar o seu próprio negócio pode assustar aqueles que preferem seguir comandos e fazer a sua parte. Sem dúvidas, as duas modalidades tem seus benefícios e seus desafios.

Por isso, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um e avaliar o que seria melhor para você. Dessa forma, você alcançará o sucesso e a realização pessoal independente de sua posição profissional.

Para te ajudar a esclarecer essa questão, separamos as principais vantagens e os principais desafios de empreender e de ser empregado. Para saber mais, é só continuar a leitura e conferir!

Vantagens de empreender

As vantagens de ser empreendedor começam com a liberdade de atuação que essa posição pode te trazer. Poder trabalhar com aquilo que você ama faz toda a diferença em suas realizações pessoais, e nos resultados positivos desse empreendimento.

Ao abrir um negócio, você pode decidir com o que trabalhar, qual o tipo de público quer atingir e quais soluções oferecer. As possibilidades são infinitas na hora de escolher sua atividade.

Com isso, pessoas que encontram dificuldades para conseguir vaga em algo que gostem encontram no empreendedorismo uma janela de oportunidades. O desemprego também faz com que empreendedores por necessidade surjam e consigam dar a volta por cima em suas vidas financeiras.

Outro ponto muito atrativo em ser seu próprio chefe está na flexibilidade de horários. Dependendo do seu tipo de negócio, você pode determinar em quais horários trabalhará, quais dias da semana e qual a carga horária que precisará cumprir.

No caso dos empreendedores digitais, que trabalham na internet, essa flexibilidade é ainda maior. Poder trabalhar de qualquer lugar também é um ponto super positivo dentro dessa categoria de negócios.

As possibilidades de ganho também são maiores, pois você não estará preso a um salário fixo. Quanto maior for o faturamento de sua empresa, maiores poderão ser seus ganhos!

Desvantagens de empreender

As desvantagens de ser seu próprio chefe estão atreladas também aos benefícios. A falta de um salário fixo tira a estabilidade financeira, pois a cada mês o resultado pode ser diferente.

Ou seja, em um mês a empresa pode faturar muito e no outro pouco, e essa instabilidade afetará diretamente seus ganhos. Assim como as épocas sazonais podem também afetar um negócio, caso ele venda produtos ou serviços “de época”.

Outro ponto que pode ser determinante é sua capacidade de lidar com responsabilidades e pressão. Afinal, seus resultados dependerão de você e de sua boa administração!

Caso você prefira um salário fixo sem precisar se preocupar com todos os processos dentro de uma empresa, a posição de funcionário pode ser a sua melhor escolha.

Para um negócio dar certo, muitas etapas, estratégias e planejamentos precisam ser feitos. Então, se você não gosta de colocar a mão na massa e se dedicar integralmente ao seu trabalho, vale a pena considerar continuar em um emprego comum.

Por outro lado, se você se move por desafios e quer superar seus limites sempre, tanto pessoais quanto financeiros, empreender é a sua melhor solução!

Esperamos que essas dicas te ajudem a avaliar a melhor alternativa para o seu perfil. E para mais dicas úteis para sua carreira, confira as outras matérias no blog do nosso parceiro Cadastro Empresa

Sobre o Autor