O cenário do mercado de trabalho em relação às mulheres é cruel: muitas delas não conseguem trabalhar por questões de gênero e raciais, além disso, aquelas que têm um emprego geralmente ganham menos do que os homens. Tudo isso mostra o quão preocupante é o cenário brasileiro. 

Para confirmar a informação, o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março de 2021, mostra que no Brasil o grau de instrução não é um fator para essa diferença salarial, pois as mulheres são mais qualificadas do que os homens, pois estão mais presentes em escolas e universidades. 

Por isso, mesmo sabendo que as pessoas do sexo feminino são mais instruídas, existe uma luta muito maior em relação ao âmbito empregatício. Confira a seguir as próximas informações sobre essa realidade e os principais campos de trabalho ocupados pelas mulheres. 

Mulheres no mercado de trabalho: atual cenário

Atualmente, o mercado de trabalho para as mulheres no Brasil é bem diferente comparado com algumas décadas atrás, nas quais elas não tinham o direito de sair de casa para trabalhar. No entanto, essa realidade ainda traz consequências negativas, pois sabe-se que elas integram bem menos os cargos no país do que os homens.

Segundo alguns indicadores sociais de gênero do IBGE, a ocupação de mulheres entre 25 a 49 anos no mercado é de 54,6%. Quando comparamos essa realidade com a dos homens, a conversa fica bem diferente, já que aqueles que convivem com crianças com menos de 4 anos têm uma ocupação de quase 90%.

Outra dificuldade apontada pelo levantamento é a questão racial, pois pessoas do sexo feminino que são pretas ou pardas que têm filhos de até 3 anos ocupam um nível de ocupação inferior a 50%, diferente das brancas que agregam um percentual de 62,6% desse mesmo nível.

Ainda segundo o levantamento, no ano de 2019 as mulheres receberam por volta de 77,7% do montante salarial recebido pelos homens, principalmente nos cargos que garantem ganhos maiores. Um exemplo disso são os cargos de gerentes e diretores, que destacam o fato de que mulheres receberam em média 60% do salário dos homens.

Áreas de trabalho comuns entre as mulheres 

Dados do IBGE comprovam que a educação não influencia a desigualdade das mulheres no mercado. Segundo o senso, as brasileiras são mais qualificadas do que os homens da mesma nacionalidade, isso porque elas ocupam uma maior porcentagem relacionada ao nível fundamental e completo.

Porém, ainda sabendo que atualmente muitas pessoas não têm condições financeiras para estudarem em uma universidade, assim, algumas delas recorrem a outras soluções com o objetivo de se capacitarem para trabalhar, como por meio de estudos em cursos gratuitos, que já capacitaram milhares de mulheres no país.

Para te ajudar a saber quais são esses cursos e os principais campos profissionais ocupados por elas hoje em dia, criamos uma lista com as 5 profissões mais comuns, nas quais promovem uma maior inserção de novas trabalhadoras e consequentemente influenciam nas porcentagens mostradas neste post. Confira abaixo:

1 – Gestão de pessoas

Os donos de empresas estão em busca de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da sua equipe. Por isso, cursos como direito do trabalho, atendimento ao cliente, recrutamento e seleção pessoal são alguns dos mais comuns entre as mulheres que desejam atuar na área de gestão de pessoas

2 – Marketing e Vendas

No Brasil, as mulheres ocupam muitas vagas relacionadas com as áreas de marketing e vendas, pois elas têm uma maior capacidade de avaliar e solucionar conflitos de forma humanizada. Por isso, âmbitos como Marketing Digital, SEO, Design Gráfico e Telemarketing são algumas das mais comuns entre aquelas que buscam por um novo emprego. 

3 – Moda 

O segmento da moda agrega diversas áreas do mercado de trabalho, por exemplo: consultoria fashion, cabelo e maquiagem, corte e costura, entre outras. Como as mulheres têm um olhar mais apurado em relação a estética, são capazes de se desenvolver com maestria nessas áreas e atuar de forma excelente. 

4 – Psicologia 

A inteligência emocional é um atributo muito solicitado pelas empresas no Brasil. Assim, como em média as mulheres têm mais características relacionadas à comunicação e relacionamento, atuam fortemente em áreas como psicologia, coaching e em programação neurolinguística. 

5 – Administração

A capacidade de administrar pessoas de forma assertiva, que assegure o melhor desenvolvimento de uma organização é primordial para o sucesso de uma empresa. Por isso, muitas mulheres se capacitam em cursos de Administração, tendo em vista que já possuem habilidades relacionadas a essa área. 

Por fim, todos esses dados e informações sobre as mulheres no mercado de trabalho só nos mostram a seriedade da luta feminina pela conquista do primeiro emprego, como também da igualdade salarial. Sendo um fator ainda pouco discutido no país, deixa claro a discrepância do valor recebido entre pessoas do sexo masculino e feminino nas organizações.

Dessa forma, cabe a todos os brasileiros terem a ideia de que é muito importante levar essas questões em discussão, pois todo o país é regido pela sociedade, essa que é feita de pessoas que, independentemente do gênero, a sua maioria está em busca de qualificação para ter uma melhor qualidade de vida.


Saiba mais informações sobre mercado de trabalho e desenvolvimento profissional, nos nossos posts exclusivos do blog. Além disso, caso você tenha algum comentário para acrescentar nesta publicação, deixe aqui embaixo! Nós da Unova Cursos teremos o prazer em recebê-lo.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário