Buscar uma recolocação no mercado de trabalho é algo que requer diversas estratégias essenciais, pois cada dia mais existem profissionais mais qualificados e empresas exigentes quanto a necessidade de especialização. Por isso, é importante entendê-las para voltar ao mercado e conseguir uma vaga que te dê estabilidade financeira.

Contudo, antes de entender quais são essas dicas essenciais para que você consiga voltar ao mercado de trabalho, é importante compreender quais são as suas pretensões, aquilo que você já possui de especificação e qualificação para a vaga que desejar, bem como aquilo que é necessário aperfeiçoar.

Assim, para esse momento, faça uma autoavaliação sobre o seu perfil profissional! Coloque na ponta do lápis seus pontos fortes e fracos, e considere – acima de tudo – aquilo que é importante ser aperfeiçoado! Caso você já tenha um panorama geral de seus atributos, é possível avançar para a próxima etapa: se preparar para voltar ao mercado de trabalho.

Para te ajudar, nós da Unova desenvolvemos uma lista super funcional e interessante, que vai te auxiliar a conseguir um posto no mercado de trabalho! Quer ficar por dentro dessas 5 dicas essenciais? Vem com a gente e desvende todos os mistérios para um retorno triunfante! Acompanhe conosco na sequência!

Como voltar ao mercado de trabalho? 5 dicas para você ter sucesso!

Uma recolocação no mercado de trabalho envolve muitas atitudes necessárias para conseguir a vaga pretendida. Contudo, muitas pessoas não sabem como devem agir para conseguir atrair os olhares dos empregadores, já que estão há algum tempo afastadas e, dessa forma, ficaram – digamos assim – desatualizadas.

É por isso que nós preparamos esse conteúdo especialmente para você, que está procurando meios eficientes de como voltar ao mercado de trabalho. Com isso, confira na sequência 5 dicas interessantes para você ter sucesso no seu objetivo e retornar triunfante com a carteira assinada!

1 – Tenha um bom networking!

Networking significa “rede de contatos” e nada mais importante para voltar ao mercado de trabalho do que indicação de quem já está nele, concorda? Indicações para vaga demonstra que existe confiança no trabalho que você já desempenhou e conseguiu chamar atenção de alguém que sabe e entende o que você faz!

Por isso, investir em uma rede de contato é tão importante, já que assim fica muito mais fácil acessar as empresas e enviar currículos. Dessa forma, vale a pena informar amigos e conhecidos que estão pretendendo voltar à ativa e ingressar em uma empresa. 

Pois assim, quando qualquer um deles souber de uma vaga adequada ao seu perfil irá te informar e será possível fazer uma candidatura! Tenha sempre em mente que ser conhecido – por boas práticas – no meio em que atuava já te coloca a frente de outros candidatos que não são! Pense nisso!

2 – Invista em um currículo forte!

Um currículo bem elaborado é o próximo passo para que você seja recolocado no mercado de trabalho, já que ele é um demonstrativo de todas as suas qualidades e atribuições em empregos anteriores. 

Dessa forma, organizar de maneira clara e objetiva tudo o que já estudou, desempenhou, bem como as funções que exerceu, faz com que o empregador enxergue sua candidatura com ótimos olhos.

Você pode estar pensando que essa dica é meio que – como diz a expressão – “chover no molhado”, já que a grande maioria diz entender a importância de um currículo estruturado. Contudo, você não imagina a quantidade de pessoas que enviam currículos diários com estrutura comprometida, falta de organização e informações sem clareza!

É por isso que a gente está aqui para te dar esse toque: não seja mais uma daquelas pessoas que entregam currículos inadequados, uma vez que isso, além de não te ajudar a voltar ao mercado de trabalho, também demonstra desqualificação, já que o empregador tende a observar sempre como o candidato fez a apresentação do currículo.

3 – Tenha as mídias sociais como aliada!

Já passou da hora de investir em mídias sociais ao seu favor, não é mesmo? Claro que é ótimo ficar olhando as atualizações do Facebook e Instagram para distrair a cabeça e ter momentos de lazer, porém elas não servem somente para isso!

Hoje, diversas empresas usam esses canais para conseguir promover vagas e acessar candidatos que tenham interesse em fazer parte do time. Com isso, é legal que você adicione ou siga aquelas páginas que fazem divulgação de vagas de trabalho, bem como ficar sempre de olho para ver se alguma empresa está iniciando contratação.

Uma ótima rede social que tem ganhado muitos adeptos, justamente pelo caráter profissional que ela possui, é o LinkedIn. Nela você consegue adicionar contatos de pessoas que já estão no mercado de trabalho, expor suas qualificações e ficar de olho se existe alguma vaga do seu interesse e que encaixe no seu perfil.

Ver as redes sociais como aliada no retorno ao mercado de trabalho é um passo muito interessante para os dias de hoje, já que a tecnologia mudou os meios de comunicação, ampliando as possibilidades de novas oportunidades em diversos locais do mundo.

4 – Estude as empresas as quais se candidatou!

Perfeito! Fez contato com as pessoas que conhece e estão trabalhando para estabelecer um networking, elaborou um currículo realmente forte e bem estruturado, está usando as redes sociais para buscar mais vagas interessantes, agora é chegado o momento de fazer a sua candidatura, concorda?

Ao selecionar as empresas que deseja se candidatar, agora é preciso compreender como ela funciona, quais os valores que ela possui, como surgiu, qual segmento atende, bem como demais informações relevantes a serem mostradas no momento da entrevista!

O que isso quer dizer? Bem, muitos candidatos vão para uma entrevista de emprego com “a cara e a coragem”, sem antes estudar aquilo que pode ser perguntado sobre o histórico de trabalho, além de outros questionamentos que podem surgir com a intenção de conhecer mais o perfil do candidato.

Certo, mas por que estudar aspectos próprios da empresa em que desejamos trabalhar é uma dica dessa lista? Pense comigo, será que demonstrar interesse pela instituição a qual estamos nos candidatando é um diferencial na nossa apresentação no momento da entrevista? 

Eu te digo que sim! Pois, dessa forma, além de você deixar evidente que conhece o local onde deseja trabalhar, também faz com que o empregador te veja com melhores olhos em relação aos demais candidatos, já que essa prática não é muito comum entre aqueles que estão procurando emprego. O que você acha?

5 – Faça cursos de atualização e aperfeiçoamento!

Última dica, mas não menos importante, é investir em cursos de atualização e aperfeiçoamento! Buscar meios de estar cada vez mais integrado e informado sobre diversos assuntos que envolvem a vaga que pretende candidatar-se é uma maneira de mostrar como você é uma pessoa que vale a pena ser contratada!

Por quê? Porque se você tivesse de escolher entre duas candidaturas com mesmo nível de conhecimento técnico, tempo de trabalho na área, e perfis profissionais parecidos, mas um não tivesse tantos cursos no currículo, enquanto o outro sempre busca estar em constante busca por conhecimento, qual deles iria contratar?

No nosso caso, fica evidente que aquele que possui mais interesse pelos estudos será contratado, tendo em vista que essa atitude demonstra muito mais engajamento e pró-atividade do que aquele que se acomodou e não está buscando melhorar na aprendizagem de novos saberes.

Por isso, seja sempre o candidato número 2! Aquele, que além de ter experiência e organização, também está em desenvolvimento contínuo, estudando e melhorando os conhecimentos sobre a área de atuação! Não fique para trás jamais, pois empregadores gostam de funcionários que não estagnaram, mas estão sempre querendo conhecer e melhorar cada dia mais!

Essas dicas são super acessíveis e podem ser feitas por qualquer pessoa que possua engajamento para voltar ao mercado de trabalho! Contudo, se você estiver pensando que não possui dinheiro para investir em cursos de atualização, mas sente a necessidade de incrementar seu currículo, saiba que existem plataformas que disponibilizam cursos gratuitamente!

A Unova, como uma dessas plataformas, desenvolveu cursos gratuitos inteiramente voltados para uma eficiente atualização de conhecimentos para o mercado de trabalho. Que tal você conferir em nosso site o que temos para oferecer e já selecionar aqueles que julgar mais importantes para o seu currículo?

Ah, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o universo trabalhista! Por aqui nós sempre estamos trazendo textos que vão ajudar a melhorar ainda mais em sua carreira profissional! Por exemplo, se você quer uma recolocação, vale a pena ler nosso post sobre como se preparar para atuar nas profissões do futuro! Te vejo por lá, tudo bem?

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário

Deixe um comentário