Geração de leads com chatbot

Chatbot é uma ferramenta que conversa com o cliente, usando linguagem natural e tem como apoio aplicativos de mensagens, plataformas digitais e sites.

Responde por meio de inteligência artificial ou diretrizes pré-programadas. Hoje em dia, é considerado um excelente recurso para melhorar o atendimento ao cliente, vender produtos e desenvolver campanhas de marketing.

Uma das maiores vantagens desse recurso é que ele pode trabalhar com inteligência artificial, com isso ele é capaz de estabelecer um diálogo natural e atender as necessidades das pessoas de maneira rápida e assertiva.

Já faz tempo que a transformação digital faz parte do dia a dia de pessoas e empresas, e cada vez mais se vê profissionais dependentes do computador e de outros recursos tecnológicos para resolver questões do dia a dia.

Tudo isso passa pelo uso da internet, mas ao mesmo tempo em que parece algo extremamente recente, praticamente ninguém mais se lembra como fazia suas coisas sem estar conectado.

Com a internet cada vez mais presente na sociedade e a evolução da tecnologia, o chatbot já se tornou parte essencial do atendimento.

Este artigo vai explicar o conceito de chatbot, quais são as estratégias que podem ser usadas com a ferramenta e mostrar porque é possível gerar leads usando esse mecanismo.

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O que é chatbot?

Chatbot é um software que consegue manter uma conversa com pessoas, usando linguagem natural, por meio de plataformas digitais, como no caso de aplicativos de mensagens e sites.

Possui interface conversacional para que o produto ou serviço entregue uma excelente experiência. O recurso também é conhecido por outros nomes, como bots e business chat.

Para usar esse recurso, uma empresa de coworking pequeno pode empregá-lo em diferentes plataformas, como:

  • Site institucional;
  • WhatsApp;
  • Loja virtual;
  • Messenger;
  • Telegram.

Também pode ser aplicado a um sistema de call center e o recurso tem se popularizado por conta de sua capacidade em oferecer suporte de qualidade e instantâneo para os clientes.

Também reduz a necessidade de manter uma equipe muito grande para esse tipo de atendimento, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas que exigem mais estratégia e planejamento.

Seu propósito é possibilitar um atendimento escalonável e que favoreça a experiência do cliente. Trata-se de uma evolução do processamento de linguagem natural que utiliza automação de conversas para manter o relacionamento com os consumidores.

Estratégias que podem ser usadas

Existem diversas estratégias que podem ser usadas no chatbot, voltadas para atendimento ao cliente, vendas e marketing. São elas:

Automação de processos

Com esse recurso, é possível automatizar as funções básicas do atendimento, por meio de frases pré-programadas que conversam com o consumidor, sem a necessidade de um colaborador fazer o serviço.

É um tipo de atendimento onde o cliente pode solicitar segunda via, rastrear pedidos, solicitar nota fiscal, acompanhar trocas e cancelamentos, entre outras possibilidades.

Um fabricante de caixa maleta grande pode trabalhar com as questões mais comuns entre os consumidores e deixar os atendentes para solicitações mais complexas.

Fazer pesquisas de mercado

Os robôs também podem ser usados para coletar informações e opiniões dos clientes, podendo assim expandir o banco de dados da companhia e melhorar suas estratégias de marketing.

No entanto, é válido ressaltar que mesmo usando essa ferramenta tecnológica, a organização precisa respeitar as imposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Isso significa que ela precisa explicar qual é a finalidade dos dados que estão sendo coletados e ainda solicitar a autorização das pessoas.

Aumentar a geração de leads

Outra possibilidade é usar os chatbots para impulsionar a geração de leads. Ele permite solicitar informações de contato para enviar materiais, cupons de desconto, promoções e conteúdos que convencem as pessoas a comprarem.

Só que é importante ter em mente que cada empresa busca essa ferramenta para atender a uma demanda diferente.

Aumentar a produtividade

Uma empresa especializada em um projeto de acm fachada residencial pode trabalhar com um processo automático porque o recurso possibilita fazer o atendimento de diversas pessoas ao mesmo tempo.

Isso acaba agilizando o atendimento para os consumidores que procuram ajuda. Os robôs também são capazes de identificar o usuário, consultar o histórico de contatos e continuar a conversa de onde ela foi finalizada.

