Power Bi

O Power Bi é a evolução do Excel, programa que desenvolve planilhas e relatórios e foi o queridinho do mundo corporativo durante décadas.

Com seu aparecimento, ficou muito mais dinâmico demonstrar dados e deixar a aparência dos projetos com uma cara mais moderna e profissional. 

Apresentar relatórios e planilhas estáticos ainda é importante, principalmente quando se precisa fazer apontamentos impressos.

Através dele, tudo se tornou mais rápido e eficiente com alguns ajustes rápidos e estilos mais bonitos, tornando as apresentações complexas muito mais eficientes. 

Se você trabalha no mundo corporativo ou pensa em entrar nele, precisa dominar as novidades do mercado.

Neste artigo, falaremos sobre o Power Bi, o que é, sua importância e por que você tem que aprendê-lo agora para o futuro de sua carreira. 

O que é o Power Bi?

Criado pela Microsoft em 2015, o Power Bi é basicamente a revolução do Excel

Enquanto o velho editor do fim da década de 1980 é focado na criação de planilhas estáticas, o novo editor tem seu foco no desenvolvimento de relatórios e análise de dados dinâmicos. 

A Microsoft percebeu ao longo dos anos, que era necessário desenvolver um serviço que fosse online, com modo free e pago, mas acessível, além de fácil de usar.

Em pouco tempo, é possível aprender a usar as ferramentas e começar a criar os primeiros geradores de dados, além de criar relatórios e informações.

Com ele, é possível analisar os dados com mais precisão e em tempo real, avaliando métricas e KPIs e mostrar os resultados dessas informações com mais clareza e estilo moderno.

Ele facilita a visualização dos insights e auxilia gestores a tomarem as melhores decisões para as empresas. 

A aparência dos projetos é outro diferencial que o programa possui. Nele, é possível baixar gifs animados, cores e fontes, e deixar tudo com a sua cara e de sua empresa. 

Apesar de ter uma proposta diferente, muita gente acaba fazendo comparações com o Excel, mas no próximo tópico, iremos desmistificar essa ideia. 

O Excel vai acabar se o Power Bi ficar mais popular?

Não, o Excel não vai acabar só porque o Power Bi vai se popularizar, mas terá utilidades mais específicas a partir de agora. 

Antes de explicar isso, é importante entender as diferenças entre os dois softwares. O Excel é focado na criação de planilhas e relatórios que não sejam dinâmicos, utilizando geralmente um Power Point para apresentação.

Já o Power Bi é por si só um programa voltado a apresentação e criação de dados e relatórios ativos.

Quanto mais dados uma empresa possui, ela necessita de softwares que sejam capazes de fazer análises complexas seguindo métodos ágeis e precisão e nisso ele é o mais indicado.

Apesar do Excel ter a mesma função, ele tem sido usado em empresas com um fluxo menor de dados, além de ser melhor para análises estáticas e impressas.

Quanto mais digital for a necessidade de exemplificar uma informação, o software será a melhor opção. 

Frisamos que é fundamental conhecer o Excel para aprender Power Bi, pois esse é um dos principais requisitos para uso dessa plataforma. 

5 motivos para aprender Power Bi agora

Conhecendo o serviço e entendendo que o Excel continua sendo importante para as empresas, é hora de entender por que é vital aprendê-lo:

  1. Custo mínimo

O Power Bi é um software barato e para uso no desktop, pode sair de graça para as empresas. 

Com baixo custo, seu negócio pode se beneficiar com o programa, além de relacioná-lo com outros softwares como o Excel dentre mais recursos do pacote Office

  1. Análise compartilhada

Imagine criar um planejamento que pode ser modificado ou trabalhado de maneiras diferentes por outros colaboradores? 

O self-service é um recurso que o programa possui, que permite que várias pessoas usem um dashboard em colaboração e trabalhe nele como preferir. 

Esse recurso é muito interessante, principalmente, para reuniões através do Meet ou outro programa de videochamada e a distância. 

  1. Estrutura total na nuvem

Trabalhar remoto com uso deste programa é muito mais fácil, já que ele possui uma infraestrutura total e integrada a nuvem.

Isso significa que pode ser acessado de qualquer lugar e alterado, com atualizações constantes e na hora. 

  1. Integração com outras fontes

Em tempos de Big Data e IoT, o Power Bi vem para facilitar a visualização e manipulação desses dados gigantes e que estão em constante movimentação. 

É possível com ele, pontuar e centralizar os conteúdos, acessá-los com mais facilidade e tornar os dados mais acessíveis a compreensão. 

  1. Personalização

Imagine personalizar complemente as tabelas, customizar painéis e tornar gráficos mais dinâmicos? Ele é estruturado em HTML 5 e pode ser utilizado, inclusive, por profissionais de inúmeras áreas profissionais. 

Desenvolvedores em Python, por exemplo, usam o programa para fazer análises mais coerentes e interativas, tornando o processo muito mais interessante. 

Você pode notar como o programa é vital para as empresas da atualidade e se quiser ser um profissional requisitado, é fundamental aprendê-lo desde já.

As áreas financeiras e de tecnologia são as que tem mais se beneficiado com seu uso, mas cada vez mais negócios utilizam dele tornando seu uso necessário e popular. 

Curso Power Bi gratuito e online da Unova Cursos

Agora que você entendeu a importância deste programa para seu futuro profissional, é hora de correr atrás de conhecimento e capacitação.

Com o curso Power Bi, você entrará no mundo desse poderoso serviço e entenderá em poucas aulas, como utilizá-la e por que ele é o programa que promete desbancar Excel e similares.

Curso gratuito e online, feito para jovens e adultos iniciando a vida profissional, se atualizando ou em transição de carreira.

Aprenda com conteúdo de qualidade, plataforma moderna e recursos em vídeo estudando de onde quiser. Invista em você e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.