Porque investir em marketing digital na sua empresa

O marketing digital é uma estratégia que tem gerado resultados grandes e positivos para as empresas.

Esse tipo inovador de marketing tem como característica alcançar muito mais pessoas do que o marketing comum.

Desse modo, projetando o seu negócio a um alcance bem maior e facilitando o relacionamento entre empresa e cliente.

Se você já ouvir falar sobre esse modelo de marketing mas ainda não se convenceu de implantar essa estratégia no seu negócio, confira a seguir algumas razões importantes pelas quais você pode estar deixando grandes oportunidades passarem.

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Afinal, o que é o marketing digital?

Marketing digital é basicamente todas as estratégias e planejamentos do marketing, executados por meio de ferramentas digitais.

O objetivo do marketing é tornar um produto, serviço, pessoa ou ideia mais vendável, ou seja, mais próximo do consumidor, e no digital, isso é feito utilizando as tecnologias que a internet proporciona.

– Marketing digital x Marketing tradicional

Podemos dizer que o modelo digital do marketing é uma evolução natural do marketing tradicional, porém ambos coexistem.

Na verdade, o digital vai utilizar as bases técnicas já estabelecidas no tradicional e executar as ações por meio das ferramentas digitais, principalmente na internet que é onde estão as maiores oportunidades.

Na prática, para fazer o marketing online é preciso entender bem os conceitos do tradicional, pois um não existe sem o outro.

O que as empresas podem conquistar com o marketing digital?

Um atributo revolucionário que o marketing aplicado ao digital trouxe para o jogo é que ele democratizou as oportunidades para as empresas anunciarem e serem notadas, pois na internet há espaço para todos.

Algumas empresas surfaram nessa onda antes das outras e por isso conseguiram alavancar as suas vendas com e-commerce, mesmo assim, ainda hoje é possível começar um novo negócio e utilizar o marketing online para obter ótimos resultados.

O processo ideal é construir uma audiência online, e assim você tem uma base sólida para vender seus produtos e serviços. Sem falar que utilizando a internet, você não fica restrito apenas a sua vizinhança e pode vender para qualquer lugar do país, dependendo do seu tipo de produto, claro.

– Qual é o impacto do marketing digital nas empresas?

Não há como negar que o marketing digital, também chamado de marketing 4.0, revolucionou a forma como as empresas se comunicam com o seu público, e quem não aderiu acabou ficando para trás.

Até empresas que tradicionalmente atuavam apenas no mundo físico acabaram se rendendo eventualmente à internet e com isso expandiram os seus negócios.

Imagine que lugares ermos do Brasil onde não era viável abrir uma filial de uma Lojas Americanas por exemplo, a partir de ferramentas digitais como uma loja virtual, é possível vender para esses consumidores mesmo sem tem loja física nas redondezas.

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Por que investir em marketing digital?

Apesar da internet ser um potencializador do marketing digital, ele também funciona muito bem para produtos e serviços restritos ao mundo físico, pois é fato que nem toda empresa poderá ter um e-commerce, então, o marketing online serve como um canal de comunicação para levar as pessoas até você.

Principalmente utilizando as redes sociais é possível criar anúncios específicos para atingir o seu público alvo e você ainda pode direcionar para as redondezas do estabelecimento para que seja uma comunicação certeira.

E esses são apenas alguns exemplos do que o marketing 4.0 pode fazer pelas empresas, a seguir separamos outros benefícios incríveis para quem usa essa estratégia, confira:

– Estar onde os clientes estão

Um dos principais pontos importantes em investir em marketing na internet é bem simples de entender: se você deseja vender, você precisa ser visto!

E para ser visto, você precisa estar onde seus clientes estão. Mas como isso pode ser possível quando o seu público alvo é bem vasto? Através da internet!

Se o seu público alvo fosse, por exemplo, seus vizinhos, você poderia fazer um trabalho eficiente de forma física e presencial. Porém temos certeza de que não é esse o alcance que você quer, certo?

