Não é segredo que devemos manter a nossa saúde bucal em dia, afinal, a boca é responsável por funções que refletem na saúde de todo o organismo.

Ela é o principal ponto do nosso corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo assim, é uma porta aberta para a entrada de bactérias e diversos microrganismos prejudiciais à saúde.

No entanto, com a chegada do novo Covid-19 e o cenário que estamos vivendo, os cuidados precisam ser redobrados.

Se você quer saber dicas de precauções para proteger você e a sua família, continue conferindo este conteúdo!

A pandemia

Com o crescente número de casos divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), especialistas do mundo todo passaram a compartilhar informações de como as pessoas deveriam se cuidar para não contrair o vírus e também para não transmití-lo.

Lavar bem as mãos, passar álcool 70, evitar contato físico e aglomerações. Isso todo mundo já sabe, mas e a higiene bucal? 

O fato é: se a higiene bucal não é feita da maneira correta, ocorre um crescimento de microrganismos na boca que acabam circulando pelo corpo, resultando em uma baixa imunidade. 

Para garantir um acompanhamento correto não só nessa época do ano e reduzir as chances disso acontecer, o ideal é que as pessoas invistam em planos odontológicos, assim a saúde bucal é acompanhada de perto por profissionais qualificados.

Agora, veja as principais dicas que separamos para você para enfrentar este momento com mais facilidade:

Não tocar no rosto

Apesar de lavar as mãos constantemente, o correto é não passá-las no rosto, principalmente quando estiver fora de casa. Elas estão em contato constante com diversas superfícies diferentes como ambientes, animais ou maçanetas, que nem sempre estão limpas. 

Dessa forma, você tem mais uma garantia de que não está levando nenhum tipo de bactéria para a boca, nariz e olhos, locais propícios para a transmissão não só do Covid-19, mas de entrada de outros vírus e micróbios. 

Trocar a escova de dente

Mudar de escova de dente com regularidade é algo que todos devem fazer. O tempo máximo de uso, segundo especialistas, é de no máximo 45 dias. Passado esse tempo, a escova começa a se desgastar, acumula bactérias e perde a sua função.

Neste momento de pandemia a recomendação é a mesma. E, caso a pessoa que utiliza a escova fique doente ou seja internada pelo coronavírus ou por algum outro tipo de problema de saúde, o indicado é trocar a escova.

Evitar beijos

Como já foi dito, a boca é um dos lugares mais fáceis para contrair o vírus, sendo assim, o beijo não fica fora dessa. 

Eles devem ser evitados, pois fluidos da boca também transmitem o vírus, então, se o seu companheiro ou sua companheira estiver com o vírus incubado ou apresentando sintomas, ele pode ser transmitido para você.

Separar utensílios de cozinha

Separando os itens utilizados na cozinha, como prato, talheres e copo, você reduz ainda mais as chances de disseminação do vírus, caso alguém de sua residência o tenha contraído.

Este tópico é mais indicado para aquelas pessoas que já foram contaminadas e devem fazer o isolamento, mas você também pode usá-la como mais uma medida de prevenção.

Escovar os dentes com regularidade

Que os dentes devem ser escovados e limpos com fio dental sempre após as refeições todo mundo já sabe, certo? No entanto, nesse período, este hábito deve ser levado ainda mais a sério. 

Qualquer chance de abertura para inflamações ou infecções na boca por não manter uma limpeza adequada pode resultar na circulação dos microrganismos, acarretando na queda da imunidade.

Caso isso aconteça, o corpo fica ainda mais vulnerável para a contaminação do Covid-19 e de outras doenças. 

No caso de inflamações recorrentes, mesmo com a limpeza correta, o indicado é fazer um plano dental para analisar o que pode estar acontecendo e dar início a um tratamento.

Cubra a boca ao tossir e espirrar

Ao tossir e espirrar, eliminamos gotículas de saliva e catarro que podem se espalhar pelo ar ou chegar até uma ou mais superfícies. A melhor forma de evitar que isso aconteça é cobrindo com o antebraço essas regiões.

Caso você esteja com gripe, coronavírus, tuberculose ou alguma outra doença infecciosa das vias respiratórias, isso ajuda a reduzir a circulação do vírus. 

Individualizar itens de higiene 

Da mesma forma que os utensílios de cozinha, os itens de higiene pessoal também devem ser utilizados individualmente. 

Sabonete, toalha de banho, pasta de dente, desodorante roll on e protetor labial são alguns exemplos dos itens que não devem ser compartilhados.

Mais saúde e bem-estar

Neste conteúdo você aprendeu dicas simples, porém importantes, de como cuidar da higiene bucal durante o tempo de transmissão do Coronavírus. 

A recomendação é para ficar em casa, mas se acontecer qualquer tipo de problema, com certeza tem algum dentista 24 horas pronto para te atender.

Além das dicas aqui compartilhadas, outros hábitos podem ajudar a fortalecer a imunidade para te deixar ainda mais forte, confira alguns deles: ingestão de líquidos, alimentação saudável, praticar atividades físicas dentro de casa, cuidar da saúde mental e o principal, se você puder, evitar aglomerações.

Seguindo as dicas que reunimos nesse post, você estará ajudando a sua saúde e, indiretamente, a saúde de todos. Com isso, vamos juntos fazer com que esse momento dure o menos tempo possível!

Conteúdo foi produzido por Beatriz Trevizoli | Assessora Digital  na empresa Ideal Odonto.

Sobre o Autor