Tecnólogo é curso superior?

Afinal, tecnólogo é curso superior? Diferente do que muitas pessoas acreditam, o curso para tecnólogo é um curso superior e mais do que isso, ele é oficialmente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Assim como outros tipos de faculdade, os diplomas e certificados dos cursos tecnólogo têm a mesma validação.

Seguindo a mesma linha de qualquer outro tipo de graduação, o curso tecnólogo possui especializações e a possibilidade de evoluir o conhecimento em pós graduações, por exemplo. Em contrapartida, os cursos caracterizados como tecnólogos não são divididos entre bacharelado e licenciatura, mas vamos falar sobre isso logo mais.

O curso tecnólogo é voltado exclusivamente para o mercado trabalhista e possui uma diversidade de áreas possíveis, desde áreas da saúde até produção cultural e design. Apesar de ter as mesmas especificações que outros cursos superiores, o curso em questão possui uma duração menor de três anos.

Lembre-se que curso de tecnólogo não é a mesma coisa que um curso técnico: enquanto tecnólogo é uma graduação, o curso técnico possui formação de nível médio.

Se você se interessou pelo curso, nosso post vai te ajudar a decidir se você vai optar ou não por essa graduação. Além de esclarecer como o curso funciona, vamos discutir as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá!

O que é tecnólogo?

Vantagens de ser um tecnólogo

Agora que você sabe que tecnólogo é curso superior, é hora de entender mais sobre essa graduação. A princípio, trata-se de um curso, majoritariamente, prático.

Como já mencionado, o curso foi preparado para o mercado de trabalho, portanto, a maioria das matérias são realizadas de maneira prática a fim de apresentar e preparar o aluno, já no início, naquela área que ele escolheu.

Essa é uma vantagem e tanto. Muitos cursos possuem a parte prática mais pro final da graduação, é o caso das matérias de estágio e residência. O ruim é que, se o aluno não gostar daquilo que ele está sendo preparado para trabalhar, ele “perdeu” todos os primeiros anos de curso. Quando o curso é, em sua maioria, prático, é possível reconhecer se há afinidade ou não com a faculdade.

Por outro lado, não só de matérias práticas se faz o curso tecnólogo, ele também possui disciplinas teóricas e exercícios laboratoriais, por exemplo, principalmente as especializações em bacharel. Dependendo da universidade, você pode escolher entre as modalidades presenciais ou à distância.

A ingressão em tecnólogo acompanha o mesmo padrão de outros cursos como administração e direito, por vestibulares ou pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto em instituições públicas ou privadas. O curso tecnólogo possui uma gama de possibilidades, para qualquer tipo de gosto e vocação.

Segundo o CNST, (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia), há, em média, 130 cursos tecnólogos. Dentre eles, os mais conhecidos são: gestão e negócios, marketing, gastronomia, empreendedorismo design, turismo, estética e saúde.

Vantagens e desvantagens

Podemos concordar que toda graduação possui vantagens e desvantagens, para o curso tecnólogo não é diferente. Começando pelas as vantagens, é possível destacar a característica do curso possuir uma duração e custo menor que os outros. Para as pessoas que priorizam a prática e não tem um alto orçamento para se especializar, os cursos tecnólogos podem – e devem – ser levados em consideração.

O fato dos diplomas dos cursos serem válidos no país inteiro e pela maioria das empresas também é uma vantagem e tanto! Sem contar que os empregadores geralmente buscam profissionais com essa formação, uma vez que trata-se de um curso com foco no mercado trabalhista. Mas nem tudo são flores, os cursos tecnólogos carregam algumas desvantagens:

  • Os salários para profissionais formados em cursos tecnólogos são, em geral, menores do que para profissionais com graduação de cursos padrões.
  • A especificações dos cursos impedem que os graduados exerçam profissões que saem, mesmo que pouco, da área.

Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?

Formando segurando seu certificado de conclusão

Uma boa definição para os cursos tecnólogos é juntá-los às categorias de licenciatura e bacharel. Ambos são caracterizados como cursos superiores, são admitidos pelo MEC e com o mesmo grau acadêmico, mas cada um tem suas próprias especificações. Confira agora as principais informações sobre eles:

Licenciatura

Os cursos de licenciatura são aqueles com finalidade de formar profissionais para lecionar. Os cursos mais conhecidos para essa modalidade são: Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia. Eles geralmente possuem uma duração média de quatro anos. As pessoas graduadas na modalidade licenciatura têm a permissão de lecionar tanto em ensino infantil como fundamental, médio, superior e técnico.

Bacharelado

Bacharelado é uma otima ideia

A preparação para os profissionais graduados nas modalidades de bacharel possui conhecimentos generalistas e sólidos sobre uma área.

Os principais cursos bacharelados são: Jornalismo, Direito, Medicina e Engenharia. A duração média de um curso bacharel é parecido com um de licenciatura, variando de quatro a seis anos. A principal vantagem dos cursos bacharelados é a diversidade de possibilidades de atuação: uma pessoa formada em jornalismo pode atuar em diferentes perfis jornalísticos, diferente dos cursos tecnólogos.

Tecnólogo

O curso tecnólogo possui áreas e temas mais específicos que os outros cursos aqui listados. Outra diferença entre ele e os demais é a grade curricular: as disciplinas do tecnólogo são mais objetivas e, por consequência, com menos base teórica e mais limitada profissionalmente. A duração dessa modalidade é menor que as outras, ela varia entre dois a três anos.

Bem, como se pode ver tecnólogo é sim um curso superior como qualquer outro bacharelado e de licenciatura. Suas principais especificações é que possui uma duração e custo menor que outros cursos. Com foco prático, o tecnólogo se caracteriza por ser mais específico, ideal para as pessoas mais objetivas que procuram uma especialização com mais praticidade e menos teoria.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre o curso tecnólogo? Tem mais algum curso que você queira conhecer mais? Conta para gente!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário