Finanças Pessoais: Saiba Como Se Organizar E Melhorar Sua Situação Financeira Durante A Universidade

Gerenciar dinheiro corretamente não é uma tarefa simples, principalmente, quando estamos na fase de estudar para ter um futuro melhor. Saiba como se organizar e melhorar sua situação financeira durante a universidade.

Quando estamos com dinheiro ou um cartão de crédito disponível, muitas vezes caímos em tentações diferentes, onde gastos desnecessários podem nos colocar numa cilada e deixar os nossos objetivos cada vez mais longe de conquistar.

No entanto, com um bom planejamento financeiro, você pode criar diferentes estratégias para lidar com os melhores cenários e situações possíveis que surgem em sua vida durante a universidade.

Dicas de como se organizar e melhorar suas finanças durante a universidade.

Siga a regra dos 30 dias


Essa é a prática mais fácil de implementar, mas ao mesmo tempo a mais difícil de seguir. Simplesmente espere 30 dias antes de comprar itens que não são de necessidade básica e resista à tentação, como exemplo, uma camisa nova para ir a festas.

Não use o cartão para pequenas compras


Hoje em dia temos as facilidades do cartão de crédito, o que nos impede de economizar e adia os nossos objetivos, devido a possibilidade de comprar e pagar depois.

O maior erro é usar cartão para comprar itens baratos, pagar uma corrida de R$ 9,00 em veículos de aplicativos ou quaisquer outros gastos baixos. Quando percebemos, aquele pouco vira uma bola de neve.

Use dinheiro para pequenas compras, guarde o que sobrou em um cofrinho, pois mesmo que pareça algo clichê, guardar moedas de 1 real ou 50 centavos, pode render uma grana no fim de ano para ajudar na festa ou formatura.

Orçamento limitado

Trabalhe com um limite nas despesas mensais. É importante para que se tenha um orçamento sobre controle e não corra riscos com imprevistos, que tente manter os gastos em um patamar inferior a 70% de sua renda total.

Foco nos objetivos

Nunca entre em uma loja ou supermercado sem saber o que você precisa comprar.

Faça uma lista detalhada com os itens que necessita comprar e a mantenha em um lugar de fácil acesso, como celular ou até mesmo um papel. Lembre-se de manter o controle e o foco quando estiver na frente da gôndola ou vitrine.

Aplique o controle automático

Realize o pagamento de seus pedidos em dinheiro e automatize os pagamentos mais caros referentes a serviços básicos.

Deixe o cartão de crédito ou débito para compras maiores ou despesas fixas, organize os pagamentos usando os serviços de Pagamento Automático da Conta ou Pagamento Automático de Cartão de Crédito. Desse modo, se comprometerá e não usará os cartões pensando que depois dá um jeito de pagar as despesas maiores.

Seja organizado

Faça uma planilha com seus gastos e avalie a real necessidade dos mesmos.

A organização é essencial para evitar que gastos desnecessários se tornem um fato corriqueiro e também para evitar imprevistos, como perca da data de vencimento das contas, deixar de realizar um pagamento pelo fato de não ter recebido uma fatura, dentre outros exemplos.

Desta forma, é sempre bom manter o controle da situação e ter uma planilha com informativos de onde você pode acessar suas contas, a data de vencimento de suas faturas e onde você pode ter acesso ao seu boleto para pagamento sem depender de terceiros, pois o não recebimento de faturas é um dos motivos que resultam no atraso do pagamento e cobrança de juros para os clientes, sendo assim, é aconselhável que se aprenda a imprimir a 2º via de suas faturas no 2viafatura.com.br.

Economize gradualmente

Coloque um limite baixo na poupança, por exemplo, R$ 100,00 por mês e a cada um ou dois meses, reavalie se você pode aumentar esse montante um pouco mais. Defina um horizonte de um ano e esqueça esse dinheiro.

Você verá o quanto poderá economizar aplicando essas simples dicas, enquanto estiver na universidade.  

Agora que esta por dentro das nossas dicas, boas aulas e boa economia!!!