Reforma Predial

As benfeitorias são ótimas formas de propiciar um local mais agradável e seguro para moradores e usuários e, ainda, valorizar um imóvel.

De fato, ampliações, construções e reformas podem evitar que você perca dinheiro ao renegociar um edifício. Quer saber como isso é possível? Então, não deixe de ler esse artigo!

Benfeitorias para valorizar imóvel: evitando a deterioração do patrimônio

Antes de mais nada, devemos dizer que as benfeitorias valorizam um imóvel ao evitar que ele se deteriore.

De fato, as chamadas benfeitorias necessárias consistem em serviços planejados de manutenção da estrutura e das instalações prediais, de modo a evitar que os danos no edifício se agravem.

A seguir, indicamos algumas dessas benfeitorias que podem dar mais valor a um imóvel. Veja!

Repintura

Entre os serviços incluídos nesse tipo de benfeitoria, podemos mencionar a repintura de fachadas e a aplicação de impermeabilizantes na laje do edifício.

A pintura predial funciona como um cartão de visita da edificação, sendo um sinal bastante evidente do estado em que ela se encontra.

Reparos nas instalações

Os reparos nas instalações elétricas e hidráulicas também estão incluídos entre as benfeitorias necessárias.

Ora, esses cuidados permitem que o prédio permaneça funcionando bem sem interrupções.

Implementação de soluções de acessibilidade

Outra benfeitoria necessária que pode valorizar muito um imóvel é a implementação de soluções que permitam uma maior acessibilidade às áreas comuns, como corrimões e rampas de acesso.

Instalação de elevadores novos

A instalação de elevadores mais modernos também pode agregar valor a um edifício.

Sistemas de segurança

O uso de salas de CFTV em portarias e interfones são diferenciais que refletem no valor do imóvel.

Valorizando um imóvel com a instalação das benfeitorias úteis

As benfeitorias úteis podem ser aplicadas em áreas comuns e também agregam valor a um prédio.

Em linhas gerais, elas são implementadas para aumentar a facilidade na utilização das instalações pelos moradores ou usuários.

Abaixo, explicamos em mais detalhes como as benfeitorias úteis em áreas comuns podem valorizar seu imóvel.

Aumento da garagem

Uma forma de valorizar um imóvel é investir em obras para a ampliação e melhoria das garagens. É possível, por exemplo, colocar cobertas e repintar as sinalizações.

Construção de academias

Prédios com academias costumam ser bastante valorizados em processos de compra e venda de prédios residenciais. Isso porque esse é um diferencial buscado por muitas pessoas interessadas em adquirir apartamentos para morar.

Implantação de grades e cercas elétricas

A implantação de instrumentos que garantem uma maior segurança, como as cercas elétricas e as grades de proteção, podem ajudar a manter um bom valor de mercado para o imóvel.

Canalização de gás

O gás canalizado é uma utilidade que facilita muito a vida de moradores e usuários, além de ser muito mais seguro e econômico do que o gás em botijões.

Móveis embutidos

Outra benfeitoria útil que pode manter um imóvel valorizado são os móveis embutidos, como os armários e gaveteiros. De fato, eles aumentam a usabilidade dos espaços comuns.

Áreas comuns caprichadas com a instalação das benfeitorias voluptuárias

As benfeitorias voluptuárias não são necessárias, mas podem tornar um prédio muito mais agradável e atrativo.

Além disso, essas benfeitorias são formas de valorizar ainda mais um imóvel. A seguir, indicamos algumas delas.

Pintura de fachada com cores diferentes

Contratar uma empresa de pintura predial para a realização de uma pintura de fachada alterando as cores originais do projeto original do edifício é também uma benfeitoria que pode agregar valor a um prédio.

Jardim

Os projetos de jardinagem podem tornar as áreas comuns muito mais agradáveis e bonitas, além de possibilitarem um aumento do valor do imóvel.

Projetos de decoração

A decoração de ambientes também é um fator a ser considerado por proprietários interessados em elevar o valor de um imóvel. Ademais, investir em móveis planejados, lustres e outros detalhes torna os ambientes mais aconchegantes.

Construção de áreas para esportes

O investimento em quadras de esportes e campos de futebol são capazes de agregar muito valor a um imóvel, especialmente quando se trata de um edifício residencial.

Piscinas

As áreas de lazer com piscinas são espaços recreativos que contribuem com a qualidade de vida dos moradores e também com a valorização do preço de um edifício.

Salões de festas

Outra benfeitoria voluptuária que pode ajudar a manter um imóvel bem cotado no mercado são os salões de festas. Essa área pode ser implementada tanto em prédios comerciais, quanto em prédios residenciais.

E você, o que acha de investir nas benfeitorias para manter seu imóvel sempre valorizado? Comente!

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre o assunto veja nosso curso sobre Desenho Arquitetônico e Construção Civil

Sobre o Autor