ingressar no mercado de trabalho

Segundo o IBGE, o desemprego no Brasil em 2024 está na casa dos 7,6%, o mesmo percentual do final do ano anterior. 

Com a economia voltando aos poucos aos números de antes da pandemia, o país se mostra cada vez com mais oportunidades para os melhores profissionais.

Isso quer dizer, que para ter um bom emprego e bons salários, a pessoa precisa buscar conhecimento e qualificação profissional. 

Quando se fala em capacitação profissional, muitas pessoas acham que isso é sinônimo de faculdades caras, mas é possível, a partir de cursos online gratuitos, começar uma carreira próspera no mercado.

Neste artigo, falaremos sobre a importância dos cursos online gratuitos para prepará-lo para o mercado de trabalho e como você deve fazer para começar sua trajetória de sucesso.

Por que os cursos online gratuitos são importantes para sua formação 

O mercado de trabalho no país está voltando aos eixos e está mais exigente, em busca dos profissionais mais arrojados.

Se você quer ser esse tipo de profissional diferenciado, precisa investir em uma carreira.

Os cursos online gratuitos são uma ótima maneira de começar uma trajetória profissional de sucesso. Veja alguns bons motivos para investir neles:

  1. Você economiza tempo 

Com os cursos online gratuitos, você determina os dias e horas que irá se dedicar a seus estudos. 

A ter acesso as aulas, é só assistir, fazer exercícios e provas, e aprender sem sair de casa. 

Além da flexibilidade e comodidade, você ainda ganha em tempo, já que os cursos online gratuitos, são mais rápidos em conteúdo, feitos para você aprender com agilidade e deixar seu currículo no ponto do mercado rapidamente. 

  1. Economia também de dinheiro

Se você está um pouco apertado agora, então a escolha mais inteligente é investir em cursos online gratuitos.

Estes cursos são gratuitos, ou seja, sem custo, perfeitos para que você economize e aprenda com qualidade ao mesmo tempo. 

  1. Aprendizagem acessível

Qualquer pessoa consegue acompanhar os conteúdos das aulas. Com um dispositivo móvel como o celular ou um notebook, você já consegue estudar facilmente.

O material didático oferecido, além das aulas em vídeo, dá aos alunos ainda mais acessibilidade e qualidade no aprendizado. 

  1. Torna seu currículo mais competitivo no mercado

Os cursos online gratuitos são conhecidos como cursos complementares, ou seja, eles são perfeitos para complementar o currículo de formação em graduação ou cursos técnicos e profissionalizantes. 

Com um currículo cheio de cursos complementares, você se torna mais atrativo ao mercado e tem mais chances de obter as melhores oportunidades.

  1. Cursos online gratuitos estão cada vez mais valorizados

Esse tipo de curso, está cada vez mais sendo solicitado pelas empresas, e torna o currículo mais valioso.

Os cursos online gratuitos oferecem certificações opcionais, mas que quando adquiridas, tornam o aprendizado ainda mais confiável para o mercado.

  1. Aperfeiçoa seus conhecimentos e habilidades

Se você já está inserido em uma profissão, pode precisar de atualização em seus conhecimentos, e por isso, os cursos online são ótimas escolhas.

Alguns cursos, atualizam constantemente suas normas, o que torna seu conhecimento ainda melhor e nivelado com o mercado.

Além disso, os cursos gratuitos online ajudam você a obter novas habilidades e começar uma nova carreira do zero, sendo excelente para jovens que estão entrando no mercado de trabalho. 

  1. Perfeito para transição de carreira

Além dos jovens que estão começando sua vida profissional, pessoas que querem ir para outra área profissional, também se beneficiam com cursos online gratuitos.

Que tal começar um curso em outra área e se profissionalizar em mais de uma carreira? Invista em você!

Cursos online gratuitos mais procurados para capacitação profissional

Os cursos online gratuitos são fundamentais para elevar seu conhecimento e seu reconhecimento profissional.

Veja alguns dos cursos mais procurados e valorizados no mercado atual:

  • Cursos em Administração

Os cursos online gratuitos em Administração estão entre os mais buscados. A área se destaca pela gestão de empresas, organizando, otimizando e aumentando o faturamento financeiro. 

Os cursos mais comuns são de Assistente Administrativo, Gestão Empresarial, Inteligência Emocional, Direito Administrativo, Auxiliar de Produção, entre outros. 

  • Cursos em Informática

Cursos em Informática, focam na computação e áreas destinadas ao conhecimento e domínio de softwares, hardwares e internet.

No curso, você encontra aulas em Informática Avançada, Tecnologias Digitais, Métodos Ágeis, Internet das Coisas IoT, Java, PHP, Design Gráfico, e mais. 

  • Contabilidade e Finanças 

Para empresas e pessoas comuns, fazer cursos voltados a contabilidade e Finanças, é fundamental para garantir um fluxo de caixa saudável e o planejamento de crescimento com mais rentabilidade.

Os cursos em Contabilidade e Finanças mais acessados, são de Contabilidade Financeira, Educação Financeira, Tributos, Empreendedorismo, Nota Fiscal Eletrônica, e outros cursos. 

  • Marketing e Vendas

Nos cursos de Marketing e vendas, o aluno aprenderá como criar estratégias para vender mais e melhor, além de iniciar projetos, planos e determinar metas a serem alcançadas.

Dentre os cursos mais famosos, estão Métodos Ágeis,  Employer Branding, Marketing de Conteúdo, Gestão de Redes Sociais, Customer Experience, e muito mais!

  • Indústria e Tecnologia

Os cursos online gratuitos em Indústria e Tecnologia, são voltados para o mercado industrial, com foco em cursos de segurança e tecnológicos.

Os mais buscados são de Engenharia Mecânica, Segurança em Instalações Elétricas, NR 35, NR 12, Instalações Hidráulicas, Biossegurança e mais.

  • Saúde e bem-estar

Os cursos de saúde e bem-estar, são perfeitos para iniciar em setores da saúde e estética. 

Dentre os mais conhecidos, Microscopia, Necropsia, Lúpus, Ervas Energéticas, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Florais de Bach.

Cursos online gratuitos

A educação é a única forma de garantia que você tem, para um futuro mais tranquilo e financeiramente recompensador.

Para isso, escolha seu curso e se dedique, se especializando a cada dia e aperfeiçoando seu conhecimento.

Com os Cursos online gratuitos UNOVA Cursos, você estuda no conforto de sua casa, com os cursos mais competitivos do mercado e tudo de graça, digital e com opção de certificado válido e aceito em todo país.

Não perca a chance de mudar a sua vida! Comece agora o futuro que você sonha com nossos cursos. Clique agora e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.