Desenvolvimento Pessoal

Estamos em desenvolvimento contínuo e aprimorar nossas habilidades, conhecimentos e experiências, crescendo como ser humano, é vital para a vida. 

Esse desenvolvimento não se resume apenas ao pessoal, mas principalmente ao profissional, meio pelo qual é adquirido o sustento, mas mais do que isso, uma área importante que não pode ser ignorada. 

Segundo o filósofo Mario Sérgio Cortella: “neste ano, sou a minha mais nova versão, revista e ampliada. O mais velho de mim, se o tempo é uma medida, está no meu passado e não no presente.”

Isso significa que temos que pensar no futuro e valorizar o presente, e o que passou deve ser um impulso a sermos melhores. 

O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o melhor de nós e nesse artigo, falaremos sobre como ele ajuda no crescimento pessoal e profissional como um todo. Confira. 

O que é Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento?

Maturidade. O desenvolvimento pessoal é basicamente amadurecer nosso conhecimento, habilidades e até mesmo nossos sonhos. 

Assim como um fruto que precisa estar no tempo certo para estar em boas condições de consumo, precisamos de experiências, tanto ruins quanto boas para nos tornarmos pessoas mais maduras.

Portanto, o desenvolvimento pessoal é o conhecimento e construção do nosso eu a partir de nossas habilidades e aspirações. 

Todos temos um desenvolvimento básico desde o nascimento, mas a partir de uma determinada fase, começamos a desejar e ter dons que são ou adquiridos ou são descobertos a partir de habilidades. 

A partir daí, desenvolvemos nossa autoestima, autocontrole, melhoria dos pontos fracos e fortalecimento dos fortes, cuidados com a saúde física e mental e tudo isso faz parte do autoconhecimento.

Mas, afinal, o que é autoconhecimento? É conhecer a si mesmo, seus valores, seus sonhos, desejos, o que sabe e não sabe fazer, além da sua própria autoimagem.

É a partir do ato de se conhecer que nos desenvolvemos melhor. A seguir, falaremos um pouco sobre a importância disso para a vida em geral. 

Qual a importância do Autoconhecimento?

Refletir sobre as próprias preferências, o que é um ponto forte em seu temperamento e personalidade e onde melhorar como ser humano, são exemplos de autoconhecimento com foco no desenvolvimento pessoal.

Para que seja possível conquistar a vida que queremos, conhecer nossos anseios mais profundos é vital.

Quando conhecemos a nós mesmos, é possível se automotivar, cuidar da autoestima com mais carinho e fazer críticas construtivas a si próprio, tendo atitudes mais assertivas com o próprio futuro.

Nesse último ponto quanto ao futuro, o autoconhecimento é a chave para as portas do desconhecido, tornando possível a construção de uma vida condizente com os sonhos e objetivos pessoais e principalmente profissionais. 

Profissionalmente, o autoconhecimento tende a criar um trajeto de sucesso para qualquer que seja a profissão e sonhos que pretendemos seguir. Veja a seguir como. 

Como o autoconhecimento potencializa a carreira? 4 dicas

A partir do momento que nos conhecemos bem, a carreira é beneficiada, já que sabemos exatamente qual nosso perfil ao que estamos dispostos e onde pretendemos chegar.

As vantagens em ter autoconhecimento profissional são inúmeros:

  • Minimiza as falhas no trabalho;
  • Identificação de melhores oportunidades profissionais baseado no perfil;
  • Pontos fortes potencializados e fracos minimizados;
  • Melhor visibilidade no mercado.

Pensa em ser empreendedor e montar seu próprio negócio? A ideia é se tornar um diretor nos próximos 5 anos? Todos esses objetivos precisam seguir metas claras e fazem parte do desenvolvimento profissional. 

Para auxílio profissional, separamos X dicas para potencializar a carreira:

  1. Aprender coisas novas

Aprender coisas novas como um idioma que vá além do inglês, ajuda a nossa mente a manter-se fértil e sempre ativa.

Além disso, quando estamos aprendemos, acabamos tendo outros interesses que só descobrimos assim que começamos a investir tempo nesse novo hábito.

Seja um aprendizado pessoal ou com foco profissional, qualquer coisa que nos dispomos a aprender, gera pontos positivos em nossa maneira de viver e em nosso desenvolvimento na carreira. 

  1. Observando o outro

Outro ponto em aprender coisas novas, pode ser percebido através do conceito de alteridade.

Esse conceito explica que observando outras pessoas e o que elas têm de diferente e especial, pode ser uma forma de identificar o que pode ser melhorado em você.

Não é uma questão de inveja ou cobiça, mas admirar o que faz de uma pessoa um profissional completo e o que podemos fazer em nós mesmos, levando em consideração as limitações e personalidade, para sermos pessoas melhores. 

  1. Fazer networking

Fazer Networking é vital para desenvolver o lado pessoal e profissional de uma vez só. Conhecer novas pessoas, cultivar velhas amizades, manter e começar bons negócios, são os pontos vitais de um bom networking.

Faça parte de grupos online, visite feiras e conheça pessoas que possuem interesses parecidos com os seus para manter a carteira de clientes sempre cheia. 

  1. Sempre se questionar e estudar as possibilidades

As suas convicções podem mudar ao longo da vida e por isso é fundamental questionar-se e estudar todas as possibilidades novas que a vida tem a oferecer. 

Novas crenças e não são fáceis de serem críveis, assim como nada que é novo é, mas começar as questões e estar sempre analisando tudo, é um ponto fundamental para o autoconhecimento ser potencializado para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Curso Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

Conhecer a si mesmo é desenvolver a vida pessoal com mais segurança e a carreira profissional com a certeza do sucesso.

Ainda que a vida seja feita de muitos imprevistos, mesmo com eles é possível desenhar um futuro brilhante profissionalmente. 

Para entender como e por onde seguir quando for preciso recomeçar, o curso Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal poderá te ajudar.

Neste curso, você aprenderá o que precisa para focar em sua carreira, as competências da carreira e os valores tanto pessoais e profissionais e como eles convergem entre si. 

É um curso extremamente importante para jovens e adultos que estão começando no mercado ou se recolocando, além daqueles em transição de carreira. 

Curso online e gratuito com material didático digital e opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. 

Invista em você e em seu futuro profissional com UNOVA Cursos grátis online. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.