08 Dicas Para Se Dar Bem Em Concursos Públicos

Com o aumento do desemprego e os desafios de abrir um negócio próprio, leva muitas pessoas a se aventurarem pelos Concursos Públicos. Todos os anos, várias vagas de muitas modalidades diferentes são abertas e uma com certeza pode ser a grande oportunidade de sua vida.

Salários altos, benefícios e a chance de seguir uma profissão nova, são alguns dos exemplos que fazem milhares de pessoas concorrerem a vagas propostas pelo governo seja ela prefeitura, estadual ou federal. Mas para conquistar uma vaga, é preciso estudar para as provas dadas e isso nem sempre é fácil. Veja 8 dicas de como conseguir ser um dos muitos concurseiros de sucesso do país.

Defina Qual O Objetivo Que Deseja Atingir

A primeira coisa que você como um concurseiro iniciante deve fazer, é definir qual seu objetivo. Ou seja, não é apenas olhar um concurso qualquer que pague um alto salário e não analisar se o edital tem a ver com você.

Por exemplo, o local onde será o trabalho fica próximo com fácil acesso? Quais benefícios que são oferecidos? Quais exigências do edital quanto a formação, experiência e quais as matérias que deverão ser estudadas para concorrer a uma vaga?

São muitas preocupações que o edital deixa claro, mas você deve analisar se você está apto e deseja realmente aceitar o desafio de estudar muito. Seu objetivo é fundamental para se dar bem num concurso.

Monte Um Programa De Estudos

Depois de ler o edital e ver que ele tem tudo a ver com você, é hora de se programar para seus estudos. Monte um programa que você estudo de segunda a sexta em horários que tenha tempo para alimentação e algum momento de lazer.

Muitas pessoas na busca de uma oportunidade, deixam até seu emprego na iniciativa privada pra poder estudar e se dedicar melhor nos estudos, porém nem todas as pessoas podem fazer isso. Um erro muito comum é esquecer da família, amigos e de ter uma vida social. Cuidado com a saúde! Não durma muito tarde, descanse por que uma mente leve é mais fácil de absorver conteúdo.

Seja Disciplinado

A disciplina é o que fará toda diferença entre uma pessoa que consegue passar num concurso para outra que não consegue. Não estamos falando em desistir de viver ou não cuidar da saúde e nem do emocional.

O segredo das pessoas brilhantes que conseguem uma vaga, é que elas se concentram, sabem o que querem e lutam por isso. Tenha tempo para tudo, desde o momento de estudo até a hora de comer e dormir. 

Mantenha O Foco

Mantenha O Foco

Manter o foco não é algo fácil, principalmente se você estuda sozinho ou sem o auxílio de material especializado. Perder a concentração olhando as redes sociais, assistindo tv e batendo papo no telefone, podem ser riscos que quando corridos, tiram seu foco e disciplina, agindo de forma negativa para que seu objetivo seja alcançado.

Para manter o foco de maneira eficiente, procure um local tranquilo e silencioso para estudar, com tudo o que será necessário para os estudos como livros, cadernos, computador com internet para informações e tirar dúvidas. Converse com sua família e deixe claro que você precisa de espaço e tempo para esses estudos, então deixe todos cientes e ajudando você em meio a esse processo.

Tente Vários Concursos

Muitos concursos tem as mesmas obrigações e exigências em seus editais e quanto mais concursos você fizer, maiores as chances de conseguir uma vaga, e quando não, aprende e se prepara melhor para futuras oportunidades.

Conheça A Área E Onde Você Quer Trabalhar

No edital, a área que você está concorrendo fica bem clara, por isso veja se ela coincide com sua formação para não encontrar dificuldades nos seus estudos. Conheça bem todas as matérias que são necessárias estudar, pois quanto mais bem preparado você estiver, melhores as chances de conseguir passar.

Aprimore Seus Conhecimentos

Ler muitos livros, escrever e sempre estar por dentro das notícias e acontecimentos pelo mundo, são formas de aprimorar seu conhecimento. Outras formas de absorver bom conteúdo é ouvir músicas de qualidade, assistir bons filmes e de preferência, que tenham relação com o tema da redação por exemplo, pois isso facilita na hora de escrever uma ideia.

Invista Em Apostilas E Cursos Especializados

Invista Em Apostilas E Cursos Especializados

Muitas pessoas ao entrar num concurso, podem ficar um pouco perdidas e uma forma de facilitar os estudos é comprando material específico para aquele edital. Apostilas que possuam apenas as matérias pedidas no edital, facilitam a aprendizagem e ainda possuem atividades e até provas anteriores, para que você tenha uma ideia de sua performance para as novas provas que vem por aí.

Concursos Fbv Cursos

E para um preparo ainda maior para concursos públicos, a FBV Cursos possui o curso Como ser Aprovado em Concursos. Este curso possui carga horária de 40 a 280 horas e tem aulas como exercícios para memória, técnicas de aprendizagem e dicas de como gerenciar melhor seu tempo. Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se! Curso grátis com certificado!

Não deixe de se preparar para os próximos concursos. Acesse agora a FBV Cursos e garanta sua vaga!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário