Quer se preparar para o Enem 2020

Para quem deseja ingressar no ensino superior de forma gratuita, sabemos que é preciso se preparar para um dos exames mais concorridos todos os anos. Quer se preparar para o enem 2020? Confira aqui algumas dicas de estudo para conquistar a sua aprovação. 

Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino médio é aplicado todos os anos desde 1998, com objetivo de realizar uma avaliação sobre as competências que os alunos estudam durante o período do ensino médio. 

A prova consiste em dois dias de avaliação, nos quais são aplicadas no primeiro dia as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Códigos e suas Tecnologias, mais a redação. 

No segundo dia, as provas aplicadas são as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias. 

As provas são aplicadas em dois domingos, sendo o segundo com um tempo maior de duração, 5 horas. A taxa de inscrição é de R$ 82, podendo ser isentas ao declarar baixa renda, ou seja, renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e estudar em escola pública, ou particular com bolsa. 

Dicas para se preparar para o Enem

Agora que conhecemos melhor como o exame funciona, vamos às dicas para conseguir aprovação no Enem 2020.

Comece a estudar com antecedência

Se você quer prestar o Enem 2020 é essencial estudar com antecedência, pois o conhecimento se instala melhor na memória de longo prazo. Quando você estuda, por exemplo, 5 horas por dia durante a semana, meses antes do exame, tem um melhor desempenho. 

Se interesse pelo que está estudando

Se você não tem afinidade com a matéria, provavelmente, terá um avanço lento. Mas uma das maneiras de melhorar isso é se envolver e se dedicar a essa matéria. Comece o dia de estudo pelas matérias que têm maior dificuldade.

Pratique para o Enem 2020 através de simulados e provas anteriores

Além de ser essencial conhecer como funciona o exame, precisamos praticar através de simulados. 

Você pode realizar as provas em sites que oferecem o simulado Enem online ou baixar as provas anteriores. Fazer isso é muito importante para avaliar o seu desempenho e o que precisa melhorar nos estudos. 

Estude com energia e sem fome

Estar com fome vai fazer você se distrair e ficar sem energia, tornando a concentração muito mais difícil.

Portanto, é muito importante que você tome café da manhã ou almoce antes de começar a estudar para o Enem 2020. 

Além disso, já separe uma garrafinha com água para deixar sobre a mesa. 

Locais de estudo alternativos

Se você alternar os lugares onde estuda, melhora a atenção e a retenção do aprendizado.

Além disso, estudar por semanas no mesmo local pode ser cansativo e entediante. Alternar entre diferentes bibliotecas ou salas de estudo e sua casa é uma boa opção.

Crie mapas mentais

Os mapas mentais são uma das melhores maneiras de lembrar a estrutura de um conteúdo. Se você tiver que desenvolver temas longos, será uma excelente ferramenta.

Use a técnica de associação

Em vez de tentar memorizar por simples repetição, essa técnica consiste em que você associe os conceitos ou palavras a imagens mentais. Repetição é uma maneira ineficaz de aprender. Além disso, é chato e você perderá muito tempo.

Evite estudar na noite e dia anterior ao Enem 2020

Você tem que demonstrar no exame o conhecimento adquirido durante todo o seu preparo. Se for dormir muito tarde, estará com pouca atenção, com fadiga, pouca energia e pode cometer erros.

Use o dia anterior para descansar a mente, você já se preparou com antecedência e estudou tudo o que era preciso para o exame, forçar o armazenamento de conhecimento antes de realizar a prova é prejudicial e atrapalha o rendimento. 

Como evitar o nervosismo no dia da prova

Para evitar o nervosismo, famoso branco e sentimentos que atrapalham o seu desenvolvimento na prova, é preciso trabalhar sua mente. Mas como fazer isso?

É bem simples, ao seguir as dicas mencionadas anteriormente, ter se preparado com antecedência e seguir o planejamento de estudo, você deve pensar o seguinte:

“Estudei com antecedência e estou preparado para o Enem 2020”. 

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Sobre o Autor