ir para a Espanha

Descubra se o seu curso de Espanhol é ou não o bastante para conhecer a Espanha.

Saiba se o curso de espanhol que você fez é o bastante para que conheça e entenda tudo na Espanha. Descubra o que torna um curso de espanhol completo e faz toda a diferença na hora de conviver e se comunicar com nativos da língua.

É muito comum estudar a vida inteira um segundo idioma e ainda se pegar com a dúvida de que será que é bastante o meu curso de Espanhol para entender tudo na Espanha? O fato é que é muito comum se questionar sobre isso principalmente para quem está a caminho do país, mas o fato assustador é que na grande maioria dos casos o curso de espanhol que foi feito não é o bastante.

Aprender uma segunda língua requer prática no idioma, e para isso é necessário conviver com o uso diário da língua. Por esse motivo muita gente procura uma escola de espanhol em Barcelona para garantir que tem um espanhol realmente fluente. É apenas a prática que garante que você consegue utilizar a língua em todas as situações e ainda conhece termos e gírias que só existem no país.

Estudar em Barcelona é uma forma simples de garantir que tem um espanhol fluente, caso contrário você pode pagar mico na rua. Você certamente já deve ter ouvido alguém que vem de outro país falando português, já notou que o uso da língua é mal articulado e que parece que tudo dito por ela saiu direto de um dicionário? Isso acontece pela falta de prática no dia a dia no uso da língua e o mesmo acontece com você fora do país.

Como saber se meu curso é bom o bastante para ir à Espanha sem me preocupar com nada?

A menos que você estude em um país em que a língua materna é o Espanhol ter certeza de que você está mandando bem na língua é complicado. Escolas como a Expanish focam totalmente o ensino em uma metodologia em que tudo será aplicado no cotidiano, afinal de contas você usa mais a língua em conversas do dia a dia do que em textos escritos.

Se sua escola de espanhol só foca em textos saiba que você estará aprendendo apenas uma parte de um idioma, e ainda por cima a menos utilizada. Aprender uma segunda língua requer que você pratique a fala, o uso de conectivos e principalmente as formas de articular e criar frases sem que tudo pareça ter saído de um robô.

Na maior parte dos casos estudar espanhol no Brasil deixa a desejar e você fica na mão na hora de conversar com outra pessoa nativa na língua. O grande dilema de aprender a língua por aqui é que quase não existem pessoas que falam fluentemente à língua o que só complica as tentativas de prática no dia a dia o ideal mesmo é estudar fora do país em um local em que já esteja acostumado a ensinar para brasileiros.

Muita gente não sabe, mas Barcelona é uma cidade repleta de brasileiros e de influências da cultura brasileira. Quem viaja para lá para aprender espanhol tem mais facilidade em aprender uma nova língua e ainda se adapta com mais facilidade a nova cultura, portanto estudar fora do país pode entregar resultados melhores sem ter muito impacto em sua vida.

O que faz estudar espanhol fora de o Brasil ser uma boa ideia?

Infelizmente menos de 470 mil pessoas falam espanhol no Brasil segundo o site Ethnologue. Com dados como esse e pensando que a população total do país é de 212,6 milhões fica fácil entender por qual motivo fica tão difícil estudar e praticar espanhol no país. A falta de falantes por região torna mais fácil aprender espanhol fora do país.

Além de ser mais fácil o aprendizado também é mais valioso já que ao aprender um novo idioma se inserindo em uma nova cultura até mesmo sua forma de entender o uso da língua muda. Toda palavra tem sua história e sua relevância no mundo, aprender uma nova em outro idioma literalmente te abre portas para novas realidades que você sequer pensou que existia.

Existe também um grande ganho em seu currículo profissional estudar espanhol fora do Brasil. Muita gente consegue boas vagas de emprego simplesmente por fazer isso, esse fato garante que você será fluente na língua e ainda vai estar apto a lidar com qualquer diferença cultural entre países já que você já viveu em ambas as realidades.

Estudar fora do país é essencial não só para aprender com mais facilidade e ter um currículo melhor, mas também para conseguir novas oportunidades em sua vida. Uma experiência de vida fora do Brasil é essencial para que você seja uma pessoa diferente das demais em qualquer processo seletivo que se submeter.

Conclusão: Eu posso ir a Espanha com um curso de espanhol e entender tudo?

A resposta é depende, se você estudar em local em que consiga praticar diariamente o uso da língua é bem provável que consiga fazer uma boa viagem. Mas, vale lembrar que na Espanha existe uma grande mistura entre catalão e espanhol e provavelmente alguns termos ou gírias utilizadas por lá podem fugir do seu vocabulário.

Mesmo com a mistura de línguas da região se você tem pratica no uso do Espanhol pelo contexto do que é dito é possível compreender tudo. O fato é que, caso você tenha estudado e tenha praticado, é fato de que sua viagem será tranquila e no máximo você será considerado alguém que fala diferente, mas que mesmo assim consegue se comunicar plenamente.

Se quer ter certeza de que não vai se constranger ao falar espanhol o ideal é estudar em países que usam esse idioma como língua materna. Pois, dessa forma você tem a certeza de que tudo que está dizendo condiz com a língua e se sente muito mais seguro na hora de conversar com nativos em língua espanhola.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário