LGBT

A violência e o preconceito contra pessoas do mesmo sexo são uma das pautas que mais crescem no mundo. O assunto que tem se tornado cada vez mais discutido, acontece pela importância que as leis contra a homofobia tem se tornado no nosso país e no mundo.

Mais quais são os avanços mais recentes quanto as leis para maior liberdade dos homossexuais no país? Quais os países que além do Brasil, estão deixando o conservadorismo de lado e respeitando mais os homossexuais? Como lidar e quais atitudes um homossexual deve ter com homofóbicos? Saiba mais neste post.

As Vitórias LGBT Ao Longo Da História 

A homossexualidade faz parte do mundo desde os primórdios das eras, e isso não se restringe apenas aos humanos, mas também a muitas espécies de animais.

Visto como uma atitude, escolha ou ´´costume“ abominável para muitas religiões e passível de pena capital em algumas culturas e países, a homossexualidade hoje já respira mais respeito do que em tempos antigos, por conta da luta de pessoas e grupos inteiros que não desistiram de ter a liberdade de amar sem riscos.

O termo LGBT é a sigla de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e usada oficialmente desde meados da década de 90. Com outras terminologias que buscam incluir mais grupos de diversas orientações sexuais, outras variantes do termo também são possíveis como LGBTQI(queer e intersexuais) e LGBTQIA (assexuais).

Até pouco tempo depois da segunda guerra mundial, praticamente o mundo inteiro via a homossexualidade como um crime e abominação, tanto que séculos anteriores, muitos homossexuais foram mortes de formas humilhantes e com grande crueldade, apenas por serem homossexuais.

A partir da década de 60, com o advento da era hippie e amor livre, ser homossexual começava a deixar de ser tabu, porém não um desafio. Nomes importantes como Karl Heinrich Ulrichs, Harvey Milk, Sylvia Rae Rivera, Bayard Rustin e até Eleanor Roosevelt, foram determinantes para os avanços das leis contra homofobia e reconhecimento dos homossexuais na sociedade.

Leis Em Favor Do LGBT No Brasil

Enquanto o mundo via o crescimento dos movimentos sociais lgbt, no Brasil não era diferente, porém foram mais tardios e muito, por conta da ditadura que seguiu-se na mesma época e principalmente da cultura e conservadorismo que até hoje ainda é real em nosso país.

Na década de 80, grupos como o GGB, Grupo Gay da Bahia foi criado, e começaram a levantar a bandeira em prol dos homossexuais, em busca de mais respeito e leis em benefício do grupo na sociedade.

Somente 30 anos depois em 2011, essas leis começaram a tomar forma, como a lei que estabelece a união de duas pessoas do mesmo sexo como casamento e legítima, inclusive com todos direitos que relacionamentos heterossexuais quanto em relação a herança e partilha de bens em caso de separação.

Homofobia E O Que Fazer Quando For Vítima

Homofobia

Apesar de muitos avanços em relação ao respeito e leis aos homossexuais, a homofobia ainda é comum e uma situação grave em todo mundo. No Brasil, houve um aumento de violência com homossexuais entre 2016 e 2017 e dados mostram que a cada 16 horas um gay é morto no Brasil.

 A partir de 13 de junho de 2019, foi estabelecido a lei contra a Homofobia no Brasil e agora, qualquer ato de violência contra um homossexual é considerado crime grave. Por isso ao menor ato de discriminação por ser homossexual ou atentado a vida, acione a polícia, faça boletim de ocorrência e processe o infrator, pois ele será julgado dentro desta nova lei.

Aprenda Mais Sobre Diversidade Sexual Na Fbv Cursos!

Professores, psicólogos e profissionais que desejam entender melhor sobre a diversidade sexual no Brasil e no mundo, faça o curso gratuito online de Psicologia e Diversidade Sexual e Diversidade Sexual nas escolas, que dará maiores esclarecimentos sobre o assunto e maior preparo em orientar sobre o respeito a homossexuais.

Matricule-se agora na FBV Cursos e conheça ainda mais seus cursos profissionalizantes!

Sobre o Autor