o que faz um profissional de logística

Você já parou para pensar sobre como os itens que você usa chegam até você? O que faz um profissional de logística é a resposta para essa dúvida.

O computador ou smartphone em que você lê este artigo, provavelmente veio da China, um dos maiores países do mundo e onde praticamente todos os celulares do planeta são fabricados.

Mas para ele chegar até suas mãos, com certeza houve um complexo trabalho de logística. Ou seja, para que você receba qualquer produto é necessário um longo processo de empacotamento, transporte e entrega, e isso não é nada simples.

Às vezes por comprar um produto em um site ou numa loja, por exemplo, achamos que esse processo foi rápido, mas as vezes foram dias, semanas e até meses para que as mercadorias que possuímos chegassem até nós.

Tudo isso se chama Logística e neste artigo vamos entender melhor como ela funciona, e como o mercado aquecido requer profissionais especializados todo tempo.

Afinal, o que é a área de logística?

Logística é o gerenciamento da área de armaznamento, importação e exportação, além de transporte e entrega nas empresas.

Essa área é que cuida para que produtos e serviços sigam rigorosamente os prazos e com a qualidade sempre acima do ideal.

A área de Logística é uma das que mais crescem no país, apesar de nos últimos anos ter amargado momentos de crise. Atualmente, 12,7% do PIB do país é só o custo logístico com estoque e transporte, por exemplo, sendo que o último corresponde a 6% do custo total.

Apesar desse ponto negativo, é aí que o mercado mais necessita de profissionais experientes e que conheçam bem a área de gerenciamento logístico.

É preciso trazer inovação e cuidado para que as empresas atuais e novas, possam ter o gerenciamento geral de seus produtos e serviços otimizados e o consumidor final satisfeito.

Em outras palavras, a área de Logística abrange todas as formas de atividade econômica existentes e o profissional da área pode atuar nas áreas de:

  • Operações;
  • Suprimentos;
  • Processos Logísticos;
  • Carga, Rotas e meios de Transporte.

Com o crescimento do comércio, principalmente o eletrônico, os profissionais de logística se tornaram ainda mais requisitados, já que as grandes lojas varejistas necessitam de um profissional mais preparado para atender exclusivamente a área online.

Como é o mercado de trabalho na área de logística?

mercado de trabalho logística

A verdade é que o setor de logística vem vivendo uma alta constante  e, em 2020, viveu um crescimento expressivo em virtude do crescimento da venda de produtos via e-commerce.

Segundo pesquisa realizada pela gestora Canuma Capital, no ano passado, as vendas online registraram cerca de R$ 260 bilhões, um aumento de R$ 160 bilhões em comparação ao registrado em 2019, antes do início da pandemia.

Para a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), o setor deve seguir crescendo.

Embora existam pontos fracos como a ausência de uma malha ferroviária para transporte de cargas e as dificuldades geográficas, especialmente na Região Norte, o setor é considerado promissor no Brasil.

O que faz um profissional de logística?

A área de Logística está entremeada em várias atividades e seus profissionais precisam saber exatamente como agir em cada uma delas.

Basicamente, o curso de Técnico em Logística possui algumas metodologias que serão fundamentais para o profissional da área.

Controle de linha de produção e mais rapidez e agilidade

O profissional de Logística tem o dever de mapear todo o processo de produção e garantir que haja o maior número de informações possíveis, para que haja mais rapidez e agilidade em todo processo com produtos e serviços.

Neste ponto também, o profissional de logística precisará atuar como intermediário entre o fornecedor e a empresa, garantindo que a última não fique à mercê dos prazos e custos do primeiro.

Compartilhamento de estoque

Esta atividade também faz parte das atribuições de um profissional de Logística, já que é o estoque que mantém a empresa viva e atuante.

Uma empresa não pode estar com o estoque sempre cheio e muito menos vazio, pois muitos produtos significam poucas vendas e geralmente mais custos. E vazio é mais vendas mas falta de mercadoria para continuar vendendo bem.

Manter o equilíbrio é fundamental para a cadeia de suprimentos ficar sempre em dia. No caso de ter muito ou pouco estoque, a alternativa do chamado Compartilhamento de Estoque, pode ser a salvação para a empresa.

Esse compartilhamento, é um processo onde fornecedores possuem acesso a base de dados da empresa e sabe exatamente o que está a mais ou a menos, auxiliando no equilíbrio.

Em quais áreas um profissional de logística pode atuar?

área de atuação logística

Agora que você sabe o que faz um profissional de logística, é hora de conferir onde ele pode atuar.

A verdade é que a área está sempre mudando, assim como as demandas profissionais. Mas em termos gerais, um profissional de logística pode atuar nos seguintes setores:

  • armazenamento;
  • estoque;
  • manutenção de informação;
  • processamento de pedidos;
  • transporte;
  • controller logístico;
  • supply chain management;
  • planejamento e demanda de estoque.

Como deve ser a formação do profissional de logística?

A formação do profissional desse segmento pode acontecer de duas formas, através da graduação ou do curso tecnólogo. A primeira opção dura quatro anos, enquanto a segunda varia entre dois e três anos.

Existem diferenças na grade curricular de cada tipo de curso.

Habilidades e competências esperadas em um profissional de logística

O perfil ideal do profissional de logística é o sujeito adaptável, que tenha facilidade em se manter organizado apesar das mudanças constantes.

Novos processos e atualizações constantes devem fazer parte das preferências de quem deseja ingressar na área.

Afinal, por que cursar logística?

Como dissemos, a área de logística está em franco crescimento, não só no Brasil, mas também nos nossos vizinhos da América Latina.

Além disso, ela oferece um leque de opções diversas para a atuação do profissional.

Como a Unova Cursos pode te ajudar?

Oferecemos diversos cursos para o profissional de logística expandir o currículo e aprofundar os seus conhecimentos na área.

Eles são 100% online e gratuitos, com a possibilidade de emissão de certificado mediante pagamento de taxa.

É uma oportunidade mega flexível para você se aprimorar e alcançar voos ainda maiores.

Conheça nossos cursos!

Conclusão

Como você viu, um profissional de logística tem várias possibilidades de carreira na área, podendo atuar desde o armazenamento até o processo de entrega e gerenciamento de dados.

Investir em formação é fundamental para conseguir se manter atualizado sobre as demandas do mercado de trabalho e as novas tendências surgindo.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

2 Comentários

Deixe um comentário