Dicas simples de fotografia

A fotografia é uma das grandes paixões das gerações atuais. Tirar selfies, fotos com cores impecáveis e lugares maravilhosos, são a sensação nas redes sociais das fotos digitais. 

Com quase 200 anos de história, a fotografia pode ter se tornado mais acessível atualmente, mas quem pretende seguir a carreira ou simplesmente ter fotos melhores e mais próximas das profissionais, precisa estudar

Saber enquadramento, entender de luz, controle de cor e abertura da câmera, são pontos que no dia a dia não são falados, mas fazem parte da vida dos profissionais.

Se você deseja fotos bem-feitas e quase profissionais, nesse artigo separamos dicas simples e essenciais para você aprender sobre iluminação para fotos incríveis. Veja a seguir. 

  1. Fotografia e Iluminação- A importância da luz para fotos incríveis

A luz é a parte principal da fotografia, pois a iluminação que define o estilo e a qualidade da foto.

Para equilibrar a luz na hora da foto, é preciso entender como funciona o diafragma. Ele que faz o controle da luz e como uma janela, determina se a foto será mais clara ou escura.

Quanto mais aberto, maior a incidência de luz e quanto mais fechado, menor. Dessa forma, ele define, também, a profundidade do campo da imagem, dando mais nitidez ou desfocando.

Quanto mais aberta, ou seja, com mais luz, terá menor profundidade e cabe ao fotógrafo ir testando as distâncias e aberturas do diafragma para definir a qualidade das fotos. 

Para definir a iluminação na fotografia, é importante entender sobre o obturador e o ISO. O obturador é que controla o quanto de luz incide na lente e torna os movimentos mais sensíveis nas fotos. 

Já o ISO, determina a sensibilidade da luz e quanto menos tiver, mais sensível é. Baixo ISO significa que a câmera precisa de mais luz e dessa forma destacar imagens mais claras. Se o ISO for alto demais, pode ficar granulado e comprometer a foto final. 

Por fim, o flash é outro uso que dá vida as suas fotografias com iluminação, ou seja, aquele brilho que falta e principalmente durante a noite.

Mas não é só de noite que o flash fica bom. Às vezes, mesmo durante o dia, uma foto fica melhor com uma luz extra e aí entra esse recurso artificial. 

Quando é um dia muito ensolarado, o flash deve ficar guardadinho ou pronto para um local mais escuro, de resto, equilibre seu uso mesmo a noite, pois em um ambiente com boa luminância artificial, ele pode chapar muito as fotos. 

  1. O segundo segredo para boas fotos é o enquadramento

Que a iluminação é fundamental e foi enfatizado no tópico anterior, sem sombra de dúvidas, mas para uma foto de qualidade, existe um conjunto de técnicas e conceitos.

O enquadramento por exemplo, é um desses pontos de importância. Enquadrar é centralizar o foco da câmera onde pretende tirar a foto. 

Existem algumas técnicas e métodos simples para iniciantes que ajuda bastante. Um deles é a regra dos terços. 

Nela, você imagina a imagem que pretende tirar a foto dividida em 9 partes com 3 colunas. 

A parte central será a mais importante e isso dará a você uma visão espacial mais precisa da foto, inclusive, sabendo quanto tem que se afastar ou aproximar para uma foto perfeita. 

Com o tempo, não será necessária a técnica, pois só de olhar, será fácil definir o ponto central da foto e seu foco certo.

  1. Como um tripé ajuda para boas fotos 

O tripé é a melhor coisa para fotógrafos especializados em fotos estáticas, pois é possível focar e centralizar com precisão, além de deixar as mãos livres.

Outro ponto do tripé é que em fotos de estúdio, o fotógrafo tem liberdade para orientar a pessoa fotografada enquanto a máquina está em espera no tripé.

Fora isso, o tripé não é indicado para fotos em movimento, já que o fotógrafo precisa estar com a máquina pronta para cada clique. 

Para amadores, existem muitos tripés interessantes a venda e ajudam a se familiarizar com a rotina de um fotógrafo.

  1. Qualquer câmera pode fazer boas fotos? 

Sim, qualquer câmera tem a capacidade de fazer uma foto linda, mas quanto mais desempenho ela tiver, melhor será. 

Nos dias de hoje, as diferenças entre uma câmera e outra são muito pequenas, sendo que o que diferencia mesmo são os acessórios, luz e os conhecimentos do fotógrafo.

Se você tiver uma câmera semiprofissional, já é possível fazer trabalhos bem legais. O importante é continuar treinando e testando os acessórios, técnicas e configurações dela.

  1. Quando é necessário ter um bom celular para fotos?

Se você trabalha com conteúdo digital, está pensando em seguir carreira como fotógrafo ou quer tirar fotos com cara mais profissional, ter um celular top de linha é essencial.

O Iphone 14 Pro por exemplo, é considerado o melhor smartphone para fotos, pois ele possui recursos extras que fazem toda diferença na qualidade das imagens.

Ele possui foco automático mais rápido que os concorrentes, controle de profundidade, cores mais vivas e efeitos de iluminação que deixam as fotos como profissionais.

Apesar do preço mais salgado no Brasil, é interessante avaliar outras opções ao Iphone como modelos do Samsung e Motorola, que geralmente tem câmeras excelentes e não perdem em quase nada na qualidade de suas fotos.  

  1. Faça cursos de fotografia

Se você adora tirar fotos de tudo, de si e de todos, um curso de fotografia e iluminação te ajudará muito.

Seja para uma carreira profissional ou só melhorar os resultados das fotos, estudar é sempre estimulante!

Comece estudando cursos online como cursos livres, pois eles possuem o básico para começar seus cliques mais profissionais. 

Curso Fotografia e Iluminação grátis e online da Unova Cursos

O que achou dessas dicas? Todas são possíveis com uma câmera comum, semiprofissional e até com seu celular.

Mas se quiser aprender mais e até seguir a carreira de fotógrafo, se prepare e qualifique começando com o curso Fotografia e Iluminação.

No curso, você terá aulas sobre ótica, câmera de vídeo, ajustes da câmera fotográfica, zonas de luminância e muito mais. 

Curso online e gratuito, com o melhor conteúdo EAD e opção de certificado, aceito e válido em todo território nacional. Deixe seu currículo mais completo agora e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.