tipos de empreendedorismo

No Brasil e no mundo, existem muitos tipos de empreendedorismo e todos possuem seu know-how próprio para fazer dar certo. 

O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. Atualmente, somos o quinto país mais empreendedor do planeta e o sétimo com maior número de empresários: 14 milhões de pessoas.

Isso é uma prova do quanto o povo brasileiro é inteligente, lutador e não desiste de uma vida melhor, mesmo frente as dificuldades.

Todas as empresas que existem no mundo, começaram a partir de um plano estratégico e com visão de lucro, porém, existem vários tipos de empreendimentos e existe um que é a opção ideal para você iniciar o seu negócio.

Para encarar esse mercado cada vez mais desafiador, existem vários tipos de formatos de empreendedorismo e neste artigo, você saberá como começar seu novo negócio em um deles.

Tipos de empreendedorismo: O que é empreender 

Empreendedorismo é o ato de começar um negócio, com o objetivo de atender uma demanda. 

A palavra é originária do latim imprehendo que significa tentar executar uma atividade ou tarefa.

O ato de empreender, pode estar atrelado a qualquer tipo de setor profissional e sua finalidade e gerar lucro e desenvolvimento profissional e empresarial.

Quem empreende, cria empresas, novos produtos e serviços e faz todo processo de gestão do negócio, buscando seu crescimento no mercado em que está inserido.

O empreendedor, que também pode ser conhecido como empresário, busca investir em recursos que não sejam benéficos apenas ao negócio, mas com vantagens a sociedade como a geração de empregos e auxílio a comunidade.

Existem vários tipos de empreendedorismo no mercado atual e no próximo tópico, falaremos sobre cada um deles. 

Os 10 tipos de empreendedorismo 

Atualmente, existem 10 tipos de empreendedorismo no mundo. Conheça-os agora: 

  1. Empreendedorismo Individual

O empreendedorismo individual é quando uma pessoa cria e projeta seu negócio sozinho e faz sua operação sem ajuda de um sócio.

Este empreendedor pode atuar posteriormente com colaboradores, porém, a empresa se inicia com apenas um indivíduo.

Os empreendimentos mais conhecidos nessa configuração são as de microempreendedores individuais (MEI) e de profissionais autônomos. 

  1. Empreendedorismo Digital 

O empreendedorismo digital são empresas que iniciam dentro da internet e podem ter uma ou várias pessoas em sua colaboração.

Um exemplo desse tipo de empreendimento são as lojas online e marketplaces profissionais. 

  1. Empreendedorismo Verde

O empreendedorismo verde são empresas com práticas que visam a preservação do meio ambiente e focam tanto no lucro como no compromisso fundamental de atuar na busca de proteger os recursos naturais. 

  1. Sustentável

O Empreendedorismo Sustentável tem uma visão muito parecida com o empreendedorismo verde, porém seu foco é mais amplo.

Ao empreender sustentavelmente, existe o foco do lucro aliado a promoção de impactos positivos na sociedade como a inclusão social, econômica e ambiental.

  1. Feminino

O empreendedorismo feminino são empresas de micro e pequeno porte que são gerenciadas por mulheres.

Nesse formato, a busca é valorizar a liderança das mulheres e suas habilidades estratégicas visando o sucesso empresarial.

  1. Social

O empreendedorismo social foca na inclusão e promoção de políticas estratégicas que além do lucro, auxiliam o crescimento da sociedade.

Nesse tipo de empreendedorismo, a empresa pode ter um olhar mais forte para grupos específicos, comunidades ou planos como cursos gratuitos para jovens, por exemplo. 

A partir dessas ações, pode, inclusive, se valer da mão de obra para o próprio crescimento do negócio. 

  1. Cultural

O empreendedorismo cultural são empresas que servem ao setor da cultura e entretenimento.

Nesse setor, as empresas geram lucro viabilizando filmes, peças teatrais, bibliotecas e eventos culturais. 

  1. Corporativo

O empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo, é a visão empreendedora dentro de uma empresa já existente.

Ou seja, é quando funcionários de uma corporação, agem com atitudes empreendedoras dentro daquele negócio. 

Geralmente, essas ações ocorrem em eventos internos que a empresa abre em busca de inovação para novos produtos e serviços e promove a operação entre seus colaboradores. 

  1. Cooperativo

O tipo de empreendimento cooperativo, é um estímulo entre vários empreendedores de um mesmo segmento, ou não, na busca de promover vantagens significativas e fazer networking.

Esse estilo de empreendedorismo é ideal para compartilhamento de recursos entre si, além de promover serviços e produtos a melhores custos e benefícios. 

  1. Franquias 

O empreendimento com foco em franquias, é parecido com o tópico anterior, porém, aqui a promoção é de um negócio já pronto para pessoas que desejam empreender.

Em geral, os valores de custos e diretrizes com marketing e operacionais são mais baratos, além de maior suporte, algo que em um negócio do zero não existe. 

Como começar a empreender? X dicas

Você viu que existem vários formatos e tipos de empreendedorismo para você investir suas fichas, mas como de fato começar? Veja algumas dicas rápidas:

  • Encontre um negócio que você entenda como funciona e que tenha demanda, mercado;
  • Tenha um diferencial que faça seu produto ou serviço ser melhor que seus concorrentes;
  • Tenho um plano de negócio consistente, um modelo para seguir e planejamento estratégico bem desenhado para um futuro promissor da empresa;
  • Nunca deixe de formalizar sua empresa. Tenha um CNPJ, contas bancárias específicas dela e contratos, pois isso passa mais profissionalismo e credibilidade;
  • Faça investimentos inteligentes. Cuidado com golpes e a ideia de dinheiro fácil, rápido e sem trabalho duro. Isso não existe;
  • Nunca deixe de estudar. Os estudos darão conhecimento e reforçarão sua experiência no mercado. 

Curso de  Empreendedorismo

Entender cada forma de empreendimento, abre um leque de oportunidades quanto a criar negócios novos e fazer investimentos inteligentes.

Os tipos de empreendedorismo são fundamentais para demonstrar a pluralidade do mercado e sua importância a longo prazo.

Para aprender ainda mais sobre o assunto e começar um negócio com o máximo de conhecimento e informação, faça o curso de Empreendedorismo.

Nele, você encontrará tudo o que precisa para abrir seu próprio empreendimento, a partir de aulas como conceito, plano de negócios, Kanban, matriz Swot e muito mais. 

Além deste curso, confira outros sobre empreendedorismo para você continuar seu aprendizado:

Invista em seu futuro com cursos online e gratuitos com opção de certificado. Matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.