o que é sustentabilidade

Segundo reportagem da Forbes, 82% dos consumidores brasileiros, optam por comprar produtos e serviços de empresas com filosofia sustentável. 

Mas, afinal, o que é ser sustentável? É ter ideais com foco na preservação e continuidade do meio ambiente, mas, também, de práticas que visam a conservação.

A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare e significa sustento, apoio e conservação.

Portanto, ser sustentável é cuidar de algo em prol de sua durabilidade, qualidade e continuidade. 

O conceito aceito para sustentabilidade, é em relação a conservação da natureza e sua biodiversidade. 

Mas a palavra é bem mais abrangente, se aplicando, também, para comunidades, finanças e desenvolvimento. 

Existem vários tipos de princípios de sustentabilidade e nesse artigo, falaremos sobre eles, importância e como seguir em hábitos e até carreiras profissionais que prezam a sustentabilidade. Confira. 

 O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um termo cunhado com base no conceito de suprir as necessidades atuais sem agredir sistemas ou processos futuros. 

Ou seja, ele estabelece as melhores práticas para que o progresso e desenvolvimento sustentável humano continue ocorrendo, sem haver a destruição do meio ambiente.

Aliás, nós seres humanos, somos os maiores causadores do desequilíbrio ambiental mundial, pois visamos por séculos o crescimento do planeta, sem levar em conta o cuidado com a natureza.

Extinção da fauna e flora, além da diminuição dos bens renováveis, são situações cada vez mais comuns e muitas vezes se exaurem sem haver qualquer tipo de recuperação. 

No mundo corporativo, as empresas têm sido desafiadas a buscar maiores responsabilidade quanto a sua parte na preservação da natureza. 

Mas a sustentabilidade vai além de ser apenas um ponto ambiental. Ela também estabelece regras quanto a distribuição de produtos, tipo de consumo, além de nossas condições de vida, saúde e relação social. Saiba mais no próximo tópico. 

A tríplice da sustentabilidade e seus diferentes tipos

A sustentabilidade possui um tripé sustentável e na falta de um deles, não existe algo realmente sustentável. 

Deve haver uma integração, sendo princípios básicos sobre o assunto. Eis a definição desses 3 pontos:

  1. Sustentabilidade social

Abrange As áreas da vida como educação, saúde, as condições básicas para viver, além de aspectos como lazer e segurança. 

Ou seja, a sustentabilidade social, é tudo aquilo que visamos como valor e qualidade de vida para viver com mais tranquilidade e qualidade. 

Por exemplo, um tipo de sustentabilidade social são os movimentos em prol das melhorias da segurança do seu bairro ou conscientização educacional sobre o perigo das armas. 

  1. Meio ambiente

A sustentabilidade com foco no meio ambiente é a mais conhecida e, também, a mais importante, já que tanto o social como o econômico para ocorrer, dependem do ambiente em que está. 

E este ambiente necessita de alguns fatores para que o social e o econômico possam ocorrer com qualidade. 

A preservação do meio ambiente é extremamente importante e a busca por uma vida mais sustentável, estabelece regras que tornem possível o progresso sem impactar a natureza de maneira negativa. 

  1. Economia sustentável

Em empresas, a política e gestão ambiental tem foco em pautas sustentáveis. Melhor uso da água, diminuição no consumo de papel e preferência por alguns produtos mais saudáveis e sustentáveis, são alguns exemplos da economia sustentável.

Além das empresas, famílias podem aderir a sustentabilidade em casa, separando o lixo para reciclagem ou economizando energia. 

Todas essas ações auxiliam em tornar o mundo em um lugar mais aprazível de se viver, diminuindo os impactos humanos nocivos e fazendo a manutenção natural de nossas reservas de bens renováveis. 

Dicas de sustentabilidade 

Ser sustentável é um aprendizado e um hábito constante, sendo apenas possível seguindo práticas benéficas a natureza, que molda a nossa visão e consciência. 

Confira algumas dicas sustentáveis que trarão uma nova visão do mundo para você e para as pessoas ao seu redor:

  • Ensine as crianças desde cedo

As crianças são as primeiras a serem beneficiadas com a sustentabilidade, pois aprendem desde cedo o valor da natureza e tudo o que deve ser feito para sua preservação.

Desde muito jovens, ensine o valor da água, a importância em economizar energia e fazer reciclagem, inclusive, reutilizando itens que podem se tornar novos usos. 

Estabelecer esses valores na mente delas, fará com que aprendam a cuidar melhor da natureza. 

  • Troque produtos pelos biodegradáveis

Sabe aquela garrafinha de água que você toma depois de um dia quente? Observe no rótulo se ela é biodegradável, pois isso significa que ela irá decompor mais rápido.

Produtos biodegradáveis se decompõem com mais facilidade no meio ambiente, logo, são melhores do que plásticos por exemplo, que demoram séculos para desaparecer. 

Além disso, esse tipo de material é menos abrasivo, não oferecendo riscos a saúde e nem impactando a natureza. 

  • Invista no Ecoturismo

O ecoturismo é outra forma de preservar a natureza enquanto cuida do meio ambiente. 

O ecoturismo é o turismo ecológico, visitando locais onde a natureza está intacta ou quase inalterada, com rede de hotelaria, gastronomia, focando no bem-estar natural e sem agredir o meio ambiente. 

Cursos de Sustentabilidade da Unova Cursos

Você viu como o conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que apenas referência ao meio ambiente. 

Para compreender melhor os vários tipos de sustentabilidade, você encontra na Unova Cursos voltados para o assunto e com grande qualidade, rapidez no conteúdo e perfeito para compor seu currículo.

Aprenda sobre desenvolvimento sustentável, curso profundo que se foca nos objetivos da sustentabilidade, seus princípios e fatores sociais. 

Outro curso interessante para você apostar é a Arquitetura sustentável. Aprenda como utilizar melhor os materiais para todo tipo de obra, como economizar com materiais naturais entre outros pontos.

A Unova Cursos oferece os melhores cursos livres e as melhores fontes de conhecimento do mercado. Aprenda gratuitamente sem sair de casa. 

Disponibilizamos ambiente digital com recursos modernos e fáceis de usar. Capacite-se com estes e mais de 480 cursos.

Somos uma plataforma EAD das mais pioneiras no mercado. São mais de 10 anos de história, 50 mil alunos e mais de 10 mil certificados emitidos. 

Peça seu certificado. Ele é opcional e válido aceito em todo país. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois com os cursos Unova Cursos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.