Dicas e Noções De Direito Para Futuros Advogados

Uma das profissões mais desafiadoras que existem, o Direito forma inúmeros advogados todos os dias, garantindo assim que no futuro, delegados, promotores e juízes, possam ser os criadores e legisladores de leis, que venham a beneficiar as pessoas.

Mas estudar Direito não é algo fácil. O estudante precisa estar apto a ler muito, a memorizar leis e conceitos onerosos e deixar de lado muitas vezes uma vida tranquila e divertida, em nome de uma rotina mais séria e focada em buscar a justiça a qualquer custo.

Neste artigo, daremos algumas dicas para os futuros advogados, de como eles podem se dar bem nos estudos de Direito e no futuro, ser um profissional íntegro e justo, reconhecido e respeitado no mercado.

Tenha Certeza De Que é o Direito Que Você Quer Seguir

Em primeiro lugar, não siga qualquer dica que temos aqui se você realmente não está inteiramente focado em se tornar um advogado de excelência. A profissão é interessante, financeiramente estimulante, porém requer muito da pessoa que busca se tornar profissional de valor.

Ainda que já esteja no curso, mas não tem certeza de que é o futuro profissional que sonhou, não continue, ainda que isso seja mais o sonho de outra pessoa como seus pais. Ser um advogado que apenas faça seu trabalho ou se torne um profissional péssimo e corrupto não pode ser uma opção.

Esteja Próximo De Quem Tem Mais a Te Oferecer

Decidido que é o direito que você quer, tenha por certo que nem todos os colegas de sua sala estão dispostos em se tornarem advogados de verdade, alguns estão ali apenas para ´´fazer a média“ com os pais. Faça amizade com todos mas esteja próximo daqueles que tenham objetivos parecidos com os seus.

Também se aproxime mais dos professores e busque dicas de como é a carreira. As vezes fazendo os contatos certos, um estágio e oportunidades aparecem para você se tornar um advogado no futuro com mais prestígio.

Faça Uma Eficiente Gestão De Estudos

Faça Uma Eficiente Gestão De Estudos

Para se dar bem nessa profissão, é preciso estudar muito e muito. São livros e leis que precisam ser lidas, analisadas e memorizadas. Um bom profissional foi antes um bom aluno. Portanto para gerenciar bem seus estudo em Direito:

  • Administre o tempo que você possui para estudar, de modo que ele não seja apenas uma pequena parte do seu dia. Foque nele como uma prioridade que não pode ser ignorada;
  • Tenha um cronômetro que determine que dentro de x tempo, você não irá se focar em mais nada, senão nos livros que está lendo;
  • Tenha intervalos curtos de descanso. Por exemplo, depois de 30 minutos de estudos, faça uma pausa de 10 para ir ao banheiro, beber água e dar uma respirada. Para se alimentar, faça pausas mais longas, mas depois de ter tido um tempo de estudo relativamente mais longo;
  • Se alimente bem. Procure seguir uma dieta equilibrada e longe de frituras, comidas condimentadas e muito gordurosas. Além de favorecer ao aumento de peso, colesterol e pressão alta, ainda pode comprometer seu trato gastrointestinal e dificultar seus estudos, por conta de dores e mal estar;
  • Tenha um local arejado, bem iluminado e de preferência bem calmo e silencioso para estudar. Procure também manter onde irá estudar bem organizado para não perder tempo procurando coisas.

Evite A Procrastinação

Procrastinar é o mesmo que deixar pra depois, algo que podemos fazer agora. Se você tiver um trabalho para ler e fazer só pra daqui 1 semana, se tiver como fazer agora será melhor.

A procrastinação faz com que deixemos as coisas de lado e aos poucos vamos nos esquecendo, tirando o foco e prioridade e causando depois um enorme problema com atrasos e a sobrecarga de trabalhos e estudos. Se pode fazer agora algo que seja pra ser entrega depois de muitos dias, o quanto antes estiver pronto, será melhor para você no futuro.

Tenha Uma Válvula De Escape

Depois dos estudos, é preciso que tenhamos uma válvula de escape, que garanta nossa saúde física e principalmente psicológica e emocional. Nos carros, a válvula de escape é uma peça que libera os gases que o carro emite. Se ela não existisse, o carro não suportaria tamanha combustão e fluidos prejudiciais a seu funcionamento.

Por isso todos nós precisamos ter uma válvula de escape, um momento de respiro, de lazer. Saia um pouco depois de uma maratona de estudos. Chame seus amigos, vá ao shopping, se divirta e procure durante esse tempo, pensar e falar o menos possível sobre seus estudos. Esse é o momento que você tem para desestressar e pensar na vida social.

Noções De Direito Na FBV Cursos

Noções De Direito Na FBV Cursos

Para qualquer estudante de direito, as dicas deste artigo são fundamentais para se tornar um profissional bem qualificado. Mas se você ainda não é um estudante mas pensa em seguir a carreira jurídica, a FBV Cursos oferece o curso Introdução ao Estudo de Direito. Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se! Aulas 100% digitais, curso totalmente gratuito e no final certificação total. Acesse agora!

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dicas para futuros advogados, e este post com seus amigos nas redes sociais.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário