mercado do marketing digital

O marketing digital é um dos mercados mais rentáveis da atualidade. Só em 2022, foram quase 15 bilhões de dólares movimentados só no Brasil.

Mas, afinal, qual o conceito do que é marketing digital? É um conjunto de estratégias que utilizam recursos através da internet, para impactar o público-alvo de empresas. 

Além das vendas, o marketing digital visa estreitar o relacionamento dos clientes com os negócios, facilitando a fidelização e garantindo que a empresa esteja sempre atenta as necessidades de seu público. 

Blogs e redes sociais são alguns dos canais mais utilizados, mas outras formas de estar próximo de seu público é tendo um e-commerce, criando um podcast ou fazendo vídeos para plataformas como o Youtube. 

Se você está começando neste mercado e quer entender melhor como ele funciona, confira nossas dicas a seguir, inclusive, com ideias gratuitas para um início nesse mercado com economia. 

  1. Use o poder das redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de impulsionar seus negócios. Elas permitem que você se conecte com milhares, e até mesmo milhões, de potenciais clientes. Além disso, elas também permitem que você crie um relacionamento com esses clientes.

As mídias sociais têm um poder incrível para conectar pessoas, e uma ótima forma de promover seus negócios

Não importa qual seja o seu produto ou serviço, você pode usar as mídias sociais para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

  1. Coloque sua marca em tudo

Crie uma marca, uma logo que represente seu negócio. A identidade visual é fundamental para qualquer empresa.

A construção de marca é mais apenas do que uma logo, mas é o desenvolvimento das ideias e estratégias que sua empresa irá atacar para conquistar clientes. 

  1. Crie uma landing page matadora

As landing pages se tornaram sites muito atrativos e perfeitos para pequenos negócios, já que em uma única página, você dá todas as informações importantes sobre seus produtos, serviços e valores, além de formas de contato. 

As Páginas de resposta podem, por exemplo, serem páginas automáticas voltadas para divulgação e uma opção muito válida para vender sua marca ou produtos e serviços além das redes ou tráfego pago. 

Crie seu próprio site adquirindo um domínio para seu negócio e contrate um profissional para dar vida a seu sonho digital. 

  1. Crie um blog

O blog é uma das formas de tráfego orgânico mais barato e rentável do mercado do marketing digital. 

Para se ter uma ideia, o SEO é hoje um dos meios mais investidos e com melhor retorno. Hoje, é a terceira forma de marketing de conteúdo mais utilizada, atrás apenas dos vídeos e e-books. 

Através do SEO- Search Enginer Optimization, ou seja, a otimização para motores de busca como o Google, é possível criar palavras-chave e ganhar dinheiro vendendo produtos e serviços através do tráfego proveniente de bons posicionamentos nos buscadores. 

Pense no blog como uma forma de diversificar seus modos de ganhar dinheiro online e uma das modalidades mais rentáveis a longo prazo do mercado. 

  1. Invista em tráfego pago

O tráfego pago são anúncios sobre seu negócio que você pode fazer no Google e redes sociais. 

Com pouco investimento, é possível ter sua marca anunciada em vários lugares diferentes e movimentando seus clientes, aumentando o tráfego do seu site, blog ou e-commerce. 

Para que essa estratégia tenha um bom retorno, é legal ater a ela, redes sociais e blog, ou seja, em seu perfil, criar posts falando do seu negócio ou dos seus produtos e serviços, de modo explicativo, persuasivo e divertido. 

Aqui também deve haver investimento em SEO, com otimização para redes sociais e não apenas blog, mas em vídeos e imagens, alcançando mais pessoas que se identifiquem com seu negócio. 

  1. Incentive a interação com seus seguidores

Postagens nas redes sociais é uma das formas mais de marketing digital mais famosas desse mercado, é uma maneira gratuita de divulgar sua empresa e negócios, enquanto tem um relacionamento amigável com seus clientes.

Faça postagens que chame atenção de seus seguidores. Crie histórias inspiradoras, faça vídeos engraçados e conteúdo que gere visualizações. 

Isso é incentivar a interação em suas redes e você pode promover seu negócio com segurança, enquanto deixa seus potenciais clientes entretidos. 

  1. A importância de uma comunidade de pequenos negócios

Outra maneira de trabalhar no mercado do marketing digital é através de comunidades de pequenos negócios. 

Nessas comunidades, algo parecido com marketplaces, você pode anunciar sua empresa e deixar catálogo de produtos, explicar algumas ações e trocar ideias com outros profissionais. 

É uma ótima maneira de conhecer novos clientes ou parceiros e você pode encontrar esses grupos em redes sociais como o Facebook ou comunidades no WhatsApp e Telegram. 

  1. Estar sempre atualizado

O mercado do marketing digital é um universo de possibilidades e todo dia algo novo começa e acontece.

Para não perder o fio da meada, a dica é nunca parar de estudar e estar sempre atualizado com o mercado, além de estudar todas as novas tecnologias e estar aberto para conhecer e testar recursos novos. 

Para sua empresa fazer a diferença nesse nicho, é fundamental que você se arrisque e não abra mão da educação constante. 

Cursos de Marketing Digital gratuito da Unova Cursos

O que achou das dicas desse post para começar no marketing digital? É um mercado que ainda tem muito a ser explorado, cabe a você aproveitar os nichos que aparecem todos os dias e se tornam ideias rentáveis incríveis.

Para entender como fazer essa exploração com sucesso e investir nesse mercado como empreendedor digital ou oferecer serviços para empresas, faça o curso Marketing Digital

Neste curso, aprenda o que é Marketing Digital, os tipos e os principais canais e recursos para começar nesse mercado online. 

Com a UNOVA Cursos, você aprende com o melhor conteúdo EAD sem custo e totalmente atualizado, em uma das melhores metodologias do mercado. 

Conte com nossa opção de certificado, perfeito anexar ao seu currículo profissional e obter melhor visibilidade no mercado. 

Conheça os cursos gratuitos online UNOVA Cursos e aprenda de verdade com o melhor EAD do mercado digital. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.