Para alcançar o maior número de clientes em potencial possível, não há estratégia melhor do que usar a tecnologia a favor do seu negócio.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e online, dificilmente alguém hoje em dia não conhece ou não faz parte do mundo da internet.

Pelo contrário, um número assustador de consumidores usa a internet para realizar pesquisas sobre produtos e serviços. Dependendo de opiniões e conteúdos que encontrarem, tomarão sua decisão final.

Por isso, é muito importante que sua empresa esteja visível para poder ser uma consideração para o seu cliente final.

– Mirando no público alvo

Se o seu negócio for vender produtos para consumidores, o que normalmente chamamos de B2C, você pode usar facilmente o marketing das redes sociais como Facebook, Instagram e mostrar seu produto para um público alvo específico. Por exemplo. Se você vende brinco, o facebook business permite você selecionar mulheres que gostam de bijuterias e impulsionar seu anúncio para elas.

Agora se o seu produto for algo para outras empresas, chamamos de B2B, é possível fazer marketing destinado para as empresas. Como? A cnpj.biz por exemplo fornece o serviço de venda de leads por meio de base de dados de empresas. Veja aqui mais detalhes.

Exemplo: Você vende rastreadores de jóias para joalherias, então você pode pedir para a cnpj.biz quando alguma nova empresa com o CNAE de joalheria for registrada, ela ficar sabendo do seu produto e te contatar para mais informações. Fantástico não? É uma forma eficaz de ficar à frente do seu concorrente.

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– Ganhar autoridade

Através dessa visibilidade, seu negócio conquistará espaço e autoridade no mercado.

Para isso existem estratégias de marketing digital específicas, como marketing de conteúdo e práticas de SEO.

Ao investir nessa estratégia, é possível posicionar seu site, redes sociais e blog corporativo para as famosas respostas das buscas feitas na internet.

Ou seja, o cliente apresenta uma dúvida ou um problema, e a internet oferece os seus produtos ou serviços como uma possível solução.

Imagine só como isso pode impactar os seus lucros e o seu reconhecimento no mercado!

– Atrair e fidelizar

Além de atrair os clientes em potencial com essas estratégias de marketing aplicadas ao mundo online, também é possível investir na fidelização desses clientes.

Isso porque o marketing online ajuda na melhora do relacionamento entre empresa e cliente, estabelecendo uma conexão mais próxima e mais transparente.

Com o planejamento certo, você poderá saber mais sobre o seu público, descobrir necessidades que você possa suprir, manter contato e criar laços de fidelidade.

Além de somente oferecer produtos e serviços, você pode oferecer outras soluções e informações úteis para os clientes, o que aumentará a confiança e a afinidade entre o público e a imagem de sua empresa.

– Se posicionar sempre à frente

Tudo isso fará com que sua empresa esteja engajada e aquecida em relação à concorrência.

De uma coisa você precisa saber, os concorrentes de sua empresa provavelmente já estão usando e aproveitando os benefícios do marketing digital!

Por isso, se você deseja estar bem posicionado e não ficar para trás, investir nessa área é extremamente importante para o seu negócio.

Além disso, você poderá estar atento ao mercado e acompanhar novidades em primeira mão, para oferecer sempre qualidade e inovação aos seus clientes.

Conclusão

Que o marketing online é fundamental para sua empresa ficou claro, então, porque não se qualificar para aplicar os conceitos no seu dia a dia, não é mesmo?

Para isso, conte com a Unova Cursos, pois temos uma qualificação em marketing digital para você fazer sem sair de casa. Matricule-se e aprenda as técnicas que vão alavancar o faturamento da sua empresa.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um administrador formado e com MBA em Logística Empresarial. Hoje, ele é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada na área de Educação à Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de 10 anos de experiência no mercado educacional, Fernando tem se dedicado a levar conhecimento de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil.