Orientação profissional: onde um designer de interiores pode trabalhar

O designer de interiores, é uma figura profissional cada vez mais difundida. Ele lida com o design dos espaços interiores de residências, escritórios, atividades comerciais, instalações de acomodação, utilizando dois critérios fundamentais: funcionalidade e senso estético.

Um bom designer de interiores deve necessariamente combinar habilidades diferentes, que lhe permitam atender às necessidades do cliente em termos estéticos, funcionais e tecnológicos.

Para exercer esta profissão, você precisa ter conhecimentos básicos de arquitetura, história da arte e design. Além disso, é importante que o designer de interiores tenha uma boa propensão a atualizações constantes. Isso permitirá que ele conheça as últimas tendências e inovações do setor, para atender às solicitações dos clientes.

A missão do designer de interiores é interpretar as necessidades e desejos do cliente, projetando e criando espaços e ambientes que os reflitam.

O que um designer de interiores faz

A principal tarefa de um design de interiores, como é fácil adivinhar pelo próprio nome, é a do design e preparação dos espaços interiores de uma casa (usar papel contact, móveis e acessórios). Mas não apenas as residências são confiadas a seu conselho, mas também escritórios, laboratórios, estúdios profissionais e todo tipo de estrutura que, por necessidade ou desejo, deve ser redesenhada ou melhorada por dentro.

A técnica e o respeito pelas regras são fundamentais na arquitetura, mas o estilo e a organização dos espaços são igualmente importantes.

Onde um designer de interiores pode trabalhar

O designer de interiores pode trabalhar como funcionário, em empresas do setor moveleiro (fabricantes ou distribuidores de móveis, acabamentos de interiores, louças sanitárias) ou em lojas profissionais de design, arquitetura ou móveis.

Como alternativa, você pode optar por seu próprio negócio. Nesse caso, no entanto, a aquisição de experiência prática nas seguintes áreas será de fundamental importância. Mas que outras oportunidades de emprego existem para um designer de interiores?

Quando você conhece todas as diferentes oportunidades para as quais está qualificado, poderá enfrentar projetos mais exigentes, permitindo que você se torne um especialista em design.

Se você estiver interessado em saber mais, fique à vontade e vamos para descobrir quais são as 5 oportunidades de trabalho imprevisíveis de um designer de interiores!

1 – Designer de interiores para indústria cinematográfica

Suas habilidades de decoração de interiores certamente não se limitam a residências e escritórios. A indústria cinematográfica é uma área que você talvez nunca tenha considerado antes.

Decoradores de cenários são sempre necessários para:

  • Organizar um cenário
  • Criar um cenário
  • Escolher móveis para um cenário de filme

Um forte conhecimento de design e decoração, bem como a teoria das cores, é necessário para esse papel.

Você também precisa de um toque criativo e atenção aos detalhes! Os empregadores da indústria cinematográfica buscarão uma combinação de habilidade, motivação e um estilo único.

2 – Designer de interiores da loja

Se você estiver interessado em trabalhar em um ambiente de varejo, esse trabalho pode ser perfeito para você. Ter habilidades de design de interiores pode levá-lo longe, mas não completamente. Obviamente, você precisará adquirir experiência no mundo real!

Trabalhar em uma loja especializada em interiores permitirá que você comece com o pé direito.

Se seu objetivo é se tornar gerente de uma loja, começar como coordenador ou assistente é uma excelente maneira de fazer o seu caminho. Você desenvolverá suas habilidades de atendimento ao cliente e crescerá dentro da empresa.

E se você quiser experimentar o marketing, pode se tornar um comerciante de varejo, mesmo com suas habilidades decorativas!

Você pode procurar empregos no varejo de interiores em qualquer lugar: a Internet, sites especializados e não vamos esquecer o “método antigo” de se apresentar na porta da empresa que você acha que tem a vaga disponível para você!

3 – Designer de cozinha

Um espaço específico, como a cozinha, pode se tornar seu nicho. Nesta posição, você será contratado por uma empresa de design ou uma loja de varejo.

Você deve criar interiores personalizados para os clientes com base em suas visões e preferências. Você trabalhará em estreita colaboração com os clientes para determinar quais recursos de cozinha eles mais usam, para que você possa usar sua experiência e criatividade para criar um espaço que eles irão adorar!

Para se tornar um designer de cozinha, você precisará de alguns anos de experiência. Tente aprimorar suas habilidades de design na cozinha o máximo possível!

4 – Empreendedor/Freelancer

Uma enorme vantagem de ser designer de interiores é ter a oportunidade de iniciar seu negócio com total autonomia!

Um curso de decoração de interiores ensinará os detalhes do empreendedorismo, dando a você a confiança necessária para iniciar seu negócio.

Você provavelmente começará pequeno, trabalhando em casa. Mas à medida que o boca a boca viaja e suas campanhas de marketing começam a decolar, sua empresa cresce!

Tornar-se empreendedor é um caminho diferente de qualquer outro trabalho de designer de interiores: você terá que fazer sua pesquisa, encontrar clientes e gastar bastante tempo trabalhando e aprimorando suas habilidades.

5 – Coordenador de projeto

Ingressar em uma empresa de design é uma mudança de carreira desejável para qualquer novo designer de interiores. As empresas de designers de interiores são conhecidas por produzir trabalhos profissionais e de alta qualidade e por seguir as melhores práticas.

Como coordenador ou assistente de uma empresa de design, você ganhará experiência que poderá usar como desejar no futuro.

Trabalhando como designer de interiores

Independentemente dos objetivos profissionais e pessoais, trabalhar como designer de interiores exige, antes de tudo, uma abordagem crítica e uma capacidade analítica que uma pessoa só pode adquirir no campo.

Testar-se, comparar-se com outros colegas e aprender a ouvir e interpretar os desejos dos clientes é de fato fundamental em um trabalho como esse. Existem muitas oportunidades de emprego como designer de interiores, mas o que importa é encontrar a que melhor atende às expectativas pessoais e às perspectivas de carreira. É claro que isso se aplica a trabalhadores autônomos e funcionários.

Em resumo, se você é um designer de interiores, é preciso muito pouco para poder variar os serviços oferecidos, explorando todas as possibilidades de uma maneira absolutamente única.

Suas habilidades, de fato, serão o ponto de partida para experimentar os mais variados projetos e, assim, personalizar sua carreira em nome da paixão e do profissionalismo.

Conheça nosso curso de Desenho Arquitetônico e Construção Civil

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.