Dicas para Educação a Distância e os desafios para aprender melhor online

Com mais de 330 instituições de ensino superior que oferecem cursos de educação a distância, mais de 4.770 cursos regulamentados pelo Mec e fora desses dados o número de cursos livres oferecidos gratuitamente ou pagos de baixo custo, a Educação a Distância no Brasil se mostra cada dia mais uma forma de estudar e ganhar tempo e economizar dinheiro, tendo como recompensa mais qualificação profissional.

Mas estudar online não é algo simples, pois necessita de muita disciplina e dedicação para conseguir ter consistência nas aulas. Neste artigo, confira Dicas para Educação a Distância e os desafios para aprender melhor online.

As vantagens da EAD

O EAD é sem dúvida um auxílio e tanto para quem não pode estudar em uma escola física presencial, pois oferece as seguintes vantagens:

  • Flexibilidade– Estude onde quiser e nos horários mais adaptáveis as suas necessidades;
  • Variedade de Cursos– Hoje é possível encontrar uma infinidade de cursos EAD tanto livres como de graduação, pós e extensão;
  • Baixo Custo e gratuidade– Os cursos EAD são geralmente mais baratos do que o mesmo curso presencial, e muitas opções gratuitas, principalmente de cursos livres;
  • Certificado e Diploma– Os Cursos EAD oferecem certificação e diplomas na conclusão do curso ou cursos gratuitos e certificado pago de valor acessível, comprovando o aprendizado e possuindo documento anexo ao currículo para obter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Os Cursos online são ótimas oportunidades de melhorar os conhecimentos e qualificação profissional, mas é necessário seguir algumas regras pessoas, se quiser se dar bem nesses estudos.

Dedique-se e concentre-se

Nos cursos presenciais, é necessário estar diariamente em uma sala de aula, fazer atividades e trabalhos em grupos e evitar faltas, dedicando-se para concluir com louvor o curso.

Os cursos online não podem ser diferente, mesmo sendo algo mais flexível, que não dependa tanta rigidez, mas requer atenção e estudos levados a sério, já que é seu futuro que está em jogo!

Portanto, crie uma agenda e estude todos os dias até concluir o curso, levando de 30 minutos a 1 hora e se prepare com cadernos para anotações, lápis, caneta e enfim, seja determinado até concluir tudo.

Aprenda a conciliar o que não pode evitar e abrir mão do que é supérfluo

Trabalhar e estudar é sem dúvida algo muito difícil, pois sair de um dia exaustivo de trabalho e ir direto para aulas não é uma tarefa fácil. Mas em nome da qualificação profissional, é necessário conciliar os horários e se o curso é um EAD não deve ser menosprezado e deixado de lado.

Mantenha assiduidade diária nos estudos ao chegar em casa e abra mão de coisas supérfluas que podem ser feitas depois como mexer nas redes sociais ou assistir TV, ter momentos de lazer. É fundamental priorizar o que é importante e se os estudos são válidos agora, não deixe passar essa oportunidade.

Utilize todos os recursos oferecidos no cursos online

Os cursos online oferecem aulas divididas por módulos e geralmente possuem vídeos explicativos e apostilas online. Mas os cursos são bem mais abrangentes do que isso, oferecendo também áreas de estudo com outros alunos como os fóruns para tirar dúvidas, acesso por e-mail, whatsapp e redes sociais com os professores.

Outros recursos também são possíveis como podcast, webinar, biblioteca online com vários pdf´s e milhares de possibilidades que fazem dos cursos online um futuro promissor para você agora!  

Cursos online gratuitos FBV Cursos

Logo FBV CURSOS

E dentre as muitas escolas que oferecer cursos online, está a FBV Cursos que possui uma variedade de cursos gratuitos online que vão do básico ao avançado para dar a qualificação que precisa e com opção de certificado (pago e com valor acessível), para você ter melhores chances no mercado e se destacar em sua área de atuação, começar um novo negócio ou seu primeiro emprego.

Matricule-se agora na FBV Cursos e se surpreenda com tudo o que podemos oferecer para seu futuro profissional!