Competências e habilidades ideais do profissional de marketing digital

Se você pretende trabalhar com publicidade, precisa aprender quais são as habilidades ideais do profissional de marketing digital. Afinal, hoje em dia, a publicidade online já é tão importante quanto a tradicional.

Além disso, o futuro está reservado para o setor digital, já que a perspectiva é que o marketing online ultrapasse o tradicional em 2023.

Mas e aí, você está preparado para atuar nessa área? Quais são as habilidade ideais do profissional de marketing digital? Veja a seguir!

1. Vontade e facilidade de aprender é essencial nessa área

O marketing digital é uma área relativamente nova, especialmente se comparado com o setor da publicidade tradicional.

Além disso, é uma área em constante evolução. Por exemplo, há apenas 10 anos atrás o que era a regra do marketing digital nem é mais usado hoje. Tudo mudou: os algoritmos, os formatos, as plataformas, o público…

Portanto, uma das habilidades ideais do profissional de marketing digital é a capacidade de se adaptar às novidades do setor. Ou seja, é preciso ter muita vontade e facilidade de aprender as novidades da área.

2. Dinamismo é uma das habilidades ideais do profissional de marketing digital

Um bom profissional do marketing digital precisa ter muito dinamismo para enfrentar os desafios de um mercado em constante mudança.

Isso é necessário pois não dá para pedir autorização o tempo todo para os supervisores ou esperar por diretrizes para resolver problemas. Em muitos casos, a demora de 30 minutos de ação pode custar algumas centenas de reais em um anúncio mal-programado no Facebook, por exemplo.

3. Capacidade de comunicação faz a diferença no marketing digital

Um bom profissional de marketing digital precisa de uma excelente capacidade de comunicação.

Tanto para poder produzir conteúdos e anúncios que comuniquem o desejado ao público, como para poder interagir adequadamente com os seus colegas de equipe e dinamizar as ações.

Além disso, é importante que a comunicação seja compreendida por completo. Ou seja: não só é importante saber se expressar, como saber ouvir as outras pessoas, os recados do público e entender o que foi dito.

4. Pensamento orientado a métricas é essencial no setor

Dentre as habilidades ideais do profissional de marketing digital está o pensamento orientado a métricas. Afinal, os indicadores de desempenho são essenciais para a área.

Em todas as campanhas e estratégias de marketing digital, desde a produção de conteúdo para um blog até o desenvolvimento de anúncios em redes sociais, é necessário lidar com métricas e orientar o processo de decisões com base nelas.

Por isso, é necessário que o profissional do setor domine um pouco de estatística e saiba como coletar e analisar dados para o seu trabalho.

5. Facilidade para trabalhar em equipe é muito importante dentro do segmento

Um bom profissional de marketing digital precisa de muita capacidade para trabalhar em equipe se deseja se tornar bem-sucedido no setor.

Isso é necessário porque ninguém comanda todas as partes de uma campanha sozinho. Não dá para fazer anúncios, gestão de redes sociais, Marketing de Conteúdo, SEO e todo o resto sozinho.

No entanto, também não dá para cada setor de uma estratégia seguir uma linha. Ter uma linguagem diferente, foco diferente. Isso cria um resultado assimétrico.

É necessário que a equipe trabalhe junto, cada um cuidando da sua área, mas com todo o conteúdo interligado para os melhores resultados possíveis.

6. Curiosidade é uma das habilidades ideais do profissional de marketing digital

A área do marketing digital está em constante mudança e não há muito conhecimento formatado no setor. É fato que existem muitos especialistas com cursos, mas não tem como formalizar todo o conteúdo em um curso de faculdade, por exemplo.

Isso porque o que se aprende no primeiro ano da faculdade, já não tem impacto quando se formar.

Quem quiser se manter sempre bem informado e adaptado ao setor, precisa acompanhar de perto as novidades e precisa de curiosidade para “fuçar” e estabelecer conhecimentos novos.

7. Organização é vital para os profissionais de marketing digital

Um projeto de marketing digital costuma ser complexo. Por isso, é necessário organização para poder lidar adequadamente com todas as funções e passos exatos de cada ação.

Por exemplo, pense na gestão de redes sociais. É necessário postar pelo menos 3 vezes cada conteúdo (cada postagem em um horário e dia diferentes) para garantir que ela terá o máximo de impacto possível.

Por isso, é preciso se organizar ao máximo para não sobrepor postagens, perder o timing das coisas e desperdiçar tráfego orgânico.

O mesmo vale para o fato de que os profissionais de marketing digital, normalmente, trabalham como freelancer ou em home office, o que exige organização para lidar com todas as tarefas a tempo, sem procrastinação.

E aí, aprendeu quais são as habilidades ideais do profissional de marketing digital? Será que você tem o que é preciso para entrar nesse setor?

Quais dessas habilidades você já tem e qual delas você acha que ainda precisa desenvolver? Conte pra gente em um comentário abaixo!