Tecnólogo é curso superior?

Afinal, tecnólogo é curso superior? Diferente do que muitas pessoas acreditam, o curso para tecnólogo é um curso superior e mais do que isso, ele é oficialmente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Assim como outros tipos de faculdade, os diplomas e certificados dos cursos tecnólogo têm a mesma validação.

Seguindo a mesma linha de qualquer outro tipo de graduação, o curso tecnólogo possui especializações e a possibilidade de evoluir o conhecimento em pós graduações, por exemplo. Em contrapartida, os cursos caracterizados como tecnólogos não são divididos entre bacharelado e licenciatura, mas vamos falar sobre isso logo mais.

O curso tecnólogo é voltado exclusivamente para o mercado trabalhista e possui uma diversidade de áreas possíveis, desde áreas da saúde até produção cultural e design. Apesar de ter as mesmas especificações que outros cursos superiores, o curso em questão possui uma duração menor de três anos.

Lembre-se que curso de tecnólogo não é a mesma coisa que um curso técnico: enquanto tecnólogo é uma graduação, o curso técnico possui formação de nível médio.

Se você se interessou pelo curso, nosso post vai te ajudar a decidir se você vai optar ou não por essa graduação. Além de esclarecer como o curso funciona, vamos discutir as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá!

O que é tecnólogo?

, Tecnólogo é curso superior?

Agora que você sabe que tecnólogo é curso superior, é hora de entender mais sobre essa graduação. A princípio, trata-se de um curso, majoritariamente, prático.

Como já mencionado, o curso foi preparado para o mercado de trabalho, portanto, a maioria das matérias são realizadas de maneira prática a fim de apresentar e preparar o aluno, já no início, naquela área que ele escolheu.

Essa é uma vantagem e tanto. Muitos cursos possuem a parte prática mais pro final da graduação, é o caso das matérias de estágio e residência. O ruim é que, se o aluno não gostar daquilo que ele está sendo preparado para trabalhar, ele “perdeu” todos os primeiros anos de curso. Quando o curso é, em sua maioria, prático, é possível reconhecer se há afinidade ou não com a faculdade.

Por outro lado, não só de matérias práticas se faz o curso tecnólogo, ele também possui disciplinas teóricas e exercícios laboratoriais, por exemplo, principalmente as especializações em bacharel. Dependendo da universidade, você pode escolher entre as modalidades presenciais ou à distância.

A ingressão em tecnólogo acompanha o mesmo padrão de outros cursos como administração e direito, por vestibulares ou pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto em instituições públicas ou privadas. O curso tecnólogo possui uma gama de possibilidades, para qualquer tipo de gosto e vocação.

Segundo o CNST, (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia), há, em média, 130 cursos tecnólogos. Dentre eles, os mais conhecidos são: gestão e negócios, marketing, gastronomia, empreendedorismo design, turismo, estética e saúde.

Vantagens e desvantagens

Podemos concordar que toda graduação possui vantagens e desvantagens, para o curso tecnólogo não é diferente. Começando pelas as vantagens, é possível destacar a característica do curso possuir uma duração e custo menor que os outros. Para as pessoas que priorizam a prática e não tem um alto orçamento para se especializar, os cursos tecnólogos podem – e devem – ser levados em consideração.

O fato dos diplomas dos cursos serem válidos no país inteiro e pela maioria das empresas também é uma vantagem e tanto! Sem contar que os empregadores geralmente buscam profissionais com essa formação, uma vez que trata-se de um curso com foco no mercado trabalhista. Mas nem tudo são flores, os cursos tecnólogos carregam algumas desvantagens:

  • Os salários para profissionais formados em cursos tecnólogos são, em geral, menores do que para profissionais com graduação de cursos padrões.
  • A especificações dos cursos impedem que os graduados exerçam profissões que saem, mesmo que pouco, da área.

Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?

, Tecnólogo é curso superior?

Uma boa definição para os cursos tecnólogos é juntá-los às categorias de licenciatura e bacharel. Ambos são caracterizados como cursos superiores, são admitidos pelo MEC e com o mesmo grau acadêmico, mas cada um tem suas próprias especificações. Confira agora as principais informações sobre eles:

Licenciatura

Os cursos de licenciatura são aqueles com finalidade de formar profissionais para lecionar. Os cursos mais conhecidos para essa modalidade são: Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia. Eles geralmente possuem uma duração média de quatro anos. As pessoas graduadas na modalidade licenciatura têm a permissão de lecionar tanto em ensino infantil como fundamental, médio, superior e técnico.

Bacharelado

, Tecnólogo é curso superior?

A preparação para os profissionais graduados nas modalidades de bacharel possui conhecimentos generalistas e sólidos sobre uma área.

Os principais cursos bacharelados são: Jornalismo, Direito, Medicina e Engenharia. A duração média de um curso bacharel é parecido com um de licenciatura, variando de quatro a seis anos. A principal vantagem dos cursos bacharelados é a diversidade de possibilidades de atuação: uma pessoa formada em jornalismo pode atuar em diferentes perfis jornalísticos, diferente dos cursos tecnólogos.

Tecnólogo

O curso tecnólogo possui áreas e temas mais específicos que os outros cursos aqui listados. Outra diferença entre ele e os demais é a grade curricular: as disciplinas do tecnólogo são mais objetivas e, por consequência, com menos base teórica e mais limitada profissionalmente. A duração dessa modalidade é menor que as outras, ela varia entre dois a três anos.

Bem, como se pode ver tecnólogo é sim um curso superior como qualquer outro bacharelado e de licenciatura. Suas principais especificações é que possui uma duração e custo menor que outros cursos. Com foco prático, o tecnólogo se caracteriza por ser mais específico, ideal para as pessoas mais objetivas que procuram uma especialização com mais praticidade e menos teoria.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre o curso tecnólogo? Tem mais algum curso que você queira conhecer mais? Conta para gente!

, Tecnólogo é curso superior?

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial.  Sócio e Diretor da Unova Cursos, empresa especializada em Educação à Distância, Cursos Online. Com sede em Goiânia, fundada em 2010.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *