Criança estudando

Uma parte considerável da sua classificação em um concurso vem da redação, que é uma maneira de conhecer mais sobre as competências discursivas e gramaticais do candidato. Você vai ver que a redação para concurso não é um bicho de sete cabeças, desde que algumas regras tradicionais sejam levadas em conta, tanto ao se preparar quanto na hora de escrever, então aponte seu lápis, pegue um chá e vamos conferir dicas de qualidade para sua redação!

Afinal, quais são os critérios para a redação de concurso?

Não existe um padrão determinado para todos os diferentes concursos, mas podemos afirmar que existem boas práticas que qualquer banca aprecia em um texto e nunca deixam de constar em seus editais:

– Bom domínio da língua e da norma culta

Você não precisa ser o Machado de Assis ao escrever sua redação, mas mostrar desenvoltura na hora de escrever, especialmente ao não cometer erros tradicionais, é um sinal de que sua capacidade linguística está sintonizada com os diversos conteúdos abordados nas aulas de português: sintaxe, concordância, colocação pronominal, regência verbal e o domínio do uso de pontos.

– Boa interpretação textual

Cada tema tem uma diretriz na hora de produzir sua redação, e fugir do tema é uma das principais maneiras de zerar a nota.

Uma leitura atenta é indispensável para passar em um concurso público, se mostrando capaz de atender a uma solicitação de maneira objetiva. O ideal é que sua redação se apoie em elementos do texto dado como referência, e saber usá-lo bem é uma demonstração de poder de compreensão e síntese que é muito apreciado em qualquer emprego no mundo.

– Trazer ponderação e solução de conflitos

Como a maioria dos textos de base abordam temas da atualidade, geralmente com polêmicas, é muito importante demonstrar que entendeu todos os lados do argumento e, a partir deles, ser capaz de construir uma solução bem estruturada, de uma maneira que agrade qualquer tipo de leitor.

Esse poder de conciliação e persuasão é um dos atributos mais apreciados, especialmente quando vem junto de boas referências e uma demonstração de entendimento da atualidade.

– Conhecer os diferentes estilos textuais

International day literacy concept with learning tools on a blue background

Outro jeito de zerar sua redação é cometer desvios dentro do estilo textual solicitado pela banca. É indispensável dominar a base de cada modelo e saber como mostrar sua compreensão e expressar soluções de acordo com os recursos que cada estrutura oferece:

– Na Redação descritiva o candidato deve descrever uma situação ou um evento. Esse gênero é bastante impessoal e geralmente avalia a percepção e sensibilidade do candidato, sua atenção aos detalhes;

– Já a redação dissertativa geralmente coloca um tema da contemporaneidade em questão, fazendo com que o candidato disserte de forma mais crítica  sobre os diferentes pontos de vista que podem ser projetados em cima de um certo tema.

As dissertações geralmente tem um tom mais crítico e pessoal, onde o candidato pode expôr um posicionamento e fundamentá-lo, trazendo soluções baseadas na linha argumentativa que tomou.

– A redação narrativa costuma ter um estilo mais literário, para o qual é importante observar a estrutura, com atenção às aspas, travessões e parágrafos. É importante incluir personagens articuladas e que sejam capazes de ilustrar o tema e seu roteiro com um toque mais dinâmico.

– A redação de carta costuma envolver um tipo de comunicação que varia de acordo com o destinatário. Geralmente ela já envolve uma situação objetiva e o mais importante, além da qualidade de comunicação, é se atentar para detalhes como data, local, cumprimento, vocativos e a conclusão com uma saudação.

Dicas para mandar bem em sua redação para concurso

Boys with glasses write books and think in the classroom

Além de entender os principais critérios, vale a pena ter algumas dicas em mente para saber como se preparar, o que fazer e especialmente o que evitar durante sua redação:

– A principal forma de estudar para concurso, especialmente para a redação, é lendo. Nada substitui a leitura, e ela deve ser variada: leia jornais para conhecer as notícias do mundo, leia livros técnicos para entender as descritividade, leia artigos para entender como estruturar bons argumentos e romances para entender a dinâmica das narrativas.

O mais importante é se manter em contato com as diferentes maneiras de comunicação escrita e absorver seus estilos. Tome quantas notas forem necessárias sobre boas e más ideias para usar na hora do texto, seja estudando com Kindle ou mesmo no papel.

– Evite formas verbais como o gerúndio e a ênclise, uma é muito informal, é a outra, formal demais. Dominar a norma culta não significa escrever palavras rebuscadas, e sim dominar uma comunicação polida e objetiva.

– Na dúvida, evite: não use termos de maneira inadequada, tampouco pontuações mais difíceis, como ponto-vírgula e travessão. 
Se não tiver certeza sobre usar um determinado termo, o melhor é encontrar um substituto.


O mesmo vale para referências fora do texto: podem ser produtivas, mas se forem mal empregadas, têm o efeito reverso, então só mencione aquilo que conhece com mais profundidade.

– Manere no tamanho dos parágrafos. Escreva períodos curtos, evite alongar muito uma oração. Se precisar retomar um argumento, evite repeti-lo, ao invés disso, use recursos anafóricos. O ideal é que um parágrafo tenha uma média de 4 a 5 linhas.

– Atenção à estrutura: uma parte importante da coesão textual é a maneira como o texto se estrutura. A maior parte dos gêneros textuais exigidos na redação possuem introdução, desenvolvimento e conclusão. Aos quais a primeira posiciona o tema e o sintetiza, a segunda parte expõe os argumentos conflitantes e adiciona condições extras e a última assume uma solução para o problema.

Os gêneros variam bastante em estilo, mas todos têm essa necessidade por coesão na estrutura, onde o desenvolvimento costuma ser mais longo, em torno de 2 parágrafos, enquanto os outros dois ficam geralmente com 1 cada.

– Jamais faça qualquer tipo de declaração ofensiva; atentar contra os direitos humanos e difamar provavelmente farão sua prova ser zerada. Seja pacífico e conciliador em sua postura.

– Faça um curso online para poder agilizar ou revisar os principais temas da atualidade e também as principais regras gramaticais.

– Pratique sua escrita: selecione temas do momento e escreva redações de diferentes gêneros para o mesmo tema, contando sempre com alguém para revisá-los. 

– Conheça os temas e redações mais bem pontuadas de outros concursos da instituição a qual vai prestar seu concurso.

– Atenção à letra! Ela precisa estar legível e a folha sem borrões, portanto sempre rascunhe seu texto, o revise e só então transcreva ele com calma. Reserve um tempo extra durante a prova para ler e reler sua produção.

Depois de revisar, pergunte-se sempre se você conseguiria identificar os principais argumentos, a problemática do texto e se a solução tem relação com as outras partes. É importante entregar o que sua introdução promete.

– Nada substitui a objetividade, que não é a mesma coisa de simplicidade: se dominar boas construções textuais e argumentativas, não deixe de expressar um entendimento maior sobre o tema, isso certamente vai ser apreciado pela banca.

Se sentindo mais preparado? Na hora decisiva, o melhor que podemos fazer é manter a calma e ter em mente estas dicas para fazer uma redação acima da média. Aqui no blog da Unova Cursos você encontra dicas preciosas para ter uma carreira profissional de excelência. Todo nosso conteúdo é gratuito e acessível, confira mais em nossa página e também aqui no blog!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário