RODAS DE LEITURA INFANTIL

Rodas de Leitura são as maneiras mais divertidas de estimular a leitura nos pequenos. Crianças que leem, tem mais chances de se tornarem adultos leitores, por isso é fundamental que as escolas e professores tenham rodas de Leitura Infantil eficientes.

O problema é que nem sempre é fácil interagir com as crianças, as vezes eles querem chamar atenção, fazem muito barulho e deixam os professores tão nervosos, que as rodas de leitura acabam não sendo nem um pouco proveitosas. Mas o que não fazer em rodas de leitura infantil, para elas aprenderem e lerem melhor? Neste artigo, vamos elucidar esses fatos para sua roda de leitura ser um sucesso.

NÃO TER UM PLANEJAMENTO DA AULA

O planejamento é o que define nossos sucessos e fracassos. Um bom professor, faz o planejamento de sua aula e sabe o momento certo para fazer uma roda de leitura infantil eficiente.

Por isso não separe apenas aqueles 30 minutos no final da aula ou esqueça de fazer isso toda semana, é fundamental ter definido seu programa de trabalho e as rodas de leitura bem definidas nos dias e horários específicos, para o sucesso de sua roda de leitura.

ERRAR NA ESCOLHA DOS LIVROS

Existem muitos livros bons para ler com as crianças, porém é preciso escolher muito bem. Alguns, tem assunto mais infantilizado e próprio para bebês e crianças pequenas e outros são para crianças em processo de alfabetização, que querem algo mais envolvente.

Por isso escolha livros que estejam concernentes com a faixa etária da turma que irá ouvir a leitura e disponibilize livros iguais para que eles acompanhem ou incentivem os pais a comprarem o livro para a leitura em sala de aula.

NÃO TER CONTROLE SOBRE A TURMA

O grande problema das rodas de leitura infantil é a falta de controle sobre o grupo. Nessas horas, as crianças ficam muito alegres e pulam, gritam e esquecem que precisam ficar em silencio para entender a história.

Converse com eles e deixe claro que eles precisam manter a disciplina, que o momento é muito legal, mas precisa de atenção. Demonstre sua autoridade e não deixe fugir o controle da aula em momento algum.

NÃO INTERAGIR COM OS ALUNOS

Não interagir com os alunos é um erro que pode colocar sua roda de leitura como a aula mais chata. Os alunos precisam e querem entrar na história de alguma forma, e nada melhor do que escolher alguns e dar o nome dos personagens e até fazer um tipo de teatrinho.

Outra ideia, é ir contando a história e nos pontos principais pedir para as crianças repetirem ou perguntar o que eles fariam no lugar do personagem. Use a criatividade para incentivar a criatividade dos pequenos.

NÃO ESTIMULAR A LEITURA EM CASA

ESTIMULAR A LEITURA EM CASA

A leitura é uma das formas mais fáceis de aprender sobre algo, além de ajudar a formar nosso vocabulário e abrir a imensidão de novos mundos para conhecermos. É possível viajar até Paris, apenas com a imaginação, ao ler um livro francês, portanto os livros têm o poder de transformar as palavras em algo quase palpável.

Por isso estimule a leitura das crianças nas rodas de leitura infantil, incentivando que eles queiram livros de presente dos pais e reforcem sua leitura. Também converse e faça o mesmo com os pais, pois quanto mais leitores assíduas em sua roda de leitura, melhor esses momentos se tornarão.

SE QUALIFIQUE!

A leitura é um prazer que começa desde pequeno, e as rodas de leitura abrem as crianças essa necessidade de ler. Para se especializar e saber lidar com as crianças nesse processo, é fundamental tem qualificação. O curso online grátis de Rodas de Histórias na Educação Infantil, auxiliam professores a abrir essa janela de conhecimento para crianças e se tornar um professor mais preparado.

Sobre o Autor