inteligência artificial

No início de 2023, chegou ao mundo a nova geração dos robôs de Inteligência Artificial. Conhecido como ChatGPT, este robô cria textos, faz pesquisas e até faz tradução. 

Sua atualização paga, pode gerar imagens e, além dele, outras IA tem surgido com ideias ainda mais complexas e desafiadoras. 

Apesar de auxiliar no ganho de tempo, o temor do mercado é que, com o tempo, boa parte dos empregos atuais acabem. 

Assim como no passado, muitas empresas e aparelhos perderam sua importância para tecnologias digitais, isso pode continuar a ocorrer no futuro.

Confira este artigo sobre a nova geração das IA e como dominá-la para obter sucesso profissional. 

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é toda tarefa autônoma que é feita por máquinas ou sistema computadorizado. 

Sua função é fazer atividades com mais rapidez, complexidade e assertividade do que humanos.

É um campo acadêmico e atualmente, rege uma infinidade de usos e sistemas, todos com foco em tarefas que podem ser feitas através do uso informatizado.

Foi na década de 1950 que o termo foi cunhado, pois foi nessa década que grandes inventos tecnológicos foram criados e aperfeiçoados. 

Comunicação via satélite, aparecimento dos primeiros eletrodomésticos, início da televisão, grande progresso hidráulico, na construção civil e a descoberta do DNA

Estes avanços tecnológicos foram fundamentais para que a IA, também conhecida pelo termo em inglês AI (artificial intelligence), começasse seus primeiros passos.

Atualmente, o mundo é um emaranhado de cabos, satélites e torres que espalham sinal de internet e sensores, auxiliando robôs em todo mundo.

Hoje, é possível abrir portas e janelas com apenas um toque, assim como acessar seu banco, fazer ligações, conhecer outros lugares do mundo e trabalhar sem sair do lugar.

São muitos os benefícios que a inteligência artificial tem a oferecer. Veja a seguir algumas coisas que ela faz e você é beneficiado diariamente em sua vida. 

Quais os benefícios e vantagens da Inteligência Artificial?

Não é de hoje que a Inteligência Artificial faz parte de nossas vidas. Um grande exemplo é o celular que carregamos conosco.

Nele, temos aplicativos e sistemas complexos e integrados que facilitam o envio e recebimento de informações, tornando possível tarefas e atividades a distância.

Hoje, com apenas alguns toques no app, é possível fazer qualquer coisa como investimentos, falar com amigos do outro lado do mundo, aprender algo e trabalhar. 

Tudo isso só foi possível por causa da Inteligência Artificial e mais:

  • Eficácia operacional;
  • Mais precisão na hora de tomar decisões (com mais chances de acertos);
  • Melhoria da segurança (online e na vida real);
  • Maior facilidade em fazer análises e pesquisas de mercado.

Além desses pontos, ela tem auxiliado, e muito, na aprendizagem de crianças e jovens, seja na educação infantil ou média e superior. 

Uma dessas medidas é a gameficação, um dos meios de ensino mais eficientes, pois alia diversão com aprendizagem. 

O Metaverso, por exemplo, usa essa estratégia para criar um mundo de realidade aumentada onde tudo pode ser feito virtualmente com mais autonomia. 

A qualidade de vida também é outro ponto que se tornou muito melhor depois dos robôs, internet e autonomia artificial.

Hoje, é possível fazer consultas médicas, criar uma agenda de trabalho em qualquer lugar do mundo e planejar a próxima viagem com mais rapidez e facilidade.

Todos os pontos benéficos citados, mostram o quanto essa inteligência além do ser humano é válida e benéfica, sendo fundamental para nossas vidas a longo prazo. 

Ela segue evoluindo, porém, sua nova geração mostra pontos de um avanço ainda maior e além do esperado, algo que acende um alerta do quanto a inteligência artificial será uma boa ideia nas próximas décadas. 

Os pontos preocupantes da Inteligência Artificial e o futuro chatGPT

Como mencionado na introdução, o ChatGPT apareceu para revolucionar a forma como escrevemos, pesquisamos e criamos conteúdo, tornando esse mercado mais autônomo e ágil.

Apesar de não ser exatamente uma novidade, já que existem outros apps de IA mais antigos, o ChatGPT tem a diferença de ter um sistema mais eficiente e rápido, além de ser gratuito, pelo menos no seu plano mais simples, o que já é muito avançado. 

O problema que se tornou uma questão em todo mundo, fazendo, inclusive, que algumas empresas proíbam o uso desse tipo de IA, é que pode haver nos próximos anos e décadas, o fim de algumas carreiras, tornando o mundo muito dependente da tecnologia.

Em um estudo feito em 2019, constatou que em Portugal, 25% das crianças e jovens são dependentes da internet e tecnologias

Outro estudo mais recente e depois da pandemia, mostra que até o ano 3000, o ser humano terá uma aparência diferente de hoje, por causa do sedentarismo e uso de telas como smartphone e notebooks. 

Coluna curvada e mão de garra, serão algumas dessas alterações, além de problemas na visão. 

Para evitar isso, é preciso que agora, as pessoas adotem uma mudança de hábitos e busque equilibrar o uso das telas e da própria internet das coisas

A automação auxilia e muito o mundo, mas existem situações e ações que ainda devem ser manuais ou deixar os robôs e internet de lado. 

É possível que novos empregos apareçam com os avanços da tecnologia, além de aperfeiçoar outros como a escrita de um blog como esse. 

O valor humano e sua inteligência é e sempre será o ponto primordial para qualquer coisa e isso, nenhuma tecnologia consegue vencer. 

Curso Internet das Coisas-IOT grátis online UNOVA Cursos

Você percebeu que no tópico anterior falamos sobre a Internet das Coisas, mas afinal, o que é isso?

É através dela que a inteligência artificial é possível em nossa vida cotidiana, tornando tudo mais autônomo e facilitado. Além disso, é um ramo da tecnologia que não para de crescer. 

Para entender melhor, confira o curso Internet das Coisas- IOT grátis. Grátis e 100% online, possui opção de certificado válido e perfeito para início de sua trajetória profissional.

Alcance uma carreira de sucesso e não deixe seu futuro para depois com a UNOVA Cursos.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

1 Comentário