Redução de custos

É inegável o fato de que com o atendimento automatizado fazendo a maior parte da demanda, não é necessário ter tantos profissionais disponíveis para a tarefa e isso ajuda a reduzir os custos da corporação.

De acordo com o relatório emitido pela Capgemini, chamado Smart Talk: How Organizations And Consumers Are Embracing Voice And Chat Assistant, 70% das organizações que usam chatbots reduziram em 20% seus custos com atendimento.

Mas além de todas essas possibilidades, o chatbot também é uma excelente ferramenta para as empresas que querem gerar mais leads.

Por que é possível gerar leads?

Ao usar essa ferramenta, a interação entre um fabricante de grama natural varanda apartamento e o consumidor se torna uma conversa.

Por meio de textos pré-definidos, o recurso pode ser aplicado para simular o atendimento humano dentro de um contexto em que o consumidor já está acostumado, que nada mais é do que mensagens instantâneas.

A ferramenta é capaz de tornar o processo muito mais dinâmico e interativo, o que aumenta as chances de conversão. Por meio de uma abordagem personalizada, a geração de leads pode aumentar em até 202%, de acordo com a Hubspot.

Isso acontece porque a ferramenta permite que a empresa crie abordagens personalizadas e roteiros de perguntas, seguindo alguns critérios.

Por exemplo, ela pode fazer isso considerando o canal que trouxe o visitante até sua página, como no caso das redes sociais, acesso direto à plataforma, anúncios, pesquisas orgânicas, entre outras possibilidades.

Outro elemento que pode ser analisado é o comportamento da visita. Por exemplo, uma franquia alimentação baixo investimento pode analisar se é a primeira vez que a pessoa visita a página ou se ela já teve outro contato.

Outro critério para criar a abordagem é o conteúdo da página, analisando se o chatbot será inserido na página inicial ou em uma página diferente.

Outra possibilidade é fazer uma oferta relevante para o visitante, considerando o comportamento e os dados fornecidos pela pessoa. A partir disso a companhia pode fazer ofertas que despertam o interesse das pessoas.

Só que para que isso funcione, é indispensável compreender em qual fase do funil de vendas o lead está para não afastar o consumidor em potencial.

Por meio do chatbot, a captação de dados é muito mais dinâmica, visto que o visitante fornece as informações durante sua interação.

Além daqueles dados mais básicos que costumam estar presentes nos formulários, as empresa terceirizada auxiliar de limpeza podem usar o chatbot para conseguir dados mais relevantes para os vendedores.

O recurso também pode usar perguntas de qualificação para compreender um pouco mais o perfil do potencial cliente. Só que é necessário definir esses conceitos antes de montar o roteiro da conversa.

A companhia pode saber um pouco mais sobre o poder aquisitivo, frequência de cobra, localidade, poder de decisão, entre outras informações qualificadas. Mas todo o roteiro da conversa precisa ser direcionado para essas perguntas.

As informações obtidas por meio do recurso permitem que uma empresa de montagem industrial e caldeiraria faça a segmentação do público.

Os contatos podem ser separados em grupos, considerando o perfil, maturidade em relação à compra, que tipo de produto ou serviço que a pessoa tem mais interesse.

Essa segmentação é muito importante porque serve como base para outros recursos que serão explorados, como no caso da integração das ferramentas de vendas e marketing.

As ferramentas de marketing e vendas podem ser integradas ao chatbot porque isso torna a estratégia mais abrangente e completa.

É uma ação que possibilita a continuidade dos leads gerados dentro do funil de vendas, além de oferecer novos materiais para nutrir e qualificar os potenciais clientes, enviando oportunidades para o time de vendas abordar.

Por fim, a organização pode criar fluxos de nutrição para os potenciais clientes que ainda não estão maduros o suficiente para a compra.

A nutrição e a qualificação nem sempre é relevante, uma vez que nem todos os leads estão qualificados para as vendas, mas um fabricante de chapa de drywall Curitiba pode ter uma base esteja de acordo com seu perfil de cliente ideal.

São pessoas que só não estão prontas para comprar, mas podem amadurecer a ideia e futuramente ocorrer a conversão.

Considerações finais

Chatbot é um sistema inteligente e que está facilitando a vida das empresas no que diz respeito ao atendimento ao cliente, só que ele também colabora muito com o processo de geração de leads.

Ele torna essa tarefa muito mais tecnológica, assertiva e dinâmica e, consequentemente, melhora os resultados obtidos pelas marcas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.