o que é massoterapia

Com inúmeros benefícios terapêuticos, a Massoterapia é uma prática que consiste em um conjunto de técnicas de massagem que auxiliam na saúde e bem-estar físico. 

Não se sabe ao certo quando foi inventada, mas existem registros que datam de 2.500 anos antes de Cristo, que destacam práticas de tratamento de dores e relaxamento através da força, fricção e manipulação muscular. 

Países do continente asiático, especialmente a China, possuem os registros mais antigos dessa prática, e não é à toa que a maioria das terapias e técnicas mais utilizadas hoje, são milenares e oriundas dessa região. 

No Brasil, a massagem é considerada como um tratamento terapêutico complementar assim como a acupuntura, homeopatia e cromoterapia

o massoterapeuta tem visto a busca por seus serviços crescer exponencialmente, o que tem tornado a profissão cada vez mais reconhecida no mercado. 

Atualmente, são mais de 100 mil buscas no Google por massagens por mês. Além disso, pesquisa recente mostra que durante a pandemia, cresceu em 30% a busca por massoterapeutas.

Atualmente, porém, existem estudos e pesquisas que provam não só sua eficácia, mas seus benefícios a saúde em geral. 

Confira neste artigo o que é massoterapia e tudo o que você precisa saber para se tornar um profissional massoterapeuta. 

O que é massoterapia?

Como tratado na introdução, a Massoterapia é uma terapia que utiliza a massagem como forma de oferecer bem-estar e saúde.

Através da força e fricção na pele e músculos, o massoterapeuta consegue estimular a circulação sanguínea, tirar a pressão de regiões tensionadas, eliminar toxinas e auxiliar na flexibilidade do corpo.

Esta é uma técnica antiga e muito utilizada em várias partes do mundo, mas é na medicina chinesa que ela possui uma gama variada de práticas que auxiliam na saúde tanto do corpo como da mente.

Aqui, ela é considerada uma terapia complementar de saúde, ou seja, faz parte de um grupo de práticas que não são consideradas terapia convencional, mas que auxiliam na manutenção e cura de diversos males. 

Quais os benefícios da massoterapia? 

A massoterapia oferece muitos benefícios para saúde e vai muito além do relaxamento em dias mais estressantes. 

Em uma sessão de massoterapia, é comum o local ter luz baixa, som ambiente calmo, além do uso de incensos ou difusão de aromaterapia que torna a experiência ainda mais agradável e tranquila. 

Existem mais de um tipo de massagem. São elas:

  • Relaxante;
  • Modeladora;
  • Drenagem linfática;
  • Craniana;
  • Com uso de pedras aquecidas;
  • Com ventosas;
  • Sueca;
  • Esportiva;
  • Reflexologia;
  • Shiatsu;
  • Tailandesa.

Destacamos as mais conhecidas, mas existem outras com foco específico, como é o caso as massagem pré-natal, que visa facilitar o parto normal, A massagem tântrica, com objetivo sexual e indicado para casais e a Shantala em bebês. 

Importante frisar que a Quiropraxia não é um tipo de massagem. Ela consiste na correção e manipulação de articulações, portanto, seu foco é articulações ósseas, enquanto a massagem se concentra nos músculos. 

A quiropraxia é uma prática que pode ser utilizada em conjunto com a massoterapia, porém, o profissional deve ter conhecimento e formação, além de certificações para atuar também como Quiroprata. 

O uso de algumas técnicas de quiropraxia podem causar lesões e, portanto, não deve ser feito por pessoas não capacitadas.  

Os benefícios da massoterapia para saúde, são:

  • Diminuição e eliminação de dores;
  • Melhora significativamente a resistência do corpo;
  • Aumenta a imunidade. Estudos comprovaram que houve aumento de glóbulos brancos na corrente sanguínea de muitas pessoas que fazem uso da massagem regularmente;
  • Combate o estresse e melhora o sono;
  • Promove uma melhora na circulação sanguínea;
  • Estimula o metabolismo;
  • Diminui a ansiedade;
  • Alívio de dores de cabeça e enxaqueca;
  • Auxilia na fertilidade. Estudos mostraram que com a melhora do sistema imunológico, ajuda a função reprodutiva feminina, de modo que aumenta as chances de gravidez para as tentantes. 

Apesar dos benefícios, ela não é indicada quando a pessoa possui problemas articulares ou de osteoporose severos. Feridas que não cicatrizam ou pessoas que estejam com algum tipo de hemorragia, também devem evitá-la até a cura total. 

Fora essas questões, qualquer pessoa e de todas as idades pode se beneficiar com a massagem e quem deseja conhecer o mercado e saber como começar, veja o próximo tópico. 

Dicas para se tornar um massoterapeuta

Se você chegou até aqui e gostou de conhecer tudo o que a massagem pode oferecer, saiba que esse mercado tem crescido muito e necessita de novos profissionais.

Para começar, é preciso fazer um curso profissionalizante, ou seja, um curso técnico em Massoterapia. 

O curso leva em média 2 anos e na conclusão, o aluno terá um diploma de formação, o que dará a certificação necessária para atuar como massoterapeuta. 

Se o profissional preferir, pode fazer cursos complementares de técnicas mais modernas ou antigas, como acupuntura, quiropraxia, cristaloterapia entre outros. 

O massoterapeuta possui uma formação mais completa que um massagista, portanto, é importante sempre se atentar para esse ponto na hora da profissionalização.

O massoterapeuta pode começar sua caminhada profissional em clínicas, spas e atendimento particular.

Para o último caso, o profissional deve disponibilizar um local com maca e todo aparato necessário para as sessões, inclusive, uma maca portátil para atendimento domiciliar. 

O salário médio de um massoterapeuta é de R$ 2.500,00, porém, pode ultrapassar os 5 mil, dependendo da experiência, região que atende e valor dos atendimentos, além das técnicas utilizadas. 

O perfil desse profissional se destaca em pessoas tranquilas, pacientes e atenciosas, já que muitos pacientes se sentem à vontade para falar sobre suas emoções. 

Inclusive, esse é outro benefício da massagem terapêutica, que auxilia no combate e tratamento da depressão, já que promove a comunicação sem julgamentos e reservas. 

Curso Massoterapia grátis e online da Unova Cursos

Agora que você conheceu todos os benefícios da massagem terapêutica e como o mercado tem aberto muitas portas para esses profissionais, é hora de você tentar uma oportunidade.

O curso Massoterapia carga horária de 30 horas e 23 aulas para você entender os conceitos mais importantes e as técnicas utilizadas.

Conheça a história e como deve ser feita a massagem com aulas em plataforma moderna e material didático digital. 

Curso grátis e 100% online. Opção de certificado válido e o início de sua trajetória profissional em uma carreira com cada vez mais aceitação no mercado de trabalho. 

Alcance seus objetivos profissionais e não deixe seu futuro para depois com a UNOVA Cursos. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.