Tecnologia e conhecimento

Desde os primórdios das civilizações humanas, a fusão de tecnologia e conhecimento tem sido o motor das grandes descobertas e avanços na humanidade.

Apesar dos grandes marcos do último século terem trazido uma noção de que os avanços tecnológicos são frutos, sobretudo, do aspecto digital, é possível afirmar que a história do mundo é a história do desenvolvimento de novas tecnologias.

Quando os homens primitivos desenvolveram ferramentas para a caça, por exemplo, já foi possível perceber o avanço tecnológico como o motor da civilização.

Essa não é uma perspectiva que foi consolidada por uma ou outra civilização. Na verdade, é possível perceber avanços significativos em diversos tipos de culturas ao redor do mundo.

Quando os nômades descobriram a agricultura e passaram a criar raízes em determinados espaços, foi possível ver ali o surgimento da propriedade e da família tal como é conhecido hoje.

Todos esses pontos trouxeram a humanidade até os paradigmas atuais, em que, por exemplo, é possível comprar um porta papel higiênico de acrílico sem precisar sair de casa.

É importante dizer que todos esses elementos de descobertas estão baseados em conhecimentos muito profundos que a humanidade conseguiu produzir.

Afinal de contas, a luta diária desde o início da civilização é a da busca pela mediação entre o humano e a natureza.

Nesse sentido, o trabalho tem sido a categoria que melhor corresponde a toda essa perspectiva.

É a partir dele que foi possível obter todo o conhecimento existente atualmente no mundo, uma vez que sua mediação corresponde a modificação da natureza para a sobrevivência.

Sem ele, por exemplo, não haveria o tecido que fornece a possibilidade para uma fábrica de confeccionar jaleco personalizado enfermagem.

Na verdade, a própria concepção de produção em grande escala é um mecanismo surgido do alinhamento entre tecnologia e conhecimento.

Foi a partir da mecânica produzida a partir da queima de carvão que as primeiras máquinas possibilitaram que artesãos passassem a produzir em grande escala.

Esse contingente de produtos, portanto, passaram a ser um excedente dentro daquela lógica.

É nesse momento que o mercado é utilizado para medir as necessidades do público por aqueles consumos.

Diante disso, a publicidade passa a ser uma ferramenta que será utilizada para a criação desse desejo nos consumidores.

Conhecimento para tecnologia

Toda a tecnologia advém de algum conhecimento adquirido previamente e, por isso, é preciso entender o valor da ciência nessa produção.

É a partir da compreensão dos mecanismos intrínsecos à natureza que toda a produção humana pode ser efetuada.

A partir, por exemplo, da compreensão da impermeabilização é que foi possível a criação de  tenda de lona grande para proteger da chuva.

Ou seja, compreender os porquês da busca pelo entendimento da natureza é fundamental para o desenvolvimento de todas as forças produtivas.

Por isso, é importante entender qual é a cadeia que fundamenta todo o conhecimento para a produção tecnológica:

  • Natureza;
  • Trabalho;
  • Conhecimento;
  • Tecnologia.

Aqui, portanto, é preciso entender como toda essa mediação é feita pormenorizando esses aspectos.

O primeiro fator é que a natureza é uma categoria perene em toda a história da humanidade e das civilizações.

Seu caráter pragmático presume um caráter previsível a grande parte de seus fenômenos e, por isso, é absolutamente detectável pela ciência.

Nesse sentido, surgem, por exemplo, as leis da física que fundamentam toda dinâmica de todas as forças e variáveis presentes no mundo.

É a partir de sua análise que o mercado consegue identificar que o melhor jeito de acomodar alguns produtos é em placa de isopor atacado.

Isso se dá por conta da observação científica desse material, para que, assim, seja desenvolvida a tecnologia adequada para esse tipo de demanda.

Contudo, essa mediação só pode ser feita a partir do trabalho. É nele que reside o princípio básico do conhecimento.

A partir dele é possível explorar novos ambientes e descobrir novos elementos que irão compor um novo ferramental tecnológico.

Tecnologia para o conhecimento

Consolidado um panorama geral sobre a importância do conhecimento para a produção de novas tecnologias, é possível fazer um salto temporal para os dias de hoje.

Com o desenvolvimento do ambiente digital, fica cada vez mais fácil o acesso a informações.

Essa era de grande contingente informacional traz, em grande medida, uma série de benefícios para a produção de conhecimento.

O que antes, por exemplo, tinha que ser consultado por outras vias, agora, é possível que, com poucos cliques, seja acessado.

Supondo que um usuário está procurando algumas informações jurídicas sobre o serviço de vistoria cautelar de moto. Essas informações podem ser encontradas de forma muito rápida no ambiente digital.

No entanto, é possível que alguns reveses sejam sentidos dentro dessa perspectivas, uma vez que é aqui, também, que são difundidas algumas informações falsas.

Nesse sentido, é muito importante ter confiança em fontes fidedignas para que não se caia em armadilhas.

Tecnologia na educação

Uma das grandes vantagens que o desenvolvimento tecnológico propiciou para o ambiente digital foi, justamente, algumas integrações com a educação.

O que, em grande medida pode ser traduzido como revés, a partir de informações falsas, com o investimento correto na educação, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada.

Inclusive, essa é uma demanda cada vez mais latente dentro da sociedade, uma vez que é preciso que a realidade seja levada em consideração.

Se cada vez mais a humanidade caminha para que todos estejam integrados aos mecanismos digitais, é importante que isso seja colocado em pauta.

Por exemplo, uma escola de educação infantil jardim 1 pode garantir aos pais um acompanhamento mais próximo da criança naquele ambiente.

É importante, claro, que uma série de cuidados sejam tomados para que a criança não faça um uso nocivo daquelas ferramentas.

Contudo, é possível, por exemplo, que os professores dessa creche consigam obter um contato mais rápido com os pais.

A partir da criação de aplicativos pedagógicos, o ambiente escolar consegue se integrar ainda mais com a casa daquela criança.

Essa educação mais holística pode garantir a geração de bons resultados do ponto de vista da educação.

Do ponto de vista do desenvolvimento profissional adulto, é importante, também, que o uso dessas ferramentas seja feito.

Se, porventura, um usuário tiver procurando aprimorar as suas técnicas de serviço de plotagem, o ambiente digital pode ser o lugar que ele vai encontrar alguns cursos para isso.

Tecnologia para o mercado

Como dito anteriormente, o desenvolvimento tecnológico colocou o mercado como categoria central nas relações sociais.

Isso se deu, porque, a partir dele é que foi possível escoar todo aquele excedente de produtos que a industrialização permitiu produzir.

No entanto, o avanço das tecnologias digitais deu ao mercado novos contornos que precisam ser compreendidos.

Hoje, por exemplo, é possível que um hotel fazenda para cães ganhe um destaque gigantesco e consiga absorver uma boa parte do público desse serviço.

Essa perspectiva só é possível por conta da capacidade de segmentação que esse tipo de ambiente propiciou.

O que antes poderia ser um grande tiro no escuro em relação ao anúncio em um veículo de mídia tradicional, hoje, é um acerto ao alvo perfeito.

Contudo, é importante perceber que apesar da grande facilidade de se encontrar um público, esse é o momento, também, em que a concorrência fica cada vez mais acirrada.

Portanto, é preciso que todos os cuidados necessários sejam tomados a fim de preservar a marca e seu público.

Considerações finais

O conhecimento e o desenvolvimento tecnológico sempre foram grandes aliados e, portanto, geraram grandes frutos para a humanidade.

Das ferramentas de caça ao desenvolvimento das tecnologias digitais, foram milênios de descobertas.

Elas só foram possíveis de serem adquiridas por conta da necessidade da modificação da natureza para a sobrevivência humana.

Essas modificações por sua vez, também, só puderam ser estabelecidas a partir do trabalho como mediador.

Nesse sentido, o conhecimento foi o grande motor das novas descobertas e desenvolvimentos tecnológicos.

Contudo, hoje, é possível que essa relação se mantenha e se inverta na mesma medida, uma vez que as ferramentas digitais propiciaram um avanço do ponto de vista do acesso ao conhecimento.

Hoje, por exemplo, é possível que todo esse ferramental tecnológico produzido durante anos possa fundamentar, por exemplo, novas dinâmicas de aprendizado.

Para que isso aconteça de forma salutar, é preciso que se garanta o acesso às tecnologias da informação para todas as pessoas.

Com isso, é possível que haja uma integração cada vez maior do conhecimento disponível no meio online com a produção cotidiana.

É muito comum que, ao efetuar o preparo de alguma comida, um usuário entre em algum site só para checar se aquele procedimento está correto.

Isso pode significar apenas um fator corriqueiro do dia a dia ou, sob outra perspectiva, uma quebra de paradigma e um avanço a novos tempos